Decisão de tribunal dos EUA acaba com neutralidade da internet no país

Justiça norte-americana permitiu que, a partir de agora, serviços possam fazer acordos com provedores para obter privilégios

Fonte: Opera Mundi

Comentários: (0)




A Justiça federal norte-americana invalidou nesta terça-feira (14) as tentativas da FCC (Comissão Federal de Comunicações, em inglês) de exigir que os provedores de Internet tratassem o tráfego da Internet de maneira igualitária.


Com a decisão, a Corte de Apelações do Distrito de Columbia permite que serviços – como Amazon e Netflix – possam fazer livres acordos com provedores de internet, privilegiando-os em relação aos demais sites. Regulamentações federais tentaram prevenir esses acordos, afirmando que eles dariam uma vantagem desigual de determinadas companhias. O resultado veio de um processo judicial iniciado pela operadora Verizon Communications contra a FCC.


A consequência imediata é a possibilidade de aumento nos preços de provedores de conteúdo, colocando em xeque o conceito de internet aberta e livre. Além disso, os provedores estariam permitidos a restringir o acesso a determinados sites e a bloquear certos conteúdos de consumidores, a partir de quanto eles pagam para estarem conectados.


Outra discussão colocada em jogo refere-se à questão da utilidade da internet. No caso, a Corte norte-americana entendeu que, sob a lei federal, a internet não é considerada um bem útil e de importância fundamental – como linhas de telefone ou eletricidade. Aos seus olhos, portanto, não precisa de regularizada.


“Estamos comprometidos a manter nossas redes como máquinas para o crescimento econômico e como canais para todas as formas de discurso protegidas pela primeira emenda da Constituição”, afirmou o presidente da FCC, Tom Wheeler, segundo a Reuters. A comissão deve recorrer à Suprema Corte.

Palavras-chave: direito digital marco civil da internet

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/decisao-de-tribunal-dos-eua-acaba-com-neutralidade-da-internet-no-pais

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid