Deepfake desafia poder judiciário e pode manipular emoções dos eleitores

Por Marcelo Crespo, especialista em Direito Digital e coordenador do curso de Direito da ESPM.

Fonte: Marcelo Crespo

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A deepfake é uma evolução das fakenews, quando os criadores de uma falsidade usam de tecnologia de áudio e vídeo, manipulada por meio de inteligência artificial (IA), para forjar vídeos totalmente novos.  Segundo Marcelo Crespo, coordenador do curso de Direito da ESPM e especialista em Direito Digital, a prática está cada vez mais profissionalizada e pode ser um grande problema para as eleições. O artifício pode enganar muitas pessoas simultaneamente, que geralmente são conteúdos que buscam atingir emoções e fazem com que os conteúdos sejam ainda mais replicados.


“Identificar a falsidade nem sempre é fácil, mas pode ser feita com comparação do conteúdo com outros pesquisados na internet. Também sugere-se a verificação de agências de checagem e, ainda, sempre desconfiar de vídeos e áudios polêmicos”, ressalta Crespo.


O especialista sinaliza que em termos eleitorais, o Código Eleitoral pune as fakenews eleitorais nas condutas de quem divulgar na propaganda eleitoral, ou durante período de campanha eleitoral, fatos inverídicos sobre partidos ou candidatos. “Isso pode significar penas de detenção de dois meses a um ano, ou pagamento de multa. Também são punidos da mesma forma aqueles que produzem, oferecem e vendem vídeos do mesmo tipo”, conclui.


*Marcelo Crespo, especialista em Direito Digital e coordenador do curso de Direito da ESPM. 


Especialista está disponível para comentar o assunto, bem como as perspectivas das eleições com o uso maciço das mídias sociais e a LGPD na política.


Sobre a ESPM - A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Palavras-chave: Deepfake Desafio Poder Judiciário Manipulação Emoções Eleitores Código Eleitoral Fakenews

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/deepfake-desafia-poder-judiciario-e-pode-manipular-emocoes-dos-eleitores

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid