Deputados divergem sobre o fim do exame da OAB

MEC estuda novos mecanismos para a criação de cursos superiores para garantir qualidade

Fonte: Agência Câmara dos Deputados

Comentários: (26)




Deputados presentes à audiência pública da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle divergiram nesta quarta-feira (31) sobre o fim da exigência de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o exercício da advocacia. A comissão promoveu audiência pública sobre as propostas que tramitam na Câmara para acabar com o exame.


Enquanto alguns deputados consideram que o exame da OAB penaliza o estudante e não resolve o problema de baixa qualidade no ensino e de excesso de cursos de Direito no País, outros defendem a manutenção do exame para atestar a competência do profissional. O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Amaro Henrique Lins, disse que o MEC apoia a exigência da prova e “tudo aquilo que vier se somar para mais qualidade no sistema educacional”. Na sua visão, o exame profissional é complementar à formação universitária. A última tem caráter mais humanista e a primeira mais profissional.

 
Amaro Lins afirmou que o MEC estuda a mudança dos mecanismos para a criação de cursos em faculdades no Brasil. A proposta de criação de um curso não seria mais feita no “balcão” do ministério, mas a partir de editais, elaborados com base em estudos sobre as demandas educacionais e profissionais do País. “Se há excesso em vagas no Direito hoje, vamos apontar locais em que os cursos ainda são necessários, onde ainda há demanda de advogados”, exemplificou.

 
Segundo ele, as prioridades do ministério são a supervisão e a avaliação da qualidade do ensino no Brasil.

 
Parâmetros diferenciados


O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que solicitou a audiência, destacou que a advocacia é única profissão que exige aprovação em exame de conselho de classe para ser exercida. “É a única profissão em que o profissional se forma e não pode exercer a profissão”, disse. Cunha é autor de um dos projetos que pedem o fim do exame (PL 2154/11). Na Câmara, tramitam, em conjunto, 18 propostas sobre o assunto.

 
De acordo com o deputado, o argumento da OAB para a manutenção do exame é a baixa qualidade dos cursos de Direito do País. “Mas nenhum curso é criado no Brasil sem ser ouvida a opinião prévia da OAB”, salientou. “A OAB culpa o governo e o governo se omite”, completou. O parlamentar disse ainda que considera o exame “um caça-níqueis”. Conforme ele, a prova tem “pegadinhas”, e existe uma verdadeira “indústria” de cursos de preparação para o exame.

 
Rigor com cursos


Na opinião de alguns deputados, como Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Edson Santos (PT-RJ), para garantir a qualidade no exercício da advocacia no Brasil, é preciso melhorar o ensino nas faculdades de Direito. “O governo deve ter coragem de fechar faculdades”, disse Caiado. “É a faculdade que deve ser penalizada, não o jovem”, completou Santos.

 
O deputado Sibá Machado (PT-AC) lembrou que o Brasil tem o maior número de cursos de Direito no mundo e disse que a qualidade deles é duvidosa. O presidente da Comissão de Fiscalização, deputado Edmar Arruda (PSC-PR), também criticou o alto número de cursos. “Precisamos ser mais rigorosos na aprovação dos cursos”, afirmou. Já o deputado Nilton Capixaba (PTB-RO) destacou o baixo percentual de aprovação no exame da Ordem. Na visão dele, isso ocorre porque o ensino é ruim. “Não é a prova da OAB que vai transformar esses graduados em bom profissionais”, ponderou.

 
Exame por tempo limitado

Palavras-chave: Ordem dos advogados; Exame; Divergência; Curso superior; Direito

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/deputados-divergem-sobre-o-fim-do-exame-da-oab

26 Comentários

Edson Militar da Ativa01/11/2012 18:23 Responder

Sou estudante de Direito e a faculdade onde estudo não é das mais famosas, porem sempre fui muito dedicado e um pouco auto-didata e por isso tenho certeza absoluta de que tenho capacidade e serei aprovado no exame. Defendo o exame desde que seja estendido à todas as demais profissões de nível superior (principalmente a Medicina, segmento esse que quando erra não perde ações mas, tira vidas como vemos nos meios de comunicação), o contrário disso configura ferimento ao Princípio Constitucional da Igualdade, claramente destacado no artigo 5º da Magna Carta. \\\"Todos são iguais perante a lei\\\"

alexandre oliveira advogado 02/11/2012 0:03

Aos iguais na medida de sua igualdade e aos desiguais na medidade de sua desigualdade. É preciso ponderação...

alexandre oliveira advogado 02/11/2012 0:05

em tempo: medida

evando fernande advogado 02/11/2012 1:58

Concordo plenamente, com a ampliação dos exames para todos os curos superiores.

Pedro Nunes Carneiro Advogado 03/11/2012 16:41

Edson, estou na posição de sentido para cumprimentá-lo. Sempre tive a visão de que aos formandos em Medicina, deveria ser a exigência maior, exatamente porque estes profissionais, lidarão com vidas, que é o bem maior.

DENISIO Metalurgico01/11/2012 21:09 Responder

Conforme exposto pelo nobre colega Edson estudante de direito, dedicado aluno e capacitado profissionalmente, onde enfatiza com todas a letras que será aprovado, defendendo antes mesmo de fazer o certame da OAB, não poderia de deixar de acrescentar minha opinião. Pois ao contrario do que pensa o nobre colega, observa-se que uma prova não capacita um profissional, mas o que capacitá-o é a oportunidade de poder exercer a profissão, de poder assim que começar a trabalhar ganhar dinheiro e fazer um pós, mestrado ou doutorado em areas específicas, pois nos dias atuais o que temos de profissionais são meros clinicos gerais que acabam de fazer a faculdade e acham que já são os melhores profissionais por terem passado na prova da OAB, se esta capacita profissional porque devemos fazer uma Faculdade de 05 anos? poderiamos muito bem pagar pela prova da OAB e assim profissionalizar com advogados, se esta prova que capacita o profissional! Todos podem serem iguais perante a lei, mas uns são militares outras são boais frias, e devem ter a mesma oportunidade, onde as dificuldades de um deve se pesar com relação ao outro, e sucessivamente a cada profissional, visto que um boia fria tem que trabalhar braçalmente para sustentar e pagar um curso, quanto que alguns militares se valem da profissão para obter tais recursos de formas duvidosas. Portanto o que deve-se punir não é o Bacharéis em Direito, mas as faculdades de baixa qualidade, visto não existe uma estrela nas portas dizendo ser esta a melhor ou a pior. E se voce Doutor Edson esta aprovado antes mesmo de fazer o certame pode ter algo errado. como teve na aprovação da mulher do Demostenes Torres segundo exposto na midia.

ROBERTO Advogado01/11/2012 22:31 Responder

Prezados colegas Não sou a favor do Exame de Ordem, uma vez que não demonstra a verdadeira realidade do aprendizado das matérias dadas em aula, portanto, por experiência própria, o advogado somente vai aprender a militar no seu exercício do dia a dia. Ora, se o advogado errar ele é punido pela ética, logo, não vejo motivo para submete-lo a testes após desgastantes anos de estudo na faculdade. Absurdo é este capitalismo desenfreado que quer arrecadar de qualquer forma, independente se esta afetando os recém formados. Deixo aqui uma pergunta : Qual a profissão de um bacharel????

cesar augusto bacharel em direito e autônomo 02/11/2012 11:09

Dr. Roberto, o seu comentário é o mais lúcido que já li nestes anos que leio neste jornal jurídico quando o tema é sobre o Exame de Ordem, que muitos de seus colegas não tem a coragem de dizer o que o senhor diz em breves linhas. O Direito não é matemática, e sim entendimento, basta ver as decisões dos Ministros do STF, STJ que mostram suas divergências e decidem diferentemente sobre o mesmo tema. As provas do Exame de Ordem, principalmente da prova prática, as suas correções são julgamentos, e o que os organizadores decidirem sobre as respostas, são elas que prevalecem. O que voce muito bem diz, é que a prática é que faz o profissional aprender e melhorar, no exercício do seu dia a dia. Muitos aqui já me xingaram dizendo que exerço a profissão ilegalmente, pois eu faço as minhas petições, que gosto da área civel, pois me dá retorno retorno em indenizações em todas as minhas ações, e pago advogados simplesmente para assinar e fazer audiências, pois a clientela é minha e ajudo a eles na elaboração de petições em troca, que tem muitos que me chamam para trabalhar em seus escritórios. Eu já fiz defesa em ação criminal e graças a Deus ganhei até na 2ª Instância por unanimidade revertendo a sentença, faço também na área tributária, administrativa, previdenciária, trabalhista e tudo isso com a prática profissional que adquiri. Então este Exame de Ordem para mim não avalia ninguém, e tenho pena dos mais jovens e seus pais que investiram dinheiro, 05 anos ou mais do seu tempo de vida se dedicando aos estudos e no fim não conseguem exercer a sua profissão. Eu sou um profissional autônomo, e quando resolvi fazer a faculdade de direito, foi para dar força ao meu filho que não se adptou ao curso e não gostava do curso o que me levou a trancar a matrícula dele no 7º período, que eu queria que ele terminasse, pois eu vi que os professores do curso de direito, que tinha juízes, desembargadores, delegados de polícia e muitos advogados, o que eles sabiam realmente era a prática que tinham profissional, e quando se perguntava alguma coisa diferente sobra a matéria muitos deles se enrolavam e não sabiam responder. O que mostra que um profissional é capaz na advocacia são as sentenças favoráveis, pois este é um resultado da sua prática. Então porque que a OAB, não dá uma carteira provisória aos bacharéis em direito e os avaliam nos resultados das ações judiciais que eles participam, fazendo com que eles apresentem em relatórios todos os processos, que devem ter um ´numero mínimo de ações anuais e assim a OAB faria o seu papel que é os advogados inscritos. Como voce muito bem diz, que a única finalidade da OAB é arrecadar dinheiro, e pior sem prestar contas a categoria ou a união, e ainda falta com respeito as leis porque cobram suas anuidades acima do teto estabelecido de R$ 500,00 pela Presidente Dilma. Parabéns pelo seu comentário, mostrando a sua honestidade e coragem de falar o que pensa sobre o assunto.

CLAUDINEI FERREIRA MACEDO VENDEDOR 02/11/2012 17:09

PARABÉNS!!!!!! SOMENTE A PRÁTICA VAI LEVAR AO CONHECIMENTO DE CAUSA.COMO ALGO COM TANTAS DIVERGÊNCIAS PODE HAVER UMA PROVA COM RESPOSTA EXATA, LAMENTÁVEL SÓ NA ORDEM.MÉDICOS MATAM UM MONTE DE GENTE E NÃO TEM PROVA E BRASILZINHO ACORDA CONGRESSO.

Jeferson Pol estudante01/11/2012 22:40 Responder

Creio que o exame deve ser feito por todos, anualmente, inclusive os formados a mais tempo. Será que ensino ficou ruim só agora? Temso que ter certeza que TODOS esteja preparados incluindo o presidente da OAB que não fez tal prova e defende com veemência. É o dever de todos fazer tal exame para defender então a qualidade da profissão e não somente dos recentemente graduados. Creio também que isto espoe a grande ferida, que é a qualidade do ensino no Brasil, não só no direito , mas em diversas áreas. Deveríamos sim exigir mais das autoridades que tivessem mais critérios ao abrir novas faculdades, exigir que estesfiscalizassem de fato e não com discursos politicos como fez o secretário tirando sua RESPONSABILIDADE e seus parceiros políticos. Ele deveria apoar é mais rigos com todos os cursos e saber que muitos brasileiros PAGAM impostos e PAGAM a universidade e portanto tem DIREITO não só ao canudo mas a exercer a profissão com responsabilidade.

Nivaldo F graduando em Direito01/11/2012 23:24 Responder

No mínimo que o Exame seja por Seccional, a compatibilidade entre as grades curricular há que ser observada. neste Mar de Faculdades de Direito e o baixo nível de profissionais que desensinam, não é isonômica a disputa na prova com os conhecimentos tidos por um graduando da USP, com um GGraduando da Universidade \\\"Tiririca\\\".

Willian Advogado02/11/2012 0:03 Responder

Desde que me conheço por \\\"gente\\\" sempre teve o exame de ordem, porque que alguns querem acabar, ora vão estudar e parem de ficar nos butecos bebendo, meus cinco anos foram de estudos, enquantos outro so na cachaça, deve TER exame para TODAS as profissões

cesar augusto bacharel em direito e autônomo 02/11/2012 11:20

Quando foi que voce se conhece e se tornou gente? Antigamente muitos advogados de hoje compravam seus diplomas em faculdades de direito, e só apresentavam as folhas que preenchiam nas audiências que presenciavam e recebiam suas carteirinhas da OAB. Pergunte ao Ophir Cavalcante se ele fez este tal Exame de Ordem que voce fala. Acho que voce deve estar de ressaca ou então cheio de cachaça. Vá para os advogados ou alcólicos anônimos!!!!!!

Eda Lima estudante 02/11/2012 22:01

Não sei precisar quando, mas o exame da OAB não existia. Os advogados mais antigos, devem conformar!

Carlos Augusto Estudante de direito e Taxista 04/11/2012 16:45

Dr entao o senhor esta mal informado porque a prova da ordem se bem me lembro ela foi extinta em 1967 e depois so voltou a acontecer apos 1994.

Natália sua profissão02/11/2012 1:24 Responder

O fato de extinguir ou não o exame da ordem é algo muito complexo. Já fiz a prova e não passei, mas nem por isso vou achar que tudo conspira contra mim. A verdade há de ser dita que na maioria das faculdades o quadro de professores é bastante fraco isso sim. Em cinco anos de faculdade tive excelentes professores bem como professor fantasma e aquele que só enrola e aula que é bom nada! Não tenho preconceitos contra idade, nada disso. Mas tive uns professores que já deveriam estar aposentados, só vão mesmo porque não querem ficar em casa. Tive que estudar Direito de Família por conta própria porque meu professor era muito velhinho e só queria saber de levar um som e tocar os hinos dos times de futebol e ficar falando bobeira. As faculdades tem que acabar com esse negócio de manter funcionário amiguinho ou que é filho do amigo pq é juiz ou desembargador e ter em seu quadro professores qualificados e comprometidos com o ensino. (Me refiro as privadas). O produto final só pode ser bom se a fabricação for de material bom!

Julio Cezar de Carvalho Advogado02/11/2012 10:13 Responder

Nos países desenvolvidos os exames são exigidos e ninguém contesta a sua necessidade, nos EUA, inclusive, se houver mudança de estado, tem que prestar a prova neste novo estado de atuação.

Nayara autonoma02/11/2012 12:11 Responder

Concordo em gênero,número e grau com Denisio, a prova da OAB não avalia, muito menos capacita o bacharel em direito,em um país que impera a corrupção,em que todos ficam sabendo e nada fazem para mudar é de desconfiar da confiança desse estudante de direito que ja passou na prova sem fazer o exame, o que capacita os profissionais realmente são os cinco anos de estudo nas faculdades, as pós graduações,os mestrados e Doutorados, no dia que a OAB desempenha o seu papel na sociedade teremos advogados quase perfeitos que perfeito só Deus, Com o dinheiro que a OAB arrecada dar para promover muitos cursos e seminarios, mais não preferem ficar criando entraves e cobrando R$200,00 aos colegas que nem se quer se sustentam ainda com a profissão,que vergonha para esta instituição que se acha uma das mais poderosa no pais.

Natali estudante02/11/2012 12:35 Responder

Faço minhas as palavras do ilustre advogado Dr Roberto, o que leva o profissional a obter conhecimentos é sua atuação na área e deixo a mesma pergunta no ar, qual a profissão do bacharel em direito, é porque em todas as profissões todos ja saem com sua formação,sem precisar passar por essas avaliações, totalmente ineficaz, Ophir Cavalcante acaba com esse exame vergonhoso,explorador, voce não passou por isso quantas áreas de direito surgiram depois que voce formou, sinceramente voce e sua cúpula tem coragem de submeter-se a essa prova que vocês mandam elaborar? e tem mais como é que um profissional é avaliado por outro da mesma área de atuação, se no direito há divergênias de ideias, não é um cálculo matemático explica o que a OAB faz com tanto dinheiro que arrecada não presta conta e nem paga impostos.

vitória estudante02/11/2012 12:57 Responder

Willian,advogado, voce está totalmete equivocado, tem bem pouco tempo que voce se reconheceu como gente ou está de ressaca ou totalmente embriagado, porque essa lei foi aprovada em 1994 lei 8.906 por isso muito pouco tempo,entra nos alcoolicos anonimos e vá estudar mais um pouco, você ,apesar de ter a carteira da OAB não sabe quase nada do estatuto, antes do advento e aprovação desta lei não precisava fazer prova da OAB.

marcos COSTA advogado 02/11/2012 17:21

O exame é legítimo, legal e constitucional, já pacificado no STF e necessário. Talvez não seja para alguns que realmente se dedicam durante a graduação, mas para outros é necessário, pois os obriga a estudar para passar no exame se quiser exercer a profissão legalmente, sob pena do exercício ilegal da profissão. E sinceramente, não é a faculdade que faz um bom profissional, mas sim ele mesmo. Conheço inúmeros exemplos. Destarte, não resta outra saída, senão estudar, estudar e estudar para passar, pois só assim teremos atingindo a tão falada isonomia. E mais, não vi nada de anormal na tão polemizada prova, é só estudar que passa

Eda Lima estudante 02/11/2012 22:22

Bem lembrado Vitória, a minha resposta ao \\\"advogado\\\" William me fez lembrar de um tal Paulo Maluf (bacharel em Direito)que recentemente tentou receber a carteira da OAB sem prestar concurso, o que lhe foi negado. Bacharel é o indivíduo graduado em qualquer curso de nível superior, ou seja, não só apenas em Direito, no entanto só há exigência aos graduados em Direito.

Pedro Paulo Antunes de Siqueira advogado02/11/2012 18:27 Responder

É muito simples. Desvicula a OAB do exercício da profissão de advogqado. Assim, qualquer bacharel poderá exercer a advocacia. Porém USAR Nº E PERTENCENR AOS DUADROS DA OAB SÓ OS QUE FIZEREM O EXAME . Aí o indivíduo poderá escolher ser defendido por um bacharel ou por um advogado certificado inscrito na OAB

cesar augusto bacharel em direito e autônomo 03/11/2012 11:33

Muito boa a tua opinião, porque a OAB é simplesmente um sindicato ou clube de advogados, e não um conselho de classe, pois se fosse ela seria uma entidade pública devidamente regularizada e fiscalizada pela união. O QUE É UMA ENTIDADE IMPAR?

Dailton advogado02/11/2012 18:29 Responder

Boa tarde, Senhores (As)! Ab initio, entendo que o primordial é o aluno se dedicar ao curso, bem como deve ser uma coisa natural (vocação). Partindo destas premissas, dúvidas não restarão que o formando será um excelente profissional. Eu particularmente fiz a prova e passei (de 1a) na 1a fase antes de terminar o curso (10º período). Fiz a 2a fase depois de findar o curso. Também fui feliz e passei. Contudo, realmente não acho que o exame é requisito básico para o advogado exercer sua profissão, até mesmo porque a militância é que o faz aprimorar o apredizado, assim como aprender as \\\"manhas\\\" de um caso, suas brechas, suas chances, como ser agil e eficaz em uma conciliação, em uma audiência e de todos os procedimentos junto à uma secretaria de um Fórum, Tribunal,... Notem que temos muitos advogados que se formaram antes de 1996, quando o exame passou a ser exigido, que já possuem todas estas experiências, mas se fossem convocados a fazer a prova com certeza muitos deles não passariam. Outra coisa que percebi, claro, é a faciliadade de cada OAB (Seccional) em levantar fundos com tamanha facilidade. Basta ver o valor da inscrição, quantos formandos tentam, quantos passam, quantos repetem que verão que para elas a \\\"boca\\\" não pode terminar. Assim, repito, o aluno tem que estudar, tem que ter vocação e o resto será com a experiência (atuação em campo), não será a prova da OAB que fará com que um seja melhor do que o outro, pois, como dito, os antigos advogados - que não foram obrigados a fazer o exame, alguns são bons por terem vontade, vocação, exeriência adquirida pós-curso e constante atualização e outros são ruins por falta de vocação mesmo. Sempre haverá um melhor que o outro, assim como um pior que o outro e não vai ser o exame da OAB ou uma faculdade de alto nível ou de baixo nível que vai mudar isto. Não esqueçam que muitos passam em uma excelente faculdade às vezes colando, as vezes por merrecimento próprio, assim como tem aqueles que não conseguem passar por estrita falta de vontade ou vocação. Já vi també advogados que se formaram em faculdades de baixo nível de ensino, mas que, por vocação, constante atualização nos estudos, são melhores que aqueles que se formaram em conceituadas universidades. Por isso, podemos conclir sem sombras de dúvidas: permisssa venia, o exame só serve para enriquecer os cofres da OAB.

Averaldo Vitorino de Azevedo Estudante de Direito 03/11/2012 17:33

Caro Doutor, seu comentário é um dos melhores, senão o melhor que já aqui nesta coluna, realmente o exame da OAB não qualifica nem mede o conhecimento de nenhum Bacharel em Direito. Fico meditando e pensando como é que o STF deixou passar a oportunidade de fazer cumprir o que diz a CF e erradicar de vez esse exame que para nada serve, apenas para encher os cofres da OAB. Creio que o congresso logo extinguirá o tal exame, uma vez que existe uma infinidade de projetos tramitando na Câmara pedindo o fim do citado exame. Conheço jovens que hoje se tornaram frustados por fazer esse exame por duas vezes ou mais e não conseguiram aprovação suas famílias suas obrigadas a conviver com pessoas doentes por causa que não conseguem um trabalho...são apenas bacharéis, que não é nada dentro do ordenamento jurídico pátrio. Data vênia, é o que penso

Dr Dailton Advogado 29/11/2012 16:25

Bom dia, Averaldo! Obrigado pelas considerações. A vida nos proporciona muitas felicidades e muitas surpresas, assim como injustiças. Temos que ter habilidade para vencê-las ou aceitá-las. Feliz o homem que sonha e tem a coragem de viver seus sonhos. Abraços. DR Dailton

Carlos Schneider Consultor Tributário 05/08/2013 22:40

Dr. Dailton. Parabéns pelo seu lúcido comentário. Equilíbrio, isenção recheiam seu \\\"parecer\\\". Pessoas como o Sr. é que são os verdadeiros profissionais. Parabéns mais uma vez.

Dailton advogado02/11/2012 18:43 Responder

EM TEMPO: sem quer ficar no anonimato e para que possamos enaltecer o debate, deixo meu e-mail para que outras pessoas que interessarem sobre o assunto possam fazer contato e dar sua opinião de forma mais pessoal, discreta e me ajudar aprimorar- enxergar- outros pontos fundamentais sobre o assunto e que com certeza serão bem vindos. Abraços a todos, DR DAILTON. SÃO JOÃO DEL REI - MG. dailtom@hotmail.com

cesar augusto bacharel em direito e autônomo 03/11/2012 11:40

DR. DALTON só tome cuidado que muitos de sus colegas não tem a mesma opinião e podem fazer alguma represália junto a Regional da OAB, e parabéns pelo seu comentário e pela bela cidade onde mora, que sempre que ia visitar meu pai em Barbacena, sempre dava um pulinho em Tiradentes e São João Del Rei, mas infelizmente já faleceu há alguns anos e deixei de ir para esses lados até para saborear uma boa cachaça e a lingguiça de porco. Boa sorte no seu trabalho, pois vejo que competência voce tem.

Dr Dailton Advogado 29/11/2012 16:20

Bom dia, César Augusto! Obrigado pela consideração! Quanto aos colegas que possivelmente não coadunam com meus pensamentos, espero pelo menos que sejam honrados em respeitá-los, pois sempre respeitarei a opinião deles, anda que possam até mesmo me magoar. Vivemos em plena Democracia, acredito sempre nisto. POr outro lado, não é porque seu grande pai faleceu que não poderá mais vir pçor aqui tomar sua cachacinha e comer aquela linguicinha. Apareça, tenho lugar para você ficar. Ligue e combine. Abraços, Dr Dailton. 32 3371 7459 9941 5049.

Jayme Advogado02/11/2012 19:55 Responder

O Deputado do RJ é desinformado. Caça niqueis o EXAME DE ORDEM? Deve ser um frustrado que não passou no Exame e busca jogar sua incompetência para prova. O Exame é um mal necessário, para barrar aqueles que estejam despreparados para vida profissional.

cesar augusto bacharel em direito e autônomo 03/11/2012 11:46

Vejo que voce não está preparado nem para se defender, pois se voce fosse bem informado voce saberia que o a anuidade teto de todos os conselhos de classe é de R$ 500,00, o que a OAB não cumpre e nenhum advogado bem informado se defende desse abuso de uma entidade que se diz defensora das leis. Mas tudo isso nós entendemos pois a OAB não é uma entidade de classe, pois se fosse ela seria uma entidade pública e sofreria as sanções do Tribunal de Contas da União, e teria que prestar contas de toda a sua arrecadação, inclusive o que arrecada no Exame de Ordem, que é um caça niqueis.

ANGELO aposentado02/11/2012 20:53 Responder

Explique qual a razão do custo da prova ser R$200,00, já que, o gasto do MEC com o ENEM como mostra a reportagem é de R$46,00 por examinando. Será que os organizadores do ENEM são menos culto? \\\"Os quase 5,8 milhões de estudantes que prestam a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 1.615 municípios neste final de semana representarão um gasto total de algo próximo a R$ 267 milhões para o Ministério da Educação (MEC). O valor por aluno será de R$ 46 na prova que serve de base para ingressar no ensino superior.\\\"

francisco de albuquerque nogueira advogado02/11/2012 21:04 Responder

Por sua informação carreada a este debate, indaga-se: se demonstrou está bastante preparado, peticinonando ¨de mãos cheias\\\", \\\"ganhando todas as ações ...\\\", por que não se submeter ao exame da OAB, evitando dividir honorários com aqueles \\\"colegas\\\" que simplesmente assinam as peças atriais? É puro capricho ou preocupação de, por igual, não passar em tal exame?

francisco de albuquerque nogueira advogado02/11/2012 21:31 Responder

Prezado bacharel, CÉSAR AUGUSTO, Por sua informação carreada a este debate, indaga-se: se demonstrou estar bastante preparado, peticinonando ¨de mãos cheias\\\", \\\"ganhando todas as ações ...\\\", por que não se submeter ao exame da OAB, evitando dividir honorários com aqueles \\\"colegas\\\" que simplesmente assinam as peças atriais? É puro capricho ou preocupação de, por igual, não passar em tal exame?

cesar augusto bacharel em direito e autônomo 03/11/2012 12:01

Eu não tenho caprichos amigo, na minha idade e o que fiz e faço sempre na minha vida é porque faço aquilo que gosto e me dá retorno, e não me preocupo em pagar R$ 50,00 para um advogado para fazer audiências, e nem dar 5% ou 10% das indenizações aos advogados que eles já estão praticamente parados na atividade profissional. Com relação ao Exame de Ordem eu já fiz, só que na 2ª fase teve um monte de falcatruas na correção, que o Ministério Público pediu a anulação das correçoes das provas, mas infelizmente a OAB que já derrubou um presidente da República, como foi o Color, eles conseguiram anular a decisão em última instância. Eu não estou preocupado com o Exame de Ordem, pois se estivesse pertencendo aos quadros da OAB, eu iria brigar com a entidade, primeiro pelos meus direitos de só pagar o teto da anuidade de R$ 500, 00 na forma da lei, e segundo eu iria brigar para que haja uma prestação de contas nas arrecadações da entidade, pois não se explica as campanhas milionárias para alguem querer ser presidente de uma seccional se não tiver alguma compensação financeira. Faça o seu papel e comece a investigar e cobrar desta entidade. abraços, e se precisar de ajuda é só me pedir.

Eda Lima estudante02/11/2012 21:43 Responder

Ética e competência devem caminhar lado a lado. Portanto, não é um exame que vai qualificar se o profissional é ético e competente. Quantos advogados mau caráter existem por aí? Vários! Quantos advogados incompetentes temos encontrado? Vários! Quantos advogados lesam seus clientes? Vários! Só podemos afirmar se um profissional é ético e competente, no exercício da profissão. Se continuar com a exigência do exame, que ocorra em todas as profissões.

Paulo Roberto Advogado03/11/2012 12:56 Responder

?Não é a prova da OAB que vai transformar esses graduados em bom profissionais?. Não, a prova da OAB vai impedir que maus profissionais entrem no mercado e saiam por aí prejudicando a sociedade. Quando um \\\"adEvogado\\\" perde uma ação, quem sai prejudicado é o cliente e não o rábula. Quanto à alegação de que a prova é um caça-níqueis, é uma falácia. Seria muito mais lucrativo para a OAB se não houvesse o exame, haja vista a multidão de novos inscritos que haveria a cada ano a encher os cofres da Ordem com as anuidades.

ANTONIO ALVES DOS SANTOS ECONOMISTA E BACHAREL EM DIREUTO04/11/2012 4:32 Responder

Aos meus 68 anos, conclui meu curso de direito, já prestei dois exames nessa organização, com letra minúscula mesmo, e, sem o complemento que merece. Respeito todas as manifestações, ressaltando o desvio do objetivo, quando esquecem que tivemos BONS Professores. Peço vênia aos Colegas Acadêmicos e aos Advogados, a OAB. Só descobre deficiências, na hora de arrecadar. Devemos retribuir o respeito que merecem aqueles que foram nossos Professores. Discordo também do comentário sobre privilégios aos militares. É desconhecimento de causa. O que é preciso alertar é que tal exame atende aos interesses, de Ministro do STF, Deputados, Senadores e de outras Organizações criminosas, que mantém os Presidentes do Conselho Federal, das Seccionais e das Subseções, com a bandeira da proteção da sociedade, quando na realidade, as FACULDADES, em sua grande maioria, estão nas mãos Deles. Vejam Senhores articulistas, o viés, é a SOCIEDADE. As deficiências prejudica a SOCIEDADE, E a roubalheira, a gatunagem, beneficia a QUEM? O Bacharel é que paga o pato com a reprovação. Vejam quem comandam os Conselhos Profissionais? Triste OAB, do saudoso Professor Josaphat Marinho, Sobral Pinto e do nosso Ruy e outros HOMENS SÉRIOS. Os que se manifestam pela manutenção do afortunado exame, (para OPHIR), QUEREM PREPARAR Advogados como os nossos MINISTROS do STF. Eles criaram duvidas em nosso ensino, no julgamento do mensalão, não viram a formação de quadrilha. Terei que fazer reciclagem, para fazer novo EXAME DE ORDEM? SE OS NOSSOS RESPEITÁVEIS MINISTROS DO STF. STJ E DO TST, fizerem tal exame, com o sigilo que dizem ter, o resultado, será uma vergonha, já diz certo Ancora de TV. Qual o motivo que os escritórios de ADVOCACIA, exploram os estagiários, utilizando-os, como ?OFFICE-BOYS?, nada pagam, e as FACULDADES, o MEC e a OAB, consideram como estágio, para tal reprovação. A questão da OAB é falta de ética e da moral, falsamente cobrada de nós. Em qual local do País, o Bacharel, PODE FAZER TREINAMENTO COMO FAZEM OS MÉDICOS, QUE OPTAM POR SE ESPEIALIZÃO NAS RESIDÊNCIAS MÉDICAS. A RECEITA É GRANDE, OS BENEFICIOS FISCAIS E TRIBUTÁRIOS SÃO MAIORES, NINGUÉM PRESTA CONTAS DESSA DINHEIRAMA, FAZ LEMBRAR CHARLES DE GAULE, QUANDO DISSE QUE O BRASIL, NÃO ERA SÉRIO. E A OAB? A OAB, NÃO PODE SER DIFEREMTE.

ANTONIO ALVES DOS SANTOS ECONOMISTA E BACHAREL EM DIREUTO04/11/2012 4:45 Responder

COM CORREÇÕES. Aos meus 68 anos, conclui meu curso de direito, já prestei dois exames nessa organização, com letra minúscula mesmo, e, sem o complemento que merece. Respeito todas as manifestações, ressaltando o desvio do objetivo, quando esquecem que tivemos BONS Professores. Peço vênia aos Colegas Acadêmicos e aos Advogados, a OAB, só descobre deficiências, na hora de arrecadar. Devemos retribuir o respeito que merecem aqueles que foram nossos Professores. Discordo também do comentário sobre privilégios aos militares. É desconhecimento de causa. O que é preciso alertar é que tal exame atende aos interesses, de Ministro do STF, Deputados, Senadores e de outras Organizações criminosas, que mantém os Presidentes do Conselho Federal, das Seccionais e das Subseções, com a bandeira da proteção da sociedade, quando na realidade, as FACULDADES, em sua grande maioria, estão nas mãos Deles. Vejam Senhores articulistas, o viés, é a SOCIEDADE. As deficiências prejudicam a SOCIEDADE, E a roubalheira, a gatunagem, beneficiam a QUEM? O Bacharel é que paga o pato com a reprovação. Vejam quem comandam os Conselhos Profissionais? Triste OAB, do saudoso Professor Josaphat Marinho, Sobral Pinto e do nosso Ruy e outros HOMENS SÉRIOS. Os que se manifestam pela manutenção do afortunado exame, (para OPHIR), querem preparar Advogados como os nossos MINISTROS do STF. Eles não se entendem. Eles criaram duvidas em nosso ensino, porém, no julgamento do mensalão, não viram a formação de quadrilha. Terei que fazer reciclagem, para fazer novo EXAME DE ORDEM? SE OS NOSSOS RESPEITÁVEIS MINISTROS DO STF. STJ e do TST, fizerem tal exame, com o sigilo que dizem ter, o resultado será uma vergonha, já diz certo Ancora de TV. Qual o motivo que os escritórios de ADVOCACIA, exploram os estagiários, utilizando-os, como ?OFFICE-BOYS?, nada pagam, e as FACULDADES, o MEC e a OAB, consideram como estágio, e depois reprovam. A questão da OAB é falta de ética e da moral, falsamente cobrada de nós. Em qual local do País, o Bacharel, PODE FAZER TREINAMENTO COMO FAZEM OS MÉDICOS, QUE OPTAM POR SE ESPECIALIZAÇÃO NAS RESIDÊNCIAS MÉDICAS. A RECEITA É GRANDE, OS BENEFICIOS FISCAIS E TRIBUTÁRIOS SÃO MAIORES, NINGUÉM PRESTA CONTAS DESSA DINHEIRAMA, FAZ LEMBRAR CHARLES DE GAULE, QUANDO DISSE QUE O BRASIL, NÃO ERA SÉRIO. E A OAB? A OAB, NÃO PODE SER DIFERENTE.

vanderlea santos souza servidor federal - bacharel em direito05/11/2012 12:02 Responder

Colegas do Direito, Boom dia! chequei a conclusão que não adianta mais ficar reclamando a respeito dessa questão, tenho mesmo que enfrentar o referido exame se quiser tirar a vermelhinha, apenas o que me preocupa é este preço cobrado para ser feita a inscrição, acho bastante salgado é um desrespeito, principalmente com aqueles que se encontram em situação financeira difícil.

Lucara bacharel em direito06/11/2012 15:27 Responder

Oh, Edson militar da ativa, vai dormir que o seu mal é sono.

Lucara bacharel em direito06/11/2012 15:31 Responder

DENISIO - METALURGICO, pela resposta ao Edson militar da ativa, sabichão hein, já passou no exame sem fazer a prova, qua,qua,qua,qua, faz me rir.

Lucara bacharel em direito06/11/2012 15:41 Responder

Se dependermos do Supremo que levou o julgamento na brincadeira, pois eu assisti, estamos perdidos, vejam ai o mensalão(470) teremos tantas duvidas, quanto a espera da 2ª fase do exame, pois não sabemos da competência de quem corrige as provas. SegundoJulio Cezar de Carvalho - Advogado Nos países desenvolvidos os exames são exigidos e ninguém contesta a sua necessidade, nos EUA, inclusive, se houver mudança de estado, tem que prestar a prova neste novo estado de atuação. Mai você esqueceu de dizr que os exames so existem a prova objetiva, ( obedecendo a lei ) sem as malditas pegadinhas que a OAB coloca para ferrar os candidatos.

Carlos Schneider Consultor Tribut?rio 05/08/2013 22:42

Lucara. Só para contribuir, nas provas americanas, pode levar a biblioteca inteira e acessar internet para realização da prova e, sem pegadinhas malditas. Parabéns

Conheça os produtos da Jurid