Conselheiro da OAB-DF critica "excessivo rigor" da Lei Seca

A redução do número de acidentes de trânsito no país não pode ser atribuída apenas à Lei Seca, que prevê punição mais rigorosa para os motoristas que dirigem depois de consumir bebidas alcoólicas.

Fonte: Conselho Federal da OAB

Comentários: (3)




A redução do número de acidentes de trânsito no país não pode ser atribuída apenas à Lei Seca, que prevê punição mais rigorosa para os motoristas que dirigem depois de consumir bebidas alcoólicas. A avaliação foi feita hoje (16) pelo conselheiro da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF) Aluísio Xavier de Albuquerque. Em audiência pública promovida pela entidade, ele disse que a melhora nos índices ocorreu graças à fiscalização mais intensa.

Informações enviadas por 14 unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Ministério da Saúde indicam uma redução de 24% nas operações de resgate desde que a Lei Seca entrou em vigor, em 20 de junho. Os acidentes de trânsito, segundo o ministério, têm um peso significativo nos atendimentos do Samu.

O conselheiro da OAB-DF criticou o que chamou de "excessivo rigor da lei", que está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). "A lei modifica o que é socialmente aceito. Não ofende os motoristas que dirigem embriagados, ofende as famílias que pretendem se reunir no Natal e não podem mais brindar", afirmou Albuquerque, acrescentando que, se o Supremo não derrubar a lei, ela vai cair em desuso.

O diretor-presidente do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Jair Tedeschi, também participou da audiência pública. Ele concordou que não é possível dizer que a nova norma foi a única responsável pela redução dos acidentes e mortes, mas apresentou números para dizer que a fiscalização já era feita antes da lei.

De acordo com Jair Tedeschi, dos 800 motoristas flagrados este ano sob efeito de álcool no DF, cerca de 650 foram pegos antes de a lei entrar em vigor. Ele também afirmou que existe um mal-entendido sobre as novas regras. "Pode beber o quanto quiser. Pode beber com a família no Natal, em festas de aniversário. O que não pode é dirigir depois de beber."

Para a Abrasel, a Lei Seca desrespeita os princípios de razoabilidade, proporcionalidade, individualização e isonomia, previstos na Constituição Federal. Também presente à audiência pública, o presidente da associação, Fernando Cabral, se baseou num estudo da Universidade de São Paulo (USP) para afirmar que ingerir bebidas alcoólicas em pequena quantidade não prejudica a capacidade de dirigir.

A Lei Seca pune o motorista flagrado com qualquer quantidade de álcool no corpo. "O 0,5 [decigramas de álcool por litro de sangue], que está abaixo do limite da lei anterior, é o limite em que habitualmente há alterações detectáveis", disse Cabral. "Daí para frente, os limites começam a ser preocupantes", acrescentou.

Pela lei, se for pego com até 6 decigramas de álcool por litro de sangue, o motorista vai pagar multa de R$ 957 reais e pode perder o direito de dirigir por um ano. Se a quantidade de álcool for maior, ele também pode pegar de seis meses a três anos de detenção.

Palavras-chave: lei seca

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/conselheiro-da-oab-df-critica-excessivo-rigor-da-lei-seca

3 Comentários

Ricardo Func. Público (Bacharel e operador do Direito)17/07/2008 10:13 Responder

A lei ofende as pessoas que "não podem mais brindar"? Que piada é essa sr. cachaceiro, digo, conselheiro? Apenas os "bebuns" estão brigando por essa lei, apenas as pessoas que mataram, matam ou querem matar no transito estão brigando por essa lei! Vc´s podem beber o quanto quiser, afinal, o fígado é de vc´s, só não podem matar terceiros de boa fé (Que não vivem em butecos!) que estão nas ruas... só isso! Fiquem a vontade para continuar frenquentando "butecos" e tomando a famosa "pinga com limão", só não venha atrapalhar minha vida no trânsito! Sejam felizes bebendo só não dirija... a lei é clara, seu direito continuar alcoólatra não muda em nada só não pode dirigir, pois aí sim, seu direito esta terminado onde começa o meu! Brigar contra os índices é totalmente idiota! (E idiotas, esse pais esta cheio!)

WALTAMIR LEOCADIO DA SILVA Advogado17/07/2008 11:31 Responder

Esta crítica não faz jus à seriedade da "Instituição OAB", devendo-se, naturalmente, a interesses particulares de alguns de seus membros (ou à sua ausência de reflexão sobre tão relevante matéria. É a vida dos brasileliros que está em jogo, inclusive a dos críticos, e de seus familiares!

FÁBIO LUIZ ENGENHEIRO24/07/2008 13:59 Responder

TOMAR O4 DOSES DE UÍSQUE TODAS AS SEXTAS-FEIRAS, COMO FAÇO HÁ DÉCADAS, É UM DIREITO MEU. NÃO É UMA LEI IMBECIL E AUTORITÁRIA QUE VAI ME FAZER MUDAR DE HÁBITOS: APENAS MUDEI DE ESTRATÉGIA.

Conheça os produtos da Jurid