Conselho Especial concede tratamento e medicamento a pacientes

O Conselho Especial concedeu um tratamento a um ex-fumante em câmara hiperbárica e outro para portadora de câncer

Fonte: TJDFT

Comentários: (0)




O Conselho Especial do TJDFT deferiu hoje (18/09) por decisão unânime dois Mandados de Segurança: um para tratamento de ex-fumante em câmara hiperbárica e outro para fornecer medicamento para portadora de câncer.


Uma impetrante é portadora de diabetes, hipertensão, dislipidêmica e é ex-tabagista há aproximadamente 13 anos. Com ao passar do tempo, os problemas se agravaram, sendo necessária a sua internação para procedimento cirúrgico que evoluiu para uma infecção. A paciente está internada há cerca de seis meses e não tem alta porque necessita de tratamento em câmara hiperbárica por prazo indeterminado para cicatrização da cirurgia que sofreu, pois está sob risco iminente de infecção generalizada. Atualmente, não há nenhuma unidade da Secretaria de Saúde que realize tal tratamento.


A Secretaria alegou que o tratamento é fornecido pelo HFA, vinculado à União. Afirmou também que os relatórios médicos apresentados não são suficientes para a demonstração do direito e nem que ela testou as demais alternativas existentes na rede pública. No entanto, o Conselho decidiu que a Secretaria de Saúde tem 30 dias para fornecer o tratamento em câmara hiperbárica, pelo período que o médico atestar.


A outra impetrante requereu a disponibilização de 12 frascos do medicamento injetável Rituximab para seu tratamento contra câncer em estágio avançado. O tratamento depende de vários ciclos de quimioterapia com a droga injetável. Embora o médico da rede pública hospitalar tenha indicado o tratamento, a impetrante não o recebeu, pois o medicamento está em falta na Secretaria de Saúde.


A falta do tratamento pode impactar negativamente o prognóstico e a sobrevida da impretrante. A paciente não possui condições financeiras para arcar com o custo do remédio, pois é pensionista, percebendo mensalmente a quantia de R$1.900 e considerando o alto custo do medicamento teria que dispor de mais de R$6 mil a cada ciclo.

Palavras-chave: Tratamento; Medicamentos; Saúde pública; Fumantes; Câncer

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/conselho-especial-concede-tratamento-e-medicamento-a-pacientes

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid