Defesa do consumidor: Crédito negado sem explicação irrita cliente

Fonte: IDEC

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O consumidor fica indignado e se sente constrangido quando tem negado um pedido de crédito, mesmo estando com o nome limpo no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e na Serasa. As empresas não dão razões claras para a recusa em conceder o crédito, o que, além de provocar a indignação do consumidor, desrespeita a lei estadual 2.868, de dezembro de 1997. Teresinha de Fátima Rodrigues ficou revoltada quando a C&A recusou-se a dar-lhe um cartão:

?- Fui abordada por uma funcionária da loja, que insistiu para que fizesse um cartão de crédito. Preenchi a proposta, apresentando inclusive um comprovante de renda. Após esperar cerca de 50 minutos, fui informada, na frente de outros clientes, de que minha proposta não havia sido aceita. Como não tenho nenhuma restrição ligada ao meu CPF, perguntei o motivo da recusa, mas a funcionária disse que não tinha como saber. O fato me causou um grande constrangimento. Saí da loja envergonhada e chorando.

A C&A informou a esta seção que o problema de Terezinha havia sido resolvido. Mas ela discorda:

?- Para calar a minha boca, a empresa me ofereceu um cartão com limite de R$ 120. Ora, este é um crédito que não me atende. Não entendo o porquê disso se tenho, inclusive, um cartão de crédito com limite de R$ 900.

Segundo advogado, há casos em que cabe indenização por dano moral

Antonio Mallet, coordenador jurídico da Associação de Proteção e Assistência aos Direitos da Cidadania (Apadic), revela que tem aumentado o número de reclamações na Apadic sobre esse assunto:

? Normalmente, a pessoa fica constrangida e quer saber se cabe uma indenização por dano moral. É preciso que tenha havido realmente um dano. Ou seja, depende da maneira pela qual a empresa comunica a negativa de crédito. Se for de forma agressiva, mesmo que a pessoa tenha o nome sujo no SPC ou na Serasa, ela terá direito a indenização, porque o Código de Defesa do Consumidor diz que não se pode constranger e tratar mal o consumidor.

Antônio Leocádio Júnior conta já ter preenchido várias propostas para obter um cartão de crédito do Unibanco. Todas foram negadas, mas a instituição não informa o motivo da recusa:

? Meu nome não está nem na Serasa, nem no SPC, e há quase um ano sou cliente do banco, onde recebo, inclusive, meu salário. Pergunto sempre o porquê da não-aprovação da proposta, mas ele nunca informam. Mas sei que tenho direito a essa informação ? afirma Leocádio.

O Unibanco informou que a concessão do cartão de crédito segue critérios institucionais, como, por exemplo, a renda declarada.

Mallet observa que as empresas não revelam seus critérios porque, muitas vezes, usam cruzamento de dados de várias companhias.

? Suspeito que essas negativas sejam provenientes dos cadastros positivos, que mostram quantas vezes o consumidor fez compra a crédito, e, a partir daí, concluam qual a capacidade financeira do consumidor para assumir mais esse compromisso. Mas não tenho como provar ? diz Mallet.

O advogado afirma que, se a pessoa tem capacidade financeira para ter o crédito e mesmo assim sua ficha for rejeitada, ela deve recorrer à lei estadual 2.868:

? O consumidor pode fazer isso sozinho. Ele deve entrar com uma ação no juizado especial cível e pedir que o juiz obrigue a empresa a cumprir a lei, dizendo qual o motivo da restrição. Se não houver uma razão clara ou se houver discriminação, aí sim, seria o caso de o consumidor entrar com uma ação de indenização por danos morais.

Liminar proíbe uso de dados para negar concessão de crédito

No Estado do Rio, os lojistas e financeiras estão proibidos de usar dados de cadastros para negar a concessão de crédito a quem tem o nome limpo, devido a uma liminar concedida pela 2 Vara Empresarial em fevereiro deste ano. O pedido de liminar foi feito pelo promotor Rodrigo Terra, da Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público.

Terra afirma que o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 43, prevê o direito de o consumidor saber o que existe sobre ele nos bancos de dados:

? As empresas levam em conta informações como o lugar onde a pessoa mora, se a casa é própria, se tem telefone e usa outros cartões. O uso e a avaliação destas informações são subjetivos. A falta de critérios claros pode levar à discriminação.

Saiba quais são os seus direitos

LEI DO CONSUMIDOR: O artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) diz que o cliente terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes. O parágrafo 1 diz que os cadastros e dados dos consumidores devem ser objetivos, claros, verdadeiros e não podem conter informações negativas de período superior a cinco anos. Além disso, a abertura dos cadastros deve ser comunicada por escrito ao consumidor.

LEI 2.868: A lei estadual 2.868, de 18 de dezembro de 1997, determina que as empresas que vendem a crédito são obrigadas a fornecer as razões da recusa do financiamento, por escrito, em documento timbrado.

JUSTIÇA: O consumidor prejudicado pode recorrer aos juizados especiais cíveis para obrigar a empresa a cumprir a lei, declarando o motivo pelo qual não concedeu o crédito.

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11 Comentários

mario autonomo30/08/2009 14:15 Responder

É um absurdo este país,o comercioante é quase obrigado a tomar calote e o consumidor tem varias leis que o protegem,assim como os bandidos neste país.È estatudo,codigo,portarias,chega chega se tivessemos uma constituiçao boa e um povo educado nao precisariamos de tantas leis,as quais só prejudicam as pessoas direitas.

marcos de c.l duarte gerente09/10/2009 12:23 Responder

estou tentando fazer cartão de credito tbem e fui negado pela credicard e loja c&a meu nome esta limpo tenho dois anos no emprego e um salario de 1.270,00 e eles negarão a mim o credito sem justificar o pq, acho que o procom deveria atuar mais em cima destas empresas e vistoriar melhor poi alem de me sentir envergonhado fiquei sem saber o motivo, ou seja consigo fazer prestação em uma loja mas não posso aquirir cartão de credito, onde fica a minha dignidade e meu direito de consumidor

cleber oliveira aluno de direito 25/06/2014 0:15

pesquise a lei estadual 2868 de 18 de dezemro de 1977, código de defesa do consumidor artigo 43 , amigo vc mesmo pode entrar no juízado especial exigindo via justiça todas as informações necessarias para inlucidar suas duvidas e a empresa terá que fazer em documento da mesma em papel timbrado, havendo constragimento cabe indenização a seu favor.

Edgar Smith Advogado21/11/2009 14:02 Responder

Gostaria de responder o comentario do Sr. Mario, não fazendo apologia a inadimplencia, informando-o, que as leis consumeristas foram introduzidas em nosso ordenamento par tentar equiparar a relação injusta e desigual entre consumidor e fornecedor. No entanto mesmo com tantas normas, estatutos, leis, etc., os fornecedores descumprem diariamente tais ordenamentos do poder jurisdicional, prejudicando a parte mais fraca da relação de consumo, o consumidor. Portanto queria esclarecer ao Sr. Mario, que a politica cultural deveria ser iniciada pelos fornecedores cumprindo "in totum" a legislação consumerista.

AUTONOMO ECONOMISTA16/12/2009 14:12 Responder

recentemente passei pelo mesmo problema, não consegui fazer nenhum cartão de crédito. a unica coisa que eles respondem é que a proposta não atingiu a pontuação necessária para aprovação. que critérios eles utilizam??? pois tenho mais de 1 ano de empresa, salario de 1500,00, telefone fixeo, residencia fixa, referencias pessoais com fones fixos, realmente não sabemos os critérios utilizados por eles.

Edilberto Carvalho professor05/02/2010 1:13 Responder

Tá mais que evidente que se trata de uma discriminação deslavada. Deve-se cobrar uma postura mais clara diante da negativa de crédito. e para evitar tal ocorrência tome grandeza, é necessário cobrar indenização pelo constrangimento sofrido afim de que não passemos em um futuro próximo, a ser vistos e encarados como meros números. afinal, cada um tem uma imagem e honra a zelar e nos termos da cf 88, são invioláveis

j c gerente02/06/2011 19:49 Responder

na vdd o que eu acho e tenha quase certesa,e que ninguem que te a dor de cabeça de correr atraz,de advogado do estado,pois qusse nenhum advogado particular querem cliente que nao de a eles uma boa recompensa,e tambem falta o procon agir mais rapido e severamente contra estas financeiras,que fazem discriminação na cara do cidado brasileiro,quem nao tem poder aquisitivo nao tem ves,infelismente,mesmo eu sendo gerente renda fixa de 2.350.00 tive credito negado em uma loja que ia compra um dvd pro meu carro,imagine emmm

Junior sua profissão13/10/2011 12:52 Responder

POPAGANDA DIZ O QUE PRECISA PARA ADQUIRIR O CARTÃO TEM COMO PROCESSAR? http://www.ibi.com.br/para-voce/produtos/cartao/cartao-detalhe/c-e-a- .aspx

douglas aux administrativo16/07/2012 14:26 Responder

Eu acho um absurdo ,tenho nome limpo,quando pesso cartão de crédito sempre negam falam que meu cpf não atingiu a pontuação necesária para ser aprovado o cartão.. isso é uma vergonha..

Elias tecnico em eletronica18/12/2013 20:39 Responder

absurdo foi oque aconteceu comigo na loja Carrefour e pernambucanas fala-ro na frete de varias clientes que meu cartão não foi aprovado por falta de pontuação ai fui na pernambucanas passei pelo mesmo constrangimento ai perguntei pra moça da loja o motivo ela só disse que é falta de pontuação ai eu falei pra ele que queria um documento explicando o motivo por escrito a moça que faz o credito falo que não daria nada e que eu procurasse meus direitos e pra piorar eu era cliente da mesma só que como fiquei mais de 8 anos sem comprar na mesma quando fui parado na frete da loja para tentar aprovar um cartão no momento não queria ainda disse que eu já tinha credito na loja e que já teria uma vez recebido uma carta pra retirar um cartáo da loja mais nuca fui atras deste e neste dia de tanto a moça insistir resolvi fazer e acabei passando constrangimento e fiquei sabendo que por fazer muitos anos que não comprava na loja teria que renovar o meu cadastro e mais uma decepção e constrangimento também não passo na aprovação desci na Casas Bahia e la aprovo tanto o credito como o cartão fui na losango também aprovo fico só a duvida e o constrangimento em que passei nas outras duas lojas porque e qual motivo que nao deu certo nas outras sendo que no mesmo dias a casas Bahia e losango aprovo isso acho que nuca vou saber

GILBERTO MOREIRA DA CONCEIÇAO PIZZAIOLLO15/05/2014 14:11 Responder

fui fazer um cartao nas lojas digaspi fui informado que meu cpf deu politica de credito.e nao podia fornecer o cartao da loja.nao tenho nome incluido nem no spc e nem cerasa.porque isso.e um absurdo.tenho salario de 2000.00reais.

maria jose ferreira de lima artesã04/06/2014 14:41 Responder

o mes passado fui fazer um cartão C

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