Decisão mantém candidata com seqüelas de hanseníase em lista de portadores de necessidades especiais

A candidata concorreu às vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais, tendo ficado na 8ª colocação.

Fonte: TJDFT

Comentários: (1)




O Conselho Especial do TJDFT concedeu a segurança para que uma portadora de seqüelas de hanseníase seja mantida na lista dos aprovados portadores de necessidades especiais no concurso público do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios para o cargo de Analista Judiciário - Área Judiciária. A liminar foi concedida por maioria de votos em julgamento realizado nesta terça-feira, dia 4.

A candidata concorreu às vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais, tendo ficado na 8ª colocação. Porém, ao ser submetida à perícia médica com equipe multiprofissional composta por membros do Cespe/UnB e do TJDFT, não foi considerada deficiente, motivo pelo qual ingressou com mandado de segurança requerendo sua manutenção na lista dos aprovados portadores de necessidades especiais.

Relatórios médicos juntados ao processo afirmam ser a candidata portadora de seqüelas de hanseníase e de males decorrentes da fibromialgia. Segundo um dos laudos, a paciente apresenta "incapacidade funcional significativa", tratando-se de deficiência física adquirida, "considerada permanente à luz dos conhecimentos atuais". Outro relatório médico afirma ser a paciente portadora de seqüelas no membro superior direito.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios proferiu parecer favorável à concessão da liminar. De acordo com o Ministério Público, não se pode esquecer que as limitações da candidata criam barreiras físicas e psicológicas na disputa de oportunidades no mercado de trabalho. "O benefício de reserva de vagas tem por objetivo, justamente, compensar estas situações", afirma o parecer ministerial.

A maioria dos desembargadores entendeu que as limitações físicas sofridas pela candidata em razão de sua doença se enquadram no artigo 3º, inciso I, do Decreto N. 3.298/99, que considera deficiência "toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano".

Nº do processo: 2008.00.2.006245-2

Palavras-chave: candidata

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/decisao-mantem-candidata-com-sequelas-de-hanseniase-em-lista-de-portadores-de-necessidades-especiais

1 Comentários

seu nome sua profissão28/10/2010 16:01 Responder

Bacana, esta decisão oferece mais esperanças para quem sofre com sequelas deste tipo de enfermidade milenar que até mesmo nos dias atuais desafia a medicina. Parabéns a todos aqueles que ainda nunca desisitiram de ainda lutar por seus sonhos

Conheça os produtos da Jurid