Conta do celular paga por empregador é incorporada ao salário

Fonte: TST

Comentários: (1)




Um administrador de empresa obteve, na Justiça do Trabalho, a incorporação salarial da conta de telefone celular paga pela empregadora, para fins de cálculo de décimo-terceiro, férias, FGTS e multa de 40%. A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho negou provimento a recurso (agravo de instrumento) da empresa, mantendo-se, dessa forma, sentença e decisão de segundo grau que consideraram o celular salário in natura. De acordo com o administrador, que exercia o cargo de chefe de serviço de expedição de jornais, a média mensal da conta do celular, paga integralmente pela empregadora, era de R$ 420,00.

Em recurso ao TST, a S.A. Estado de Minas alegou que o celular fornecido ao então empregado, no período entre 1999 a 2000, constituía-se ferramenta de trabalho e não poderia ser considerado complementação salarial. A empresa argumentou que o aparelho foi fornecido para utilização no serviço, embora não houvesse restrição quanto ao uso para fins particulares.

Entretanto, para o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais, o telefone celular não era apenas instrumento de trabalho, pois a empresa não exercia qualquer fiscalização sobre o seu uso, tanto que esta pagava integralmente a conta, independentemente da finalidade de cada ligação.

O relator, juiz convocado Ricardo Machado, explicou que o exame da divergência jurisprudencial apontada pela empresa implicaria o revolvimento de fatos e provas, o que é incabível em recurso de revista, de acordo com a jurisprudência do TST (Súmula n 126). Segundo ele, o recurso de revista, um apelo de natureza extraordinária, ?não é meio idôneo a que se revolvam fatos e provas, de modo a fazer prevalecer a compreensão que a parte entenda mais justa acerca desses elementos?. (AIRR 1862/2003)

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/conta-do-celular-paga-por-empregador-e-incorporada-ao-salario

1 Comentários

FLORINDA INACIO RAMALHO Acadêmica de Direito06/11/2005 4:18 Responder

O que será que se passa na cabeça desses Ministros do TST? Com todo o respeito, mas os nobres Ministros da terceira turma do TST, foram mais do que infelizes nesta decisão. Onde já se viu, conta de Celular virar salário? Desde quando celular é produto de 1ª necessidade? Esse Administrador é que devia pagar à Empresa, pelas ligações particulares que efetuou, uma vez que o telefone era para uso em serviço. E se esta moda pega? Já pensaram nisto? Espero que isto sirva de exemplo para todas as demais Empresas que pagam contas de Celular para alguns de seus privilegiados empregados.

Conheça os produtos da Jurid