Cuidar da saúde também é coisa de homem: Campanha Novembro Azul

A missão da Campanha é a de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência

Fonte: Mariana Ribeiro

Comentários: (0)




A campanha novembro azul tem a missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. A Campanha surgiu na Austrália no ano de 2003, em aproveitamento às comemorações do dia mundial de combate ao câncer de próstata, data comemorada no dia 17 de novembro.


Em muitos países, o Novembro Azul é marcado por inúmeras reuniões entre homens sempre tratadas com seriedade e ao mesmo tempo com muito bom humor, nas quais alguns homens aderem ao cultivo de grandes bigodes, símbolo do movimento, para discutirem sobre assuntos relacionados à saúde masculina, como câncer de próstata, nos testículos, depressão em homens, e bem estar.


O mês de novembro também é marcado pelo Dia Internacional do Homem, realizado em 19 de novembro a cada ano, comemoração que teve início em 1999 em uma iniciativa do Dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad e Tobago, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). (www.digitalmed.com.br)


Novembro Azul no Brasil


Idealizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida, a campanha promove ações em todo o Brasil voltadas para a conscientização da prevenção do câncer de próstata por meio dos exames preventivos. A ação é realizada durante todo o ano, mas o foco das atividades ocorrem no mês de novembro.


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tumor mais frequente entre os homens em todas as regiões do país, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo. A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, sessenta e nove mil novos casos sejam diagnosticados, sendo um caso a cada oito minutos, aproximadamente.


A doença pode demorar a se manifestar, sendo necessária a realização dos exames preventivos periodicamente para que ela não seja descoberta em estágio avançado, e, potencialmente fatal. Quando descoberta precocemente, as chances de cura da doença são de, aproximadamente, oitenta por cento. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA. (http://www2.inca.gov.br)


A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.


Apesar do preconceito em relação ao exame para a detecção do Câncer de Próstata, a prevenção ainda é a melhor maneira de se prevenir contra a doença.


Autora: Mariana Ribeiro - estudante de Jornalismo

Palavras-chave: Campanha Novembro Azul Câncer de Próstata INCA Prevenção exame Preventivo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cuidar-da-saude-tambem-e-coisa-de-homem-campanha-novembro-azul

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid