Denúncias nas empresas crescem 30% em 2022, aponta pesquisa da Aliant

Conscientização do público em relação a comportamentos inaceitáveis e multiplicação dos canais nas empresas refletem no aumento de relatos. Desvios de comportamento e práticas abusivas continuam a liderar, registrando no ano 54% das denúncias.

Fonte: Enviado por Renata Negri

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Reprodução: Pixabay.com

A maior pesquisa sobre denúncias corporativas na América Latina, realizado anualmente Aliant, empresa especializada em soluções completas para Governança, Compliance, Ética, Privacidade e ESG, registrou aumento de 30% em 2022 quando analisado o número de relatos a cada mil colaboradores. A pesquisa foi baseada nos relatos de 630 grupos empresariais de diferentes portes e segmentos.


Trata-se de um recorde desde o início do estudo, que passou a ser realizado anualmente a partir de 2007. Em 2021 foram registrados 5,4 denúncias a cada mil colaboradores e, em 2022, a pesquisa aponta 7 relatos por esse mesmo montante de profissionais, ou seja, um aumento de 30%. Já em relação ao volume total de denúncias, que atingiu 152 mil casos em 2022, o crescimento foi de 21,5% ante o ano anterior, que registrou 125 mil relatos.


“Consideramos que o aumento significativo dos relatos nesse ano sejam o resultado de uma conjunção de fatores: a conscientização do público em relação a comportamentos que não são mais aceitos; a multiplicação de canais nas empresas, seja por iniciativa própria ou por novas legislações; e a ampliação da confiança na eficácia dos canais, sendo considerado hoje a forma mais segura de relatar um tema de forma anônima e sem retaliações”, explica Fernando Fleider, CEO da ICTS, controladora da Aliant.


Uma das tipologias que segue crescendo anualmente, com exceção do período de pandemia, que registrou queda, é o relacionamento interpessoal, que envolve desvios de comportamento e práticas abusivas, como assédios moral e sexual, discriminação e agressões físicas. Neste ano, o volume de denúncias representou 54%, ou seja, 82 mil relatos. Somente os casos de práticas abusivas representaram 29% das denúncias, porém, os casos de assédio moral e sexual seguem crescendo e registrou aumento de 13% neste ano.


“Sobre esse crescimento, questões de diversidade e inclusão são cada vez mais pauta da nossa sociedade e, consequentemente, da agenda corporativa. Falar sobre estes assuntos oferece clareza para a identificação de irregularidades, que vêm sendo cada vez mais reportadas aos canais de denúncia”, complementa Fleider.


Os casos de má-fé também tiveram aumento, chegando a 12% e, dentro dessa tipologia, roubo e furto registraram crescimento de 85%, o que reflete num retrato de crise e maior dificuldade financeira das pessoas. Já os casos de descumprimento de leis, normas e procedimentos registram queda de 20%, o que mostra maior difusão das políticas.


Líderes e gestores, pela responsabilidade intrínseca sobre liderados, suas rotinas e progressão de carreira, continuam sendo os mais denunciados, somando 63% dos perfis relatados. Consequentemente, pela visão de ‘liderança pelo exemplo’, devem ser o foco de ação direcionada do programa de Ética e Compliance das organizações.


O modelo de denúncia anônima também segue na liderança, com 61% dos casos relatados e, em relação às ferramentas utilizadas para o relato, a plataforma eletrônica registrou aumento, sendo usado em 68% dos casos, enquanto o uso do telefone reduziu dez pontos percentuais em relação ao ano anterior, chegando a 21%. Nota-se que ainda há necessidade de acolhimento e, sem sombra de dúvidas, este é o meio mais eficiente para se coletar os detalhes dos fatos, facilitando a apuração até sua constatação.


Também foi registrado aumento de 15% no tempo médio de apuração, passando de 47 para 54 dias, mostrando que as empresas estão se dedicando mais ao aprofundamento dos casos.


Sobre a Aliant - A Aliant auxilia seus clientes com soluções completas nas áreas de Governança, Compliance, Ética, Privacidade e ESG, por meio de canais de comunicação para acolhimento de denúncias e incidentes, sistemas de gestão de compliance e continuidade de negócios, diligências e monitoramento de colaboradores, clientes e parceiros, além de programas de engajamento e aprendizagem organizacional. Combinando a inteligência artificial com a humana e enfoque preventivo e preditivo, a Aliant é uma aliada estratégica para mais de 1.000 empresas e grupos econômicos de diferentes portes e segmentos, presentes no Brasil e no exterior. A Aliant é uma empresa da ICTS (www.icts.com.br), grupo brasileiro com ampla atuação e serviços especializados em gestão de riscos, ética, compliance e segurança, reconhecido de forma ininterrupta com o selo Pró-Ética desde 2015, que conta com cerca de 500 colaboradores e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. ©2021 ALIANT. Todos os direitos reservados.

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