Comissão discute fim do exame da OAB

A maioria quer a extinção da prova por considerar o diploma de ensino superior suficiente

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (97)




A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle debate, hoje, a proposta de extinguir o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Amaro Henrique Lins. A audiência será realizada às 10 horas, no Plenário 9.


A aprovação no exame é, hoje, necessária para que o bacharel em Direito possa exercer a profissão de advogado. O assunto é tratado em 18 projetos de lei que tramitam em conjunto na Câmara. A maioria quer a extinção da prova, por considerar o diploma de ensino superior suficiente, mas alguns propõem ampliar as funções do exame e outros, substituí-lo por comprovação de estágio ou de pós-graduação.


Os projetos tramitam em caráter conclusivo e devem ser votados apenas na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) antes de irem ao Senado. O relator na CCJ, deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), apresentou um substitutivo, no último dia 10, que determina o fim do exame da OAB.

Palavras-chave: Ordem dos advogados; Discussão; Extinção; Exame

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/comissao-discute-fim-do-exame-da-oab

97 Comentários

Douglas Advogado \\\"ilegal\\\"31/10/2012 15:01 Responder

Não deveria nem haver Audiencia, não deveria nunca ter existido Exame, Tudo malandragem para arregadação em massa.

Adalberto de Andrade Maciel Advogado 29/12/2012 19:49

Os bachareis em direito incompetentes não aceitam óbivamente o exame da ordem. Entendo que para esses, evidentemente não tem condições de nem passar pela porta do Tribunal de Justiça, o que dirá defender direitos alheios sem condições nenhuma. Esta resposta ao Douglas (acima) serve também para todos aqueles que são cvontra o exame da ordem.

JAQUELINE BACHAREL EM DIREITO31/10/2012 15:02 Responder

Finalmente esse absurdo foi discutido e muitos puderam ver que a OAB manipula as provas e as correções, alem de ser um exame injusto aplicado e corrigido pela OAB, esta não quer deixar nas mãos do orgão competente que é o MEC, pelos motivos já expostos além do dinheiro arrecadado, a OAB se acha a toda poderosa, pisa nos estudantes como se nada fossemos, espero que com isso todos possam ver e perceber o quanto manipulador é esse exame de ordem.

Adalberto de Andrade Maciel Advogado 29/12/2012 19:55

Jaqueline, todos os anos (em média )são reprovados no exame da Ordem 75% dos candidatos. É 0 máximo da incompetência e prova de que não versados em estudo do direito e, nem teem o dom da profissão.

Elaine Gerente de Gestão de Pessoas31/10/2012 15:07 Responder

Penso que as instituições de ensino deveriam passar por uma rigorosa avaliação e não o formado, pois se o mesmo formou é porque \\\"alguém\\\" autorizou. Que fosse reavaliado o método de fiscalização dos cursos superiores, até mesmo que façam avaliações periódicas com os alunos, mas ENQUANTO ALUNO. O que não é justo é deixar o aluno formar para então cobrar dele o que as autoridades deveriam cobrar das instituições de ensino, mesmo porque ele não foi preparado para isso. Sem contar que o custo com inscrição e cursos preparatórios não são nada baratos... Eu fico imaginando se as inscrições fossem gratuitas e os cursos oferecidos pela instituição que os formou, que aliás, é sua responsabilidade. Como seria? será que teria tanto rigor?

Lucas Advogado IMPEDIDO pela OAB31/10/2012 15:08 Responder

Absurdo se falar que são 4 milhoes de Bachareis. E AGORA afirmam que este numero pulou para 5 milhoes. ´Pelo amor de Deus 1 milhao por ano nem na boca do melhor mentiroso. Existem uns 200 mil Bachareis acho um absurdo a OAB pregar uma defesa imoral dessas afirmando tanta mentira. O exame de Ordem jamais deveria ter exisitido, é uma afronta a tudo e a todos, principalmente a CF. Nao se pode impedir a liberdade de oficio. Se o MEC quer controlar crie mecanismos dentro da faculdade, provas , mas apos , nao somos nada com diploma de Bacharel nas maos. Estou desempregado passando piores momentos da vida e so Deus tem me ajudado a viver. Obrigado!

Cesar Cesar Adevogado 05/11/2012 17:15

Caro, voce se esqueceu de informar porque é Advogado impedido pela OAB.

Adalberto de Andrade Maciel Advogado 29/12/2012 20:00

Cesar, o Lucas é um tremendo incompetente, porisso é contra o exame da ordem. Porc que cele é um advogado impedido pela OAB ? Evidentyemente não responderá, mas, fica a nosso critério cessa avaliação.

NEIDE RIBEIRO APOSENTADA31/10/2012 15:09 Responder

O aluno não pode pagar uma faculdade por 5 anos, ter custos absurdos com aquisição de livros, alimentação, condução, cursinho, inscrição na OAB e ser um \\\"ningúem, sem profissão. Por que o aluno tem que ser penalisado se o MEC ou o governo não fiscalizam as faculdades. A partir do momento que você é matriculado entende-se que a faculdade lhe dará um diploma válido para exercer a profissão. Os próprios donos dos cursinhos são membros da OAB que arrecada milhões e não faz nada pelo país, que está infestado de corruptos, onde os advogados que passaram no exame da Ordem, levam celulares e drogas para os presos. Quem decide se o profissional é bom ou não é a vida, a experiência, o cliente e não seres humanos arrogantes . O presidente da OAB declarou em rede nacional que não prestou o exame, então o que faz ele nesta OAB . Se não prestou o exame se não foi aprovado como pode ter um cargo desse nível e os bacharéis não podem advogar?

Prof. Marcos professor31/10/2012 15:13 Responder

Nossa Constituição é clara e cristalina, todavia diante do poder monetário a mesma se transforma em uma revista em quadrinhos, o exame é totalmente inconstitucional mesmo os grandes guardiões terem se rendido ao braço forte da OAB, terem votado contrario

Celso Santos Advogados 31/10/2012 15:36

Enfim, chegará o dia em que aquelses que sequer conseguem passar numa prova, irão advogar e colocar em risco a liberdade e patrimônio de seus clientes.

Dra. Sandra Advogada 31/10/2012 16:23

Se o exame de ordem pudesse selecionar o caráter e a índole dos bacharéis, nossa instituição não teria advogados servindo de pombo correio para facções criminosas e muito menos advogados sendo processados por ficarem com recursos de seus clientes

Lilian KRöger advogada 31/10/2012 21:47

Com todo respeoto colega, não é o exame da ordem que qualifica o mercado, pois o mesmo não avalia a ética eo caráter, ou mesmo, a qualidade do profissional. Passa quem teve a sorte ou pagou melhor, infelizmente, pois se tal exame quaslificase o mercado, com certeza não teriamos tantos \\\"profissionais\\\" no mercado, não seria a nossa classe tão mal conceituada pelo povo que nos paga ou mesmo não se veria pelos fóruns desse país tantos absurdos da lavra de colegas aprovados por em tal exame. Creio que a solução quanto ao problema de qualidade do profissional não seja um nado tão raso, mas sim base desse \\\"mal\\\" reside na falta de uma estruta adequada do sistema educacional brasileiro. Assim, ao invés de criticar os \\\"maus preperados colegas bacharéis\\\" sugiro que busque mudanças junto aos orgãos gonvernamentais que detém o poder para proporcionar ao cidadão brasileiro uma Educação de ponta e não essa vergonhosa estrutura que temos hoje.

Celso Santos Advogado 01/11/2012 11:33

Com meu sincero respeito às colegas, o exame da ordem não pode medir índole, caráter, pois esse são valores moraís (cuja formação está no berço e no exemplo dos pais, ainda que ocorra desvios). Caso fosse possível, não teríamos: médicos que vendem atestados, engenheiros que assinam projetos sem conhecê-los, farmacêuticos que respondem por farmácias passando uma vez ao mes por lá, menos ainda, teráiamos juizes (cujo concurso de admissão é dificílimo) vendendo sentenças.

Fabiana Pereira Servidora Pública 01/11/2012 12:52

Concordo com o senhor, quem não quer o exame é porque não consegue passar nele. O que se pode esperar de bacharéis, que saem das faculdades sem, ao menos saber escrever, defendendo direitos de cidadãos?

Dr. manoel Baía Advogado 01/11/2012 12:55

É verdade Dr. Celso, quero ver os que defende os que não capazes de serem aprovados no exame contratar seus serviços. É verdade que mesmo com o exame, ainda vemos colegas fazer algumas \\\"cacas\\\", esses serão regulados pelo sistema, todavia o estrago já foi feito. Pior quando houver uma inundação desses, ai sim, quero ver o resultado, o tamanho do sestrago!

Celma Chaves Taveira Acadêmica De Direito 01/11/2012 15:09

Concordo plenamente Dra. Sandra. Imbuído de uma sensatez ímpar o seu comentário. Eu mesma já fui vítima de advogados que receberam meu dinheiro e meus processos foram arquivados. Decidi fazer Direito justamente para não mais precisar de um advogado em minha vida e livrar as pessoas desses que se dizem advogados mas são as qualificações já aqui colocadas pela sra.

waldemar ribeiro dos santos Acadêmico de direito 02/11/2012 14:59

Eh!!! Doutora sabias palavras!!!

Cesar Cesar Advogado 05/11/2012 17:18

Parabéns pelo comentário, em vez do MEC criar mecanismos para fiscalizar outros cursos, tenta eliminar o exame de Ordem. Se a modelo que morreu esta semana por causa de uma lipoaspiração fosse parente de algum que defende o fim de exame de comprovação, esse algum teria o mesmo pensamento?

Anelise advogada31/10/2012 15:16 Responder

Bacharel em direito não é advogado, vc pode ser promotor, juiz, delegado, entre outros...acho correta a aplicação do Exame da Ordem, como a aplicação de provas para outras carreiras.

Francisco Ferreira da Costa infelizmente bacharel 31/10/2012 18:54

Doutorazinha! advogado não é juiz e no entanto entra pela porta dos fundos para ser magistrado atraves do tal de quinto constitucional. kkkkkkkkk vc é mesmo advogada? .............

Aluizio Fabio Marotti Advogado / Presidente Comissão de Ética OAB-MG 01/11/2012 13:53

Prezado Senhor. Pelo nível do comentário, realmente deves permanecer infelizmente bacharel. Pela ética temos a obrigação de respeitar nossos colegas. \\\"Doutorazinha\\\" não é modo ético de tratar uma colega.

Dra. Carolina Advogada 01/11/2012 18:38

Dra. Anelise, exatamente a minha opinião! Ainda, sou a favor de provas periódicas para medir o nível dos nossos profissionais! lembrando: EM TODAS AS ÁREAS E PROFISSÕES!

Dra. Carolina Advogada 01/11/2012 18:41

Dr. Aluizio, infelizmente, além das dificuldades da profissão ainda somos obrigados a ler tamanha afronta! Obrigada pela defesa à colega - a qual não conheço - porém, compartilho da mesma opinião.

cesar augusto bacharel em direito e autônomo 02/11/2012 11:53

Francisco vejo que voce foi metralhado pelos DOUTORES, que lhe dizem que o senhor não tem ética, e será que eles sabem diferenciar a ética do corporativismo que eles se manifestaram. Como estamos no mesmo nível vamos fazer a nossa parte e fazer este mesmo espírito corporativista. Os advogados se esquecem que são bacharéis em direito. SENHOR PRESIDENTE DA COMISSÃO DE ÉTICA DA OAB/MG, CUMPRA AS SUAS ATRIBUIÇÕES APURE E PUNA OS MAUS ADVOGADOS INSCRITOS NESTA SECCIONAL, E O SEU COMENTÁRIO ESTÁ ME PARECENDO QUE O SENHOR ESTÁ JOGANDO UMA PRAGA NO FRANCISCO DIZENDO QUE ELE VAI PERMANECER BACHAREL EM DIREITO. PODE JOGAR PRAGA EM MIM QUE ESTE TIPO DE PRAGA NÃO ME PEGA.

Vinicius Gomes Estudante de Direito 03/11/2012 1:14

A Dra. Anelise foi brilhante em suas palavras. O exame da Ordem pode não barrar maus Advogados, mas ao menos seleciona melhor que se fosse apenas pelo diploma. Sou estudante de Direito e compreendo a importância do mesmo.

Anelise Buss Meurer advogada 06/11/2012 14:02

Não vou me ater ao insulto, mas acredito que o Senhor não entendeu minha colocação. Sei que estais frustrado por não ter conseguido passar no exame da Ordem e, escrevendo coisas de tal baixo nivel lhe deixa mais, digamos, feliz. Meus colegas que responderam ao meu comentario, no entanto, entenderam minha colocação (concordando ou não), onde deveriam aplicar provas para todas as carreiras e não somente advogado. Quanto ao \\\"tal quinto constitucional\\\" o mesmo visa a entrada de profissionais além da magistratura que tenham visão divergente dos magistrados. O advogado ou membros do MP não entram pela porta dos fundos, precisam de muitos requisitos para tanto. Quero deixar claro que sou uma profissional séria e honesta, não me tornei advogada pelo \\\"famoso jeitinho brasileiro\\\", estudei com profissionais qualificados e quando realizei o exame foi com muito estudo, muito mesmo. Quando o senhor pergunta se sou mesmo advogada, quero lhe dizer que sou sim e com muito mais conhecimento do que o Senhor, porque sei que uma discussão se ganha com argumentos e não baixarias.

Dr. alberto advogado31/10/2012 15:33 Responder

Temos uma instituição de classe que admiro, todavia se a OAB briga com os bacharéis porque não permitiu uma votação direta para a presidência da mesma e nunca permitiu abrir a tão famosa caixa preta, onde se gastam milhões para concorrerem a presidência da mesma se isso não trás retorno financeiro, \\\" ou trás \\\"

angela empresária31/10/2012 15:40 Responder

O exame de ordem é uma forma de se receber milhões, pois nunca ninguém apresentou para onde se destina o dinheiro arrecadado

Francisco Ferreira da Costa infelizmente bacharel 31/10/2012 18:45

Angela. o dinheiro arrecadado fique vc sabendo que vai para comprar os parlamentares. aqui em BSB o presidente da OAB indicou o secretario de segurança publica e hj o mesmo esta trabalhando para a reeleição do presidente. é isso

adriano bacharel31/10/2012 15:45 Responder

Sou formado a 3 anos, trabalho com outros advogados e incrível que tenho que repassar 20% dos valores de cada ação, apenas para os mesmos assinarem e fica a pergunta: Quem é que esta advogando nesse caso ?, quantos bacharéis estão passando por isso ??

Jackson bacharel em direito31/10/2012 15:47 Responder

sou a favor do exame, nem todos os bacharéis q saem da faculdade tem competência para exercer a profissão, em todos os países europeus têm o exame porque só aqui nesse país onde as pessoas em tudo querem dar um \\\"jeitinho brasileiro\\\", querem abolir o exame?

Marcelo Chefe de gabinete31/10/2012 15:53 Responder

Nunca o exame vai cair, pois desde o momento que o Ophir declarou que o congresso é um pântano e os parlamentares aceitaram calados, prova apenas que os parlamentares tem dividas com essa instituição. Acordem parlamentares

cesar augusto bacharel em direito 01/11/2012 9:29

Basta lembrar que quem derrubou o ex-Presidente Color foi a OAB, porque não aprovou a lei que deu origem ao Estatuto da OAB e o Exame de Ordem. Alguem sane explicar o que é uma entidade IMPAR? SUI GENERIS? Então Marcelo eu tenho que concordar com voce, pois já houve uma votação do projeto de lei do senador Gilvan Borges que pedia o fim do exame, e o senhor senador Demóstenes Torres, que foi cassado por ter ligações com o bicheiro cachoeira foi o relator na CCJ vetou, e teve a colaboração de votos do Senador Lindberg Farias, que está sendo processado por improbidade administrativa quando era Prefeito de Nova Iguaçú, e ainda votaram a SEXÓLOGA Marta Suplici (existe a profissão SEXÓLOGA?), o Pastor Crivela (existe a profissão de PASTOR), e não me lembro dos outros. Como se vê amigo foram estas pessoas que votaram contra o projeto de lei que poria fim no Exame de Ordem. Este exame de ordem é um ESTELIONATO, praticado por uma entidade que não é pública, nem privada, e tem o aval do Governo Federal, dos parlamentares, e pior é ver o STF engolir este absurdo rasgando a Constituição Brasileira. ESTE É O NOSSO BRAZILLLLL. É BRAZIL COM \\\"Z\\\" MESMO.

Godinho/RS Servidor Público31/10/2012 16:10 Responder

Alunos devem ser avaliado e testados dentro do curso, pelo MEC, pode ter até opinião da OAB, só isto, de forma gratuita, para alguns que dizem que existe em outros países, sim , feito na graduação e pelo Estado, para todos os cursos, não por órgão de classe, e apenas para o advogado, órgão de classe incumbe a missão de fiscalizar e ponto. Vamos deixar de hipocrisia!

CÉLIA Bacharel em direito31/10/2012 16:11 Responder

Em fim alguém esta tomando providência sobre esse absurdo que é o Exame de Ordem, haja vista o mesmo não ser parâmetro de qualidade profissional, fosse assim, não teria tantas questões anuladas a todo Exame, justamente por profissionais \\\"QUALIFICADOS\\\" a arguir os então ansiosos futuros advogados, que na maioria se tornam após frequentarem 5 anos de faculdade , somada a todos os gastos que tem, \\\" UM NADA JURÍDICO\\\"

Carlos antunes Funcionário publico31/10/2012 16:28 Responder

Os Deputados devem a população uma resposta rápida e honesta, pois se o exame continuar, vai provar que realmente o congresso é um pântano

Cicera Fernades Aposentada31/10/2012 16:33 Responder

Os donos de faculdades em sua maioria são políticos ou pessoas ligada a OAB, com esse conjunto nunca o exame vai cair, pois as desculpas são sem nexo e sem fundamento, com uma arrecadação bilionária ninguém quer perder a galinha de ovos de ouro que é esse exame.

Daniel scarpa Advogado31/10/2012 17:37 Responder

Nosso presidente perde tempo em ficar colocando artigo informando que o MEC é favorável ao exame de ordem, todavia critica esse mesmo MEC que aprovou varias faculdades de direito, o exame se fosse viável deveria ser colocado pelo MEC e a todas as categorias de classe.

Luiz Comerciante31/10/2012 17:43 Responder

A prova da OAB, é um mal necessário. Só quem passou na 1ª Fase, e vai participar da 2ª Fase, verifica o quanto nada aprendeu na faculdade. Verifica-se que aprendeu o basico, mas o principal que são as peças processuais poucos sabem elaborar. A 2ª fase é pior que primeira, pois nele cobram o minimo necessário, mas mesmo assim é uma luta de O5 horas de nevorsismo, depreçao e mesmo assim mesmo sabendo a peça ainda comete erros grotescos pelo prazo para fazer a peça e as 4 questões. Aguardar tantos dias de angustia esperando o resultado não é facil para qualquer ser humano.

José ferreira Profissional liberal 31/10/2012 18:03

Se o exame de ordem é um mal necessário, onde separaria os bons profissionais dos péssimos, porque não é colocado anualmente a todos os que já tem a carteira, assim teríamos apenas ótimos advogados no mercado. E fica a pergunta: uma unica prova é suficiente para separar o trigo do joio ?

Dr. manoel Baía Advogado 01/11/2012 13:10

Eu teria sido aprovado por mais de 10 vezes.

dilsimar sales Empresaria31/10/2012 17:43 Responder

Esse exame tem uma unica finalidade, de arrecadar milhões.

Felipe Vendedor31/10/2012 18:06 Responder

O exame de ordem é uma forma de se arrecadar milhões sem ter a necessidade de se declarar, apenas não vê isso quem não quer, pois estaria comprando uma briga de titãns com a OAB

Reginaldo Militar31/10/2012 18:10 Responder

Se a receita federal em conjunto com a policia federal tivesses acesso as contas da OAB, muitos iriam passar o natal em uma cela, todavia nesse pais a lei apenas alcança os 3 P. da sociedade.

Jonas Advogado Há 10 Anos31/10/2012 18:11 Responder

SOU ADVOGADO e vejo o sofrimento dos Bacharéis, muitos são competentes, não concordo com essa exigência, PARA MIM todos são advogados,pois o fato de passar 5 anos estudando já de grande importância, o que a OAB está fazendo é um absurdo, cercear a liberdade de profissão em uma prova que nada mede, canso de ver colegas dando erros grosseiros, se querem avaliar busquem fazer isso desde já, na faculdade, onde é feito o ensino, pelo MEC e não pela OAB. ISSO SIM é uma afronta!

LAZARO BACHAREL EM DIREITO31/10/2012 18:12 Responder

O exame da oab é reserva de mercado só leigo não sabe disso

Sandro Empresario31/10/2012 18:13 Responder

Apenas no Brasil que um presidente de uma instituição chama o congresso de pântano e os mesmos se calam, pq ???

Lima Perito31/10/2012 18:17 Responder

Apenas os advogados que não se atualizam, não conseguem fazer uma simples petição sem colar, esses sim são favoráveis ao exame de ordem

Gilberto Abreu Advogado 31/10/2012 22:01

Concordo. Também não sou a favor do Exame, mas devo reconhecer que aprendi muito tendo estudado para ele. O bom profissional, aquele que se aprimora com o tempo, estudando e se dedicando, terá seu valor. Já aquele que não se dedica será ceifado com o tempo.

Rubens Securitário31/10/2012 18:22 Responder

Se a OAB entendesse que a seleção de bons advogados (profissionais liberais) deve ser por meio de provas, por que não se utiliza deste mesmo ??método para selecionar seus candidatos a desembargador (cargo público), pelo ?quinto constitucional? Está evidente que as finalidades pretendidas justificam ?os meios escolhidos.

nilson vieira da costa comerciante31/10/2012 19:03 Responder

Em qualquer segmento que a pessoa atue, só fica no mercado, aqueles que têm capacidade para produzir, ter idéias novas, poder de investimento, etc. No segmento de direito, só ficarão no mercado, atuando como advogados aqueles que tiverem competência para exercer a função, tendo OAB ou não. Concordo que tenha uma entidade reguladora, para punir os maus profissionais, não para dificultar a entrada no mercado de novos profissionais.

[email protected] EMPRESÁRIO31/10/2012 19:40 Responder

O EXAME DA OAB, É A MAIOR FORMA LEGAL DE ARRECADAÇÃO DO BRASIL. O BRASIL ATÉ 1994 NÃO TINHA TAL IMORALIDADE,VAMOS DAR UM BASTA!! RICARDO SÁ.

Eliana Advogada31/10/2012 19:55 Responder

A prova da OAB é aplicada por instituições terceirizadas. Isso mostra que ela não tem condições sequer de fazer essa tal peneira que estaria usando em suas avaliações. O resultado absurdo é que a instituição avaliadora privada acaba influindo como limitadora de um direito fundamental que a Constituição diz que é livre, no artigo 5o, XIII. ??Se o Exame efetivamente tivesse a finalidade de cumprir o que a OAB afirma, ele deveria ser periódico e por área. Periódico porque a legislação, a doutrina e a jurisprudência mudam periodicamente. A avaliação ficaria obsoleta em 5 anos, por exemplo. Por área porque o Exame só afere, na segunda fase, uma área do Direito, mas habilita em todas. Isso seria uma garantia de que os profissionais estariam atualizados e avaliados nas áreas que atuam. Como não é feito assim, o Exame é uma negação do que se alega em sua defesa.

Élia m Bacharel 02/11/2012 12:00

Elaine, sua opinião foi muito bem colocada, afinal... pagá-se uma faculdade cara, levá-se 5 anos para concluir o curso. Depois tem que pagar o curso preparatório e inúmeras tentativas com as provas. Na verdade estamos pagando duas faculdades, sendo, uma com direito legal de graduação superior e outra para efetivamente ser profissão, já que com a 1ª, não pode práticá-la O engraçado é quem leva o crédito pelos alunos aprovados no exame são as faculdades, mas, não é verdade, visto que sem os cursos preparatórios, a maioria não passa. Estranho né? Portanto, cabe ao MEC rever as condições das faculdades. É isso!

Jonathan Engenheiro31/10/2012 20:07 Responder

O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior, é acusado de receber licença remunerada indevida de R$ 20 mil mensais do Estado do Pará. AUDITORIA NAS CONTAS DA OAB/PA DURANTE A GESTÃO DO OFHIR CAVALCANTE, ATUAL PRESIDENTE DA OAB FEDERAL. O relatório da auditoria realmente aponta a compra de bebidas alcoólicas (Whisky e cerveja) com o dinheiro da OAB/PA, naquele período, além do pagamento de contas na cervejaria Amazon Beer, Boteco das Onze e no antigo Bar Mascote, em Belém. A auditoria não teria conseguido localizar as necessárias notas fiscais de pagamentos superiores a R$ 238 mil. E teria detectado o não-repasse à Unimed de mais de R$ 87 mil em mensalidades pagas pelos advogados, que teriam sido usadas para cobrir despesas da entidade.

cesar augusto bacharel em direito 01/11/2012 9:51

Eu estive em Belém no ano passado, e o que se sabe é que ele mesmo licenciado da Procuradoria do Estado continuava a receber os seus salários e por isso estava sendo processado para devolver todo o dinheiro recebido. Esse cidadão é que quer ter moral para dizer que o congresso é um pântano, então o que dizer da OAB que tem o seu representante maior sendo processado por apropriação indébita. SERÁ QUE A OAB É UMA AREIA MOVEDIÇA?

Maria Angelina estudante31/10/2012 20:11 Responder

Acabei de ler uma opinião de uma aluna no Blog Exame de Ordem que foi a melhor de todas que já vi, até porque disse o que penso sobre esse assunto,rsss, Ela disse que estuda em uma Universidade Federal, e que lá além dos alunos ficarem na mão dos professores substitutos, são os alunos que dão fama e se matam de estudar,kkkk. Essa é a verdade, dizer que as Federais são boas é não conhecer a realidade. Prá começo de conversa, nem aula tem lá,kkkkkkk. vive de greve.

Talita vendedora31/10/2012 20:12 Responder

Segundo a OAB as faculdades não formam Advogados, quem qualifica na verdade é o exame de ordem da OAB que não deu uma aula sequer ao Graduando. Isto é um silogismo sofistico, composto por premissas falsas onde o geral é tomado pelo particular. Como Filósofo, afirmo que esta forma de raciocínio tem a intenção de enganar. Estão afirmando que 5 anos de estudos, com professores que são promotores, advogados, juízes, mestres e doutores, trabalhos, provas, estágios valem menos do que uma prova final que tem somente o intuito de arrecadar e fazer reserva de mercado. RACIOCÍNIO LÓGICO DOS NÉSCIOS OU SOFISTAS: Quem se forma em medicina é médico; Quem se forma em contabilidade é contador; Quem se forma em engenharia é engenheiro; Quem faz licenciatura é professor; LOGO: Quem faz faculdade de direito se forma em Bacharel;

Rai Medeiros Arquiteta/Bacharel direito31/10/2012 20:20 Responder

A OAB, provavelmente com os 75 MILHÕES de reais que subtrai dos Bacharéis em Direito todo ano, financia uma campanha para a manutenção desta imensa galinha dos ovos de ouro cujo aferimento não passa nem pelo TCU, nem paga imposto de renta e nem precisa prestar contas a ninguém. Infelizmente quem financia esta excrescência são os próprios Bacharéis, que pagam para serem enganados, lesados a cada exame.

Milton-SP Sindico Profissional31/10/2012 20:28 Responder

O Exame da OAB não qualifica ninguém. O Exame da OAB é inconstitucional. A OAB não é instituição de ensino, para qualificar ninguém. De acordo com a Constituição Federal, em seu art. 205, ?A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.? De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96), ?A educação superior tem por finalidade: (?) II -formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais?.? (art. 43) e ?Os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional como prova da formação recebida por seu titular.? (art. 48) Os bacharéis em direito, portanto, ao receberem o seu diploma, de uma instituição de ensino superior autorizada e fiscalizada pelo poder público, através do Ministério da Educação, já estão qualificados para o exercício da advocacia, que é a profissão liberal do bacharel em direito. O Exame da OAB não qualifica ninguém. Isso é um absurdo.

Marcos Motorista31/10/2012 20:31 Responder

A ?explosão das faculdades de direito? não deve assustar ninguém. O mercado de trabalho se encarregará de selecionar os bons profissionais. Os advogados desonestos deveriam ir para a cadeia, e/ou deveriam ser punidos pelos tribunais de ética da OAB. Essa a verdadeira função da OAB, fiscalizar o exercício da advocacia, e não a que ela pretende, de ?qualificar? os advogados

Josilene Esposa de um bacharel desempregado31/10/2012 20:36 Responder

Dois milhões de advogados a mais no mercado de trabalho? E qual seria o problema, Dr. Ophir? Será que a Constituição Federal permite a fixação de um número máximo de advogados para o Brasil? Será que os pobres tem acesso à Justiça, hoje? Com 600 mil advogados inscritos na Ordem? Qual seria o prejuízo, para a sociedade? Ou o prejuízo seria, na verdade, para muitos advogados antigos, que não teriam condições de concorrer com os novos profissionais?.

João Lima Aposentado31/10/2012 20:42 Responder

O Presidente da OAB continua defendendo o Exame de Ordem com o único ?argumento? de que dispõe: o de que o Exame é necessário, porque as Faculdades de Direito não prestam e 90% dos bacharéis que elas formam são despreparados para o exercício da advocacia. Mas como as faculdades não prestam? Se os professores dessas faculdades são conselheiros da OAB, juízes, promotores e advogados inscritos na OAB ?. E a culpa dessa reprovação espetacular, é dos bacharéis somente? Ou serão culpados, também, os professores, que aprovaram esses acadêmicos, durante os cinco anos de seu curso ?

José Wilson Comerciante31/10/2012 20:54 Responder

Na minha opinião, se esse Exame fosse prestado pelos 600 mil advogados inscritos na OAB, e especialmente pelos conselheiros da OAB, talvez o índice de reprovação fosse pior. Quantos advogados, inscritos na OAB, conhecem a fundo o controle de constitucionalidade, ou os detalhes de nosso processo legislativo e os princípios básicos da legalidade e da supremacia constitucional? Quantos deles sabem o que é repercussão geral, assunto que o próprio Presidente da OAB demonstrou desconhecer? Quantos deles sabem que um Provimento, ou seja, um simples ato administrativo, não pode revogar uma lei, fato que o próprio Conselho Federal da OAB já demonstrou, por diversas vezes, desconhecer completamente, quando abriu as exceções, já referidas, para os Magistrados e para os membros do Ministério Público? Quantos advogados, inscritos na OAB, sabem que uma Lei inconstitucional não pode prevalecer, mesmo que seja, supostamente, necessária? Pois bem: o Exame da OAB nem isso é. Ele não é, absolutamente, necessário.

Ricardo Moisés Vendedor31/10/2012 21:06 Responder

Mais de 70 milhões , e vcs acreditam que vão perder essa fortuna anualmente ? , Quem banca as campanhas desses políticos, quando o Ophir disse que o congresso era um pântano ele sabia muito bem quem tinha ou melhor quem tem o rabo preso.

Maria Angelina estudante31/10/2012 21:14 Responder

Gente fico a pensar que tudo o que foi dito aqui, ninguém liga, nossos Políticos não ouvem o povo, pelo menos a maioria. Agora mesmo ouvir na TV Câmara que a PF prendeu advogados em Rondônia, famosos,rssss, OAB não concorda, mas vão vê as punições,kkkkk da vontade de ri muito.

MARCOS MACHADO Advogado31/10/2012 21:27 Responder

É um absurdo! O Exame da Ordem é o único mecanismo que temos para filtrar um pouco a baixa qualidade da grande maioria dos cursos de direito. Assim mesmo sempre nos deparamos com profissionais totalmente despreparados, sem as minimas condições do exercício da profissão, acarretando prejuízos ao cidadão comum, levando-os a intentarem ações que jamais seriam possíveis, sem contar com peças que são aberrações. Pra mim isso tem cheiro de instituição fazendo lobe e gente levando dinheiro. VAMOS RASGAR NOSSOS \\\"DEPLOMAS DE ADEVOGADOS\\\" QUE É MELHOR.

cesar augusto bacharel em direito 01/11/2012 10:00

ADVOGADO TEM DIPLOMA? TEMOS UM GRANDE EXEMPLO DE ADVOGADA DE CARTEIRINHA SENDO CONDENADA NA PRIMEIRA NOTÍCIA DESTE JORNAL POR SE APROPRIAR DE DINHEIRO DA EMPRESA. SERÁ QUE ESTA ADVOGADA NÃO CAUSA PREJUÍZOS AO CIDADÃO? QUEM ESTÁ LEVANDO UMA GRANDE FORTUNA É SENHOR OPHIR COM A ARRECADAÇÃO COM ESTE EXAME DE ORDEM. SÓ VOU TE DIZER MAIS UMA COISA, HOJE ESTOU INDA METER UMA PORRADA NUM ADVOGADO POR SE APROPRIAR INDEVIDAMENTE DO DINHEIRO DO MEU FILHO, EU NÃO VOU PROCESSÁ-LO, OU ESPERAR QUE O TRIBUNAL DE ÉTICA DA OAB O PPUNA, EU MESMO VOU FAZER A MINHA MANEIRA, E COM PORRADA MESMO.

suzenir souto griebel advogada31/10/2012 21:40 Responder

Fiz o Mackenzie e meu exame da OAB foi realizado na nossa sala de aula. Após o escrito realizamos um exame oral (foi surpresa, porque soubemos só na hora) com nossos professores, tudo perante a banca da OAB . Neste mesmo dia entregamos nossa pasta de estágio realizado no último ano, e recebemos as notas. Enfim, passamos o sábado inteiro no campus da universidade. É inesquecível este dia e penso que naquela época formamos bons profissionais! Penso que o exame não deve ser extinto, mas talvez alterado de alguma forma, por ex., acrescentando uma especialização ou uma pós-graduação para o aluno ficar desobrigado a frequentar estes cursos preparatórios (tão cansativos) e ao contrário, ampliar seus conhecimentos, dedicando e direcionando os seus estudos à área escolhida para exercer sua profissão. Primeiro a especialização depois o exame da ordem. Discordo da opinião do I.Dep.Eduardo Cunha quando afirma que os médicos não passam por exames rigorosos. Eu acrescento que da mesma forma os engenheiros e arquitetos também não são submetidos a exames. Porém, somos testemunhas de quantos edifícios, grande obras públicas, casas, tem apresentado problemas para a nossa sociedade. Somos testemunhas também de falhas médicas nos hospitais, tanto público como particulares. As autoridades precisam modificar também a acesso destes profissionais no mercado de trabalho, aplicando a eles exames práticos e criteriosos tanto no CREA, no CRM, no CRO, no CRFarmácia e Enfermagem. Minha opinião. Obrigada.

Iron advogado31/10/2012 21:50 Responder

A média nacional é de 25% de aprovados por exame. Imagine esses 75% restantes, que na maioria \\\"caíram de paraquedas!\\\" no curso de direito, injetados no mercado jurídico e abarrotando os tribunais sem a devida qualificação. Se outras áreas profissionais não adotam esse sistema, seria a hora de também pensarem a respeito, para se evitar, assim, essa quantidade de \\\"péssimos\\\" profissionais existem no mercado. Se não consegue passar no exame da ordem, procure outra profissão que não exija o exame e que melhor se encaixe no seu perfil.

claudio neves ferreira professor e acadêmico de direito01/11/2012 8:58 Responder

Concordo plenamente com o fim do exame.O referido exame somente prevalece no curso de direito,onde o profissional tem obrigação de meio,ou seja,o profissional que tem obrigação de resultado não faz exame algum entra trabalhando com toda dinâmica fica ai uma reflexão para todos!

Diego advogado01/11/2012 10:32 Responder

Acabar com o Exame de Ordem - Nunca!!! Com o Exame, analisando um mínimo de conhecimento, podemos observar inúmeros casos de inépcia profissional, falta de ética, aviltamento da profissão, etc... imagina se não houver cobrança para o ingresso na carreira. Falar que o aluno estudou 05 anos e não tem profissão não é argumento, pois quando ingressou na faculdade já sabia do requisito legal para o exercício da atividade. Vejamos: o advogado, igualmente ao juiz e ao promotor, presta um serviço a justiça, no entanto, de forma privada. Para ser juiz ou promotor existe uma seleção rigorosa e diga-se de passagem às vezes sobram vagas porque os candidatos não alcançaram o patamar mínimo fixado, ou seja, não é só uma mera concorrência e sim uma avaliação de \\\"capacidade\\\". Ora, o mínimo que pode se esperar é que o advogado seja selecionado e bem, tal como os juízes e promotores, afinal, constitucionalmente, estão todos em pé de igualdade, sem existência de hierarquia... e a sociedade anseia que todos estejam capacidados...

Elzio Fernandes Baltar administrador/bacharel/aposentado 01/11/2012 11:29

Diego, responda-nos:- \\\"\\\" todos os cidadãos são iguais perante a lei...\\\"?? quais as outras profissões passam por esse vexatório exame arrecadatório?? quero a Deus que o Senhor não tenha em família que passar por um erro médico e ter que arcar com o onus de tudo, porque o Cremesp aceita a inscrição de bachareis sem qualificação?? ou um profissional que se diz \\\"autoridade\\\" de transito que lhe multa, e o Senhor tambem sabe que este instituto tambem é arrecadatório?? Alias, como se vê em qualquer mercado de trabalho, o profissional somente passa a ter exito aprendendo na prática. Fica então sabendo Senhor que aprendi em meus 22 anos de seguros e não fiz exame de ordem. Enfim, já diz o ditado: \\\"quem não tem competência não se estabelece\\\" e competência não se reconhece com esse exame. Aliás passei tambem 07 anos de minha vida nos bancos escolares de uma Faculdade de Direito, e lhe digo, aprendi. Aprendi que a vida é para todos. Assim diz a nossa Constituição Federal/88.

Carlos Augusto Estudante de direito e Taxista 04/11/2012 16:28

Dr so me explica uma coisa se voce se formou antes de 1994 nao precisou fazer a prova da ordem,entao todo Advogado antes desse periodo e um mal profissional.

Robson Silva Consultor01/11/2012 10:54 Responder

Além da lamentável intenção de reserva do mercado, de todo deplorável, o Exame de Ordem serve apenas para camuflar profissionalização de muitos que conheceram apenas teorias da Ciência Jurídica, mas que tentam obter \\\"competência\\\" copiando modelitos de petições da Internet; sempre trocando alhos por bugalhos. Não é a inscrição na OAB que dá credibilidade ao Advogado, visto que é o próprio mercado de trabalho que regula a diferença entre os bons causídicos e os enganadores, que se sairiam melhor vendendo picolé na praia.

Paulo Empresário01/11/2012 11:32 Responder

Recem formado em Direito, sem exame de ordem é um perigo para sociedade e pessoas em geral. Engraçado, ultimamente enfermeiras tem matado seres humanos com erros banais. Isso siginifica dizer que no caso da Enfermagem, um exame pós graduação para ter o titulo de enfermeira não é necessário.

Eliane advogada01/11/2012 11:35 Responder

Absurdo acabar com a prova,quem faz um bom curso não teme a prova da ordem. Agora quem faz um curso sem comprometimento é que não consegue passar. Deixar que pessoas mal preparadas exerçam a profissão é um risco muito grande tanto para a liberdade quanto para o patrimônio daqueles que um dia podem precisar de um advogado.

linsvitorio.jur.adv.br advogado01/11/2012 11:44 Responder

Vou propor a extinção da OAB, quem sabe assim os Poderes da República não entendam que o advogado faz parte da Justiça, que são indispensáveis constitucionalmente, e, se torne crime desacatar advogado no exercício da profissão. Viva a democracia! abaixo a Ditadura do judiciário, o Estado Policial, a Demagogia Política, a Alienação Nacional, o Ensino Deficitário e Mercantilista. Viva o Brasil!

Rodrigues Técnico Segurança do Trabalho/Bacharel em Direito01/11/2012 11:47 Responder

Faz-se necessária essa discussão, uma vez que este é o único curso (Direito) que você se forma e que não é \\\"nada\\\" e nem \\\"ninguém\\\". Pois quando nos perguntam qual é nossa profissão? Dizemos somos formados em Direito ou Bacharéis em Direito. Então o receptor nos olha com cara de \\\"paisagem\\\", como se estive querendo dizer \\\"E daí?\\\" imagem como ficamos enquanto bacharéis que estudamos anos para exercer a profissão, e aí então surge o concurso da OAB para barrar aqueles que querem exercer sua profissão com dignidade e destreza. É importante a análise do caso em comento.

evando advogado01/11/2012 11:58 Responder

Sou a favor da manutençãodo exame de ordem, como a sua ampliação para outros cursos como medicina, cabe ressaltar que o Conselho de Contabilidade também tem exame de suficiência e não é questionado. Como é público e notório que houve uma explosão das Faculdades de Direito sem qualquer critério de liberação do MEC, o que banalizou o Curso de Direito, (só na minha cidade são 8 Instituições), o que vem nivelando o por baixo a qualidade dos graduados ao término do Curso. Defendo a manutenção do Exame de Ordem como a sua amplição para outros cursos.

Jeferson Edegar Celim Advogado01/11/2012 12:46 Responder

Exame da ordem!!! Nem lembro o que caiu!! Não mede competência de ninguem. A OAB deveria fazer exame para as faculdades e seus professores. O aluno completa 05 anos de curso, tem diploma já, e não tem habilitação para exercer a profissão? Isso é um absurdo!!! Esquisito!!!

Valmir Analista01/11/2012 12:53 Responder

Entendo que esse exame da Ordem nada mais é do que uma reserva de mercado, pois cada vez que aumenta o numero de aprovados na 1º fase, a 2º se torna mais dificil, e alem do mais uma continha rapida são R$ 200,00 por inscrição, analise em media cada exame ,mais de 100 mil inscritos. è uma mina de ouro. e só esse ana já foram 3 exames, e tem mais um previsto para Dezembro.

Paula Silvia Rodrigues Coelho da Silva advogada01/11/2012 13:08 Responder

Considero correta a aplicação do exame da Ordem e quero deixar claro que as exigências em relação ao exercício da advocacia deveriam ser maiores. O nível das inúmeras faculdades de fim de semana e o baixo nível dos bacharéis é motivo para a desvalorização da advocacia. Penso que é preciso aumentar as exigências, e não diminuir, sobretudo no campo da idoneidade , mas também da competência técnica. Talvez o que se possa é discutir patamares de atuação em face de resultados (notas), mas considero imprescindível melhorar a qualidade da advocacia.

André Golob Advogado01/11/2012 13:22 Responder

Infelizmente, a classe já esta desvalorizada, com a extinção do exame, meu Deus, tem gente que mal sabe escrever o próprio nome, terá que cuidar de problemas de terceiros, e pior, em muitos casos, poderá decidir novos rumos da vida de seu cliente. Absurdo acabar com essa Prova, ainda mais com o nº. de faculdades existentes. A Advocacia, vai se estabelecer como a profissão mais comum e da mesma forma, desvalorizada do país.

Antonio Cláudio advogado 01/11/2012 13:48

Respeitada a s/opinião, pesno que além da prática forense que os bacharéis já foram submetidos em situação acadêmica, agora, expostos ao mal fadado Exame da OAB, somente irão fomentar os milhares de cursinhos preparatório, e bem assim os vendedores de livros, que se dizem auxiliar os já formados em Direito. Porquanto, já passou da hora de extirpar mais essa sangria desatada, sob a pecha de \\\"Exame\\\", que só visa arrecadar mais $$$, não obstante o que já paguei às 2 Faculdades de Direito de meus filhos, o que não pouco não ... E tenho dito. Basta !

MALCO ANGIOLETTI Advogado01/11/2012 13:41 Responder

Não sei porque tanta indignação, o exame nem é tão difícil assim, basta se preparar adequadamente. Se a OAB pretendesse apenas arrecadar, extinguiria o exame e aceitaria todos os bacharéis como advogados, a arrecadação seria muitas vezes maior.

Maurílio carneiro profissional liberal 01/11/2012 14:02

doutor, quem mais ganha com isso são os cursos preparatórios que por sua vez tem tudo haver. não vou entrar em detalhes por conta de que, quem imputa tem o ônus da prova. porque tanto interesse assim numa prova que não prova nada para a pratica do dia a dia? bem sabe o senhor que a prova não vale de nada para as situações fáticas do mundo real, por isso, a prova deveria ser um orientador para o curriculum individual para que, caso precisasse demonstrar seu conhecimento em uma empresa, ali estaria uma comprovação para o ingresso como funcionário.

Ítalo Moreira Graduando- 10º período 02/11/2012 10:46

Você está enganado quanto a prova! Ela retrata a realidade fática sim. Basta estudar, o mínimo , durante a graduação que consegue-se o êxito!

cesar augusto bacharel em direito e autônomo 02/11/2012 11:41

Que realidade fática voce está falando? Só vou dizer uma coisa, neste último Exame de Ordem, ou seja o que está em andamento, o VIII, eu recebi um email dos BACHARÉIS EM AÇÃO, e a denúncia de um professor de cursinho preparatório para o exame de que a peça que cairia em Direito Tributário, seria um Agravo de Instrumento ou Apelação, e a coisa se concretizou que já me disseram que a peça que caiu foi um AGRAVO DE INSTRUMENTO. Terá sido só cincidência?

maurilio profissional liberal01/11/2012 13:49 Responder

se a prova fosse para testar conhecimento seria válido, mas não é, só serve para engordar os bolsos de pessoas inescrupulosas e gananciosas que não tem se quer conhecimento juridico para passar na propria prova que impõe aos que vem para o mercado de trabalho. isso é medo de perder o espaço, a mamata e daí por diante.

maurilio profissional liberal01/11/2012 13:55 Responder

a prova não é tão dificil para quem tem todo tempo do mundo para estudar, digo, \\\"SÓ ESTUDAR\\\", mesmo assim muitos não passam. se é para testar conhecimento, que não cobrem a famigerada taxa de inscrição. CADÊ A PROVA DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA QUE LIDA COM O BEM MAIOR, A VIDA?

Rosilene Ap. F. de Paula Advogada01/11/2012 14:57 Responder

Aquele que realmente detem o conhecimento nao deveria ter preocupacoes em ser avaliado. Infelizmente o que observamos hoje é um grande numero de cursos de \\\"direito\\\" que nao garantem, ao aluno, conhecimento necessario para iniciar , dignamente, a nobre profissao de advogado. Coloca-los diante de uma prova talvez os conduza a um aprimoramento de seus conhecimentos. Todo sacrificio feito para obter mais conhecimento, sem duvida aproveitara o futuro cliente que podera ter um profissional muito mais capacitdo e , assim, uma possibilidade maior em ver ser direitos perfeitamente defendidos. É o minimo que devemos esperar daquele que se propoe a ser um administrador da Justica e garantidor da vida , da liberdade e do patrimonio de outros.

Paulo Lauro Bacharel em Direito01/11/2012 14:58 Responder

Finalmente esta chegando a vez dos Bachareis de Direito ter um lugar ao sol, igualmente como todas os profissionais de outras cadeiras. E melhor ainda acaba com caça niquel da OAB, referente a cobrança da prova da Ordem. Vamos trabalhar para que esse momento chegue mais rápido possivel, pois esse direito é nosso, Bachareis de Direito.

Celma Chaves Taveira Acadêmica De Direito01/11/2012 15:27 Responder

O que a FGV vem fazendo com os alunos é um absurdo!!!! Os próprios professores das universidades reconhecem tal crueldade e nos orientam a entrar com recursos para anular questões que jamais deveriam constar de um Exame de Ordem. Já ouvi inclusive comentários diversos de que, a ordem dada pela OAB é de reprovação mesmo. a FGV tem se achado a última elaboradora da face da Terra. Como dito já aqui, só mesmo um cego não enxerga que o Exame da Ordem é uma reserva de mercado.

Bolívar Amorim Contador,Bel em Direito01/11/2012 15:40 Responder

Acho legal a preocupação da ordem com o serviço prestado a sociedade no entanto não vejo como justo que ao final do curso se pese esse conhecimento ao meu vê seria melhor a ordem avaliar tanto o Aluno ,assim como a Faculdade,sugestão a cada período cursado a ordem avalia a exemplo do ENADE ou uma disciplina na própria grade curricular que qualifique o profissional

Viviane Ceci Servidora Pública01/11/2012 17:46 Responder

Realmente é uma vergonha nacional apenas os bacharéis em Direito serem obrigados, para exercerem a carreira de advogado ou tentarem possuir experiência jurídica para prestarem concursos para determinadas carreiras, o exame da OAB que nada mais é uma forma ridícula dessa autarquia federal (pasmem!!!) de extorquir o dinheiro dos estudantes. Realmente os donos dos cursinhos preparatórios são, na sua grande maioria, integrantes da OAB. Onde estão as provas dos médicos, dos engenheiros, arquitetos, biólogos, etc??? O MEC e o governo federal devem fiscalizar e exigir das instituições de ensino um curso à altura, não dos indivíduos que finalizaram seus cursos. Vamos nos mover e enviar manifestos ao Congresso Nacional nesse sentido.

cesar augusto bacharel em direito e autônomo 03/11/2012 12:33

Viviane a OAB não é uma autarquia, não é entidade pública e nem privada, é simplesmente uma entidade IMPAR, e voce sabe o quer dizer o que é uma entidade IMPAR? Viviane até o STF infelizmente deu esta denominação que nem os próprios ministros não sabem explicar e se rendem a esta entidade que tem poder de indicar o seu 5º Constitucional, sem que o advogado tem sido concursado para magistratura, isso é que para ficarmos pasmados. Voce como funcionária pública não teve que prestar concurso, então porque alguem que vai receber proventos do Estado não tem que passar pelo mesmo critério como diz a lei. NINGUEM ENTRA NO SERVIÇO PÚBLICO SE NÃO ATRAVÉS DE CONCURSO. Infelizmente no Congresso Nacional não tem ninguém com aquilo rôxo para enfrentar a OAB que já derrubou o Presidente Color justamente por causa deste exame, e muitos ali não sabem e nem leram a Constituição Brasileira. UM SEMI ANALFABETO PODE SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA, COMO FOI O LULA, E O BACHAREL EM DIREITO NÃO PODE SER ADVOGADO. PODEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!!

Lu Maia Bacharel01/11/2012 18:28 Responder

O exame da Ordem é uma forma da OAB controlar o número de advogados no mercado. Os antigos não querem perder para os mais novos. Mas duvido se algum desses doutores conseguem, hoje, passar em uma dessas provas. Se todos somos iguais perante a lei, então devereia haver uma prova para renovação da carteira da ordem., para aqueles que são advogados sem nunca terem prestados exames.

JORGE ANTUNES Advogado01/11/2012 18:32 Responder

Gente, deixe o mercado decidir. Quem não tem competência não se estabelece. Todo aquele que cause dano a terceiros tem o dever de indenizar. Aqueles que passam os anos nos bares da vida e aparecem no dia da prova para colar, pagarão a conta no momento oportuno. A vida é dura e a lei também.

Elevir Ramos de lIma bacharel01/11/2012 19:07 Responder

È um absurdo ter essa prova injusta, mas é claro quem manda são os poderosos da classe e infelismente vai continuar e os bachareis vao continuar a trabalhar como eternos estagiarios.

jorge luiz salmeirao Corretor01/11/2012 20:12 Responder

O exame não vai acabar nunca meus amigos,é muita gente mamando nesta teta... Cpi neles!

Elizete professora01/11/2012 20:49 Responder

Um bom profissional se conhece através do seu trabalho, no dia-a- dia.

ANGELO aposentado01/11/2012 20:56 Responder

A solução é simples, faça um sorteio na OAB de alguns advogados atuante e coloque-os junto com os bacharéis para fazer a prova, se 51% passar estará provado que a prova é justa.

SONIA GRADUADA EM DIREITO01/11/2012 21:32 Responder

Creio que o exame da ordem afronta a carta maior, quanto ao livre exercício da profissão, no entanto,a própria CF concedeu a OAB o direito de controlar profissionais respectivos. Para acabar com esse impasse, como aduz no artigo 5º CF \\\"devemos tratar os iguais como iguais e diferentes como diferentes\\\", o melhor seria criar para outras profissões exame de igual forma. Mas como? Olha o perigo...Não teríamos mais professores, médicos, engenheiros, arquitetos...: odontólogos, psicólogos, cardiologistas, pediatras, ...ENTÃO, QUAL É A SOLUÇÃO DEFINITIVA? ACABAR COM QUEM QUER MONOPOLIZAR A JUSTIÇA! TEMOS ACABAR COM A OAB ou então exigir que os presidentes, secretários, conselheiros,...da própria OAB prestem exame de qualificação!!!!! (SEM TRAMÓIA, CLARO!!!) rsrsrsr DESSA FORMA CERTAMENTE NÃO TERÁ MAIS OAB!!!!!!

Elisa Advogada01/11/2012 23:14 Responder

Essa discussão é velha: é a eterna luta entre o ser e o dever ser, entre o bem e o mal. As faculdades de direito não são boas, mas deveriam ser; o MEC não fiscaliza as faculdades de direito, mas deveria fiscalizar; o estudante de direito não aprende na faculdade, mas deveria aprender; todo bacharel em direito deveria ser bem formado, mas não é; os políticos não são honestos, mas deveriam ser. Enfim, as mazelas não deveriam existir, mas existem. O Exame de Ordem foi criado para coibir ou, pelo menos, minimizar os abusos na indústria do ensino, notadamente do ensino do direito, e, no início, tudo funcionava bem, sem problemas. É verdade que, depois, surgiu também a indústria dos cursinhos preparatórios para o Exame de Ordem, da mesma forma que os cursinhos preparatórios para o vestibular. Tudo deveria ser perfeito, mas não é. Não se pode negar, entretanto, que a OAB, dentre tantos órgãos representativos de grupos profissionais, é a entidade que mais luta pelos interesses de seus afiliados, em amplo sentido, inclusive com relação ao Exame de Ordem. Muitos fizemos o Exame de Ordem e fomos aprovados na primeira tentativa, outros tentam tantas vezes e não conseguem a aprovação. De quem a culpa? Da OAB? Das Escolas? Do MEC? Do Governo? Não queria estar na pele dos que não logram a aprovação, mas não queria, também, submeter-me a ser assistida por maus profissionais, o que haverá em muito maior número sem o Exame de Ordem do que com o Exame de Ordem. O Deputado Mário Couto, ontem, falou na tribuna da Câmara dos Deputados, em alto e bom tom, que a maior parte dos parlamentares são desonestos, e conclamou o TCU a conferir o patrimônio de seus pares. ISTO DEVERIA SER MENTIRA, MAS NÃO É !!! Fiquei sabendo, recentemente, que no Japão, onde acontecem tsunamis e outras catástrofes naturais, HÁ MAIS DE 20 ANOS NÃO ACONTECEM ASSALTOS. Isso deveria acontecer também no Brasil, mas não acontece. Precisamos aprender a valorizar os bons esforços, mas não aprendemos!!! Deveríamos ser sensatos, mas não somos!!!

Julio Flores Filho Web Master01/11/2012 23:24 Responder

Enquanto não melhorarem o ensino o EXAME da ORDEM deveria ser Anual.

Ítalo Moreira Graduando- 10º período 02/11/2012 10:31

concordo. Há em média, 4 exames por ano e as pessoas não estudam e ainda reclamam de não passar em nenhum deles!

Zélia universitária02/11/2012 0:00 Responder

Não sou a favor da extinção do exame, mas sou totalmente a favor de uma profunda revisão dele, tanto no que diz respeito às questões da prova como do preço da inscrição.

MONICA bACHAREL EM DIREITO02/11/2012 3:51 Responder

SE O BACHAREKL EM DIREITO TEM QUE SER TESTADO PELA OAB, SE TEM A CAPACIDADE DE EXERCER O QUE APRENDEU... ENTAO SOU A FAVOR QUE TODASSSSSSSSSSSSSS AS CARREIRAS TERIAM QUE SER DA MESMA FORMA , PRINCIPALMENTE AS QUE LIDAM COM VIDAS DIGO AREA DE SAUDE, MEDICOS DENTISTAS, ENFERMEIROS, .... POR QUE SO OS ADVOGADOS... SE SERVE PARA UM TEM QUE SER PARA TODOS OU PARA NENHUEM ... ONDE ESTA A DEMOCRACIA,,,, PAIS MONOCRATICO.... QUE ISSO... NAO DIGO QUE TENHA QUE TER FIM ,,, MAIS ENTAO INICIE PARA TODAS AS CARREIRAS OU ENTAO ACABE COM ESSA PATIFARIA,,, POIS O ADVOGADO NAO E A MAIOR PROFISSAO DO PLANETA BRASIL,,, E ENCHER BOLSOS COM BOAS NOTAS ... BOM MEIO DE GANHAR DINEIRO ENTAO ROUBEM DE TODAS AS CARREIRAS,,, PRONTOOOOO

Rita Dau Fonoaudióloga02/11/2012 6:04 Responder

Não só o exame da OAB,como todos os profissionais de nível superior ou não,tem que ser avaliado.Infelizmente o Brasil é o país do jeitinho,vemos tantos diplomas sendo vendidos e corremos o risco de cair nas mãos de um falso profissional. Tem que mudar esse jogo de empurra,na realidade ninguém quer se responsabilizar pelo fato.Temos é que ter um ensino de qualidade,dando incentivo e condições de base na formação acadêmica e cada órgão responsável por cada área fiscalizar e vetar as irregularidades.

Ítalo Moreira Graduando- 10º período02/11/2012 10:29 Responder

Se o bacharel não consegue fazer uma peça processual na prova, com consulta a legislação, não pode ter um caso prático em mãos para cuidar! O trabalho do advogado, assim como de outros profissionais, é sério e precisa-se de pessoas MINIMAMENTE capacitadas! O exame não é tão difícil: 50% na 1ª etapa e 60% na 2ª. Não sou melhor do que ninguém e, estudei o mínimo na graduação, e obtive êxito ainda no 9º período do curso. Invés de reclamar, os bacharéis aqui deveriam estudar!!!!

Magno Souza Estudante de Direito02/11/2012 11:10 Responder

Lembrando que doutor é quem faz doutorado.A Lei de 11 de agosto de 1827, responsável pela criação dos cursos jurídicos no Brasil, em seu nono artigo diz com todas as letras: \\\"Os que frequentarem os cinco anos de qualquer dos Cursos, com aprovação, conseguirão o grau de Bachareis formados. Haverá também o grau de Doutor, que será conferido àqueles que se habilitarem com os requisitos que se especificarem nos Estatutos que devem formar-se, e só os que o obtiverem poderão ser escolhidos para Lentes\\\". A tradição faz com que nos chamemos de Doutores. Mas isso não torna Doutor nenhum médico, dentista, veterinário e, mui especialmente, advogados.

vitória estudante02/11/2012 14:59 Responder

Para que a justiça aconteça, que todos passem pelo exame não só os bachareis que hoje saem das faculdades mais os renomados ADVOGADOS também, só na cabeça dos nossos politicos, do Presidente da OAB, do STF, do STJ e de alguns advogados e estudante cabe essse absurdo, quantas matérias de direitos surgiram e vão surgir com a sociedade, porque o direito nasce no ceio da sociedade, o que deve exigir é especialização não prova da OAB para que possam sugir bons profissionais, mais os nossos dirigentes não estão interessados e nem quer aconteça isso, senão iam ser banidos das profissões e do congresso é muita sujieira, que paìs é esse? que caia por terra essa prova indigna e fraudulenta que não avalia profissional nenhum.

NAYARA autonoma02/11/2012 15:14 Responder

Esse Exame absurdo ja ficou provado que não é nada correto e nem eficaz, prova disso, é as mudanças de empresas que faz o exame, a quantidade de cursinhos que surgiram, o valor cobrado pela inscrições, a avaliação tinha que ser proposta pelo MEC não pela OAB, no meu entendimento a OAB organiza e fiscaliza a atuação dos advogados ,avaliar quem está apto ou não esse papel é das universidades e do MEC, congresso vamos acabar com esse absurdo,lei inconstitucional não deve existir.

DSB Advogado02/11/2012 15:37 Responder

VÃO ESTUDAR CAMBADA DE DESPREPARADOS...

Almerindo Matemático02/11/2012 16:16 Responder

Uma prova de que este exame é necessário é o baixo número de aprovados no exame da OAB. Um sinal claro de que tanto as faculdades quanto os candidatos sao deficientes em suas competências.

Gláucia graduada em direito02/11/2012 16:18 Responder

Estou no múnimo indignada, com estes \\\"advogados\\\" que colocam suas opiniões á favor do exame, quanta ignorância e falta de bom senso... mesmo que haja aprovação, isso não prova que seja bom profissional... Uma vez que prova alternativa não mede conhecimento!!! E quanto á prova prática, todos sabem que sempre foi, e sempre será escolhida a matéria mais fácil, que tenha menos conteúdo... e quem garante que a matéria escolhida é a que será exercida!!! E este então \\\"advogado\\\" foi AVALIADO corretamente para trabalhar??? E estes ADVOGADOS agora escandalizados com o provável banimento do exame, será que estão exercendo a matéria a qual escolheram e foram avaliados, será passariam hoje numa nova avaliação??? Quem avalia é o resultado do próprio trabalho, me orgulho dos profissionais que não temem o banimento do exame, e envergonho dos que temem seu banimento pois demonstram que são ruins, hipócritas, pois um já desejaram seu fim, e hoje no entanto temem a concorrência!

Lilian Divina Leite Advogada02/11/2012 16:26 Responder

Escrevi este texto antes de passar no Exame Sou a favor do exame de Ordem, não da forma como vem sendo aplicado, mas eu sou a favor do Exame. Os meus motivos podem parecer egoístas, estudei em uma Universidade cujos professores não tinham dó do aluno. Para conseguir passar nas disciplinas, tive que ler Doutrinas e mais Doutrinas que sei que, muitos estudantes de Direito se quer ouviram falar. Durante cinco anos não pude relaxar ou curtir qualquer coisa que seja, enquanto todos estavam ?curtindo a vida? eu estava estudando. Enquanto amigos e conhecidos estavam gastando com roupas e viagens, eu estava comprando livros. Alguns deles são marcados com lágrimas, quantas vezes chorei enquanto estudava, por vezes tinha que estudar três ou quatro doutrinas só para fazer uma prova. Isso não era prazeroso, parecia mais uma tortura sem fim. Estresse? Era uma coisa comum entre meus colegas. Dos que começaram comigo, somente 19 colaram grau no mesmo dia que eu, os demais não agüentaram a pressão, outros desistiram ou deixaram para depois. Não se paga Universidade Federal, então, o problema não era falta de grana, pararam em razão da dificuldade do curso. Ontem fui à Defensoria Pública de São Paulo, havia cerca de 300 pessoas para serem atendidas, alguns chegaram as 6h para pegar uma senha. Depois de ser atendida e passar por várias pessoas, enfim consegui ter acesso a ?Advogada?, que nada mais era do que uma estagiária auxiliada por outro estagiário. Todas aquelas pobres pessoas pensavam tratar-se de Advogados, mas pelo desconhecimento quase total da Lei, logo percebi que não eram Advogados, apesar de estarem vestidos como tais e se comportarem com uma típica arrogância, era fácil perceber que possuíam pouquíssimo conhecimento jurídico. Fiquei com dó das pessoas que passaram o dia todo para conseguir falar com aqueles ?Advogados?. Não estou dizendo que estagiários não tem competência, conheço alguns que são melhores que muitos Advogados formados há muito tempo, estou criticando os estudantes que nunca se quer leram uma doutrina inteira, que fizeram uma faculdade de Direito brincando, colando ou comprando seus diplomas com mensalidades altíssimas. Não acho justo que sejam chamados de Advogados. Quando penso em todo sofrimento dos meus colegas para terminarem a faculdade, dos finais semanas que passávamos estudando enquanto outros passeavam, não consigo aceitar que aqueles que não têm um décimo de conhecimento que temos sejam chamados, reconhecidos como Advogados e igualados a nós. Terminei o curso em Setembro de 2009. Estou aguardando pela segunda vez o resultado da 2ª fase que sai dia 20/05/2011, não acho justa a forma com que a banca examinadora tem agido. Muitos especialistas têm afirmado que a prova tem sido tão difícil quanto as de concursos de Magistratura. Sem falar nas injustiças absurdas que tem ocorrido por parte da Banca Examinadora. Acredito que muitas coisas referentes ao Exame devem mudar, mas não concordo em acabar com ele. Ainda que tenha que fazer muitas outras provas, vou continuar sendo a favor. Porque quando alguém me chamar de Drª e confiar muitas vezes a sua vida em minhas mãos, eu quero ter certeza que sou digna de tal respeito e confiança. Quero deixar claro que também fico indignada quando vejo analfabetos jurídicos que são inscritos na OAB, pessoas que adquiriram o Título de Advogado antes de existir o Exame de Ordem. Confesso que quero morrer quando vejo a ignorância de muitos Advogados que tem seus nomes inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil. Quase tive uma sincope quando a tia Advogada de um conhecido ficou indignada com a justiça brasileira por confundir uma Contestação com uma Sentença. Como isso? Alguém fez a Petição e ela só usou do ?poder? da assinatura. Até um estudante de 1º Período do ?Varejão do Ensino? sabe a diferença. Sim, eu sei que existem aberrações inscritas na OAB. Sei perfeitamente que existem advogados que não tem a metade do conhecimento que muitos estudantes de direito tem. Mas isso não justifica o fim do Exame de Ordem. Não é justo detonarmos o respeito que o título de Advogado ainda carrega, abolindo a prova que avalia o Bacharel e concede sua inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil. Enquanto lia os Clássicos e Doutrinas Jurídicas, sonhava em ajudar pessoas e não em atrapalhá-las. Porque é isso que acontece quando ?Advogados? sem capacitação nenhuma faz com as pessoas, atrapalham, isso quando não destroem suas vidas e sonhos com sua incompetência advinda da falta de conhecimento. Demorei anos para conseguir ingressar em uma Universidade Federal, mais outros para ser Bacharel, e estou disposta a esperar tantos anos quantos forem necessários para ser digna de ser chamada de Advogada. Pode até demorar, mas quero merecer o título e poder assim honrar a categoria como sonhei desde menina. São Paulo, 17 de maio de 2011 Lilian Divina Leite http://blogdaliliandivina.wordpress.com/2012/08/23/exame-de-ordem-2/

Rodolfo Marques Peão por falta de opção03/11/2012 0:58 Responder

Graça e Paz amigos: Hoje, dia 02/11 posso afirmar à todos que tenho a convicção que de ano que vêm não passa!!! O exame vai acabar sim, mas não por muito tempo!!! Pois, infliezmente têm muitos corruptos que estão pensando só em dinheiro, dinheiro, dinheiro... Que Deus possa nos abençoar com esta anulação de prova e se for anulado eu vou recorrer querendo o meu dinheiro de volta, pois tentei 7 vezes esta prova e até hoje não passei...Perdi várias oportunidades por não ter a Carteira de Advogado... Peço a Deus justiça, pois só Ele é capaz de nos ajudar neste momento tão importante para as nossas vidas e, quem já possui a OAB não fique indignado, pois você é um abençoado... Um abraço e que Deus abençoe as nossas Carteiras de Advogado que já estão preparadas para serem bem usadas...

Irene Santos Professora 03/11/2012 17:28

Prezado Rodolfo Marques, que Deus abençõe a todos os bachareis em Direito e principalmente você que é pessoa de fé, e em suas palavras transmitem energias positivas, que confortam as pessoas que leem sua mensagem. Amém para sua mensagem.

Regiane Estudante no Curso de Direito03/11/2012 1:07 Responder

Sou a favor que continuem com o exame da OAB, e que passem esse tipo de exame para todos os cursos de ensino superior, pois do mesmo jeito que advogados podem perderem prazos, engenheiros podem construir casas mau arquitetadas e médicos e enfermeiros podem em vez de salvar vidas acabar matando pessoas. Por falta de uma maior ou melhor um exame que te mostra se vc esta pronto para exercer a profissão ou não. EU DIGO SIM, AO EXAME DA OAB. Que continue sempre.

RAFAEL estudante de direito03/11/2012 1:16 Responder

ACREDITO QUE O EXAME DA ORDEM EXERCE GRANDE IMPORTÂNCIA POIS ATRAVÉS DO MESMO PODEMOS VER A QUALIFICAÇÃO DOS ESTUDANTES DE DIREITO BEM COMO ANALISAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS AO LONGO DOS 5 ANOS DO CURSO DE DIREITO, NÃO PODEMOS PERMITIR QUE BACHARÉIS QUE NÃO SÃO GABARITADOS PARA PASSAR NO EXAME DA ORDEM EXERÇA A PROFISSÃO, POIS O ADVOGADO DEFENDE O CIDADÃO, REABILITA VIDAS, MUDA A NAÇÃO. SOU ESTUDANTE DE DIREITO E SOU COMPLETAMENTE A FAVOR, QUEM É BOM PASSA NO EXAME, O QUE É O MINIMO PARA QUEM SE DISPONIBILIZA, JULGAR. DEFENDER, ANALISAR CAUSAS QUE ENVOLVEM A VIDA DO HOMEM.

DR. NATANAEL ARAUJO ADVOGADO03/11/2012 14:17 Responder

Nobres colegas que opinam pela desnecessidade da prova da OAB! Nós, advogados, já não somos respeitados como deveríamos pelos juizes e promotores, ao argumento de que eles se submeteram a concurso; o nosso contra argumento é que também nos submetemos à um rigoroso concurso também, que é a prova da OAB. Imaginem se não tivermos este contra argumento; vamos literalmente ser enxotados, quando nos defrontarmos com aqueles no nobre exercício da defesa. Vocês querem desta forma? Nós é que vamos sair perdendo com certeza.

Robson Advogado03/11/2012 14:55 Responder

O exame é necessário, só tem que ser mais fiscalizado, no entanto, todos sabem!, quantos alunos de direito querem alguma coisa de verdade, muitos são aventureiros, e assim será com seus clientes, que correrão o risco de terem seu direito \\\"perdido\\\" por maus profissionais! Tem que haver o exame, a peneira é necessária, a população não pode sofrer, o ministério da educação não fiscaliza a banalização dos cursos de direito em todo país, assim a OAB de alguma forma tem que proteger a população, e o único meio emergente e viável é o exame, que deveria se estender para outras profissões, pois somos todos os dias vilipendiados por maus profissionais que assumiram as carreiras sem critérios, digo mais, não podemos ser cobaias para inexperientes! Pensem, mesmo com o exame, quantas pessoas sofreram e sofrem! A realidade do exercício da advocacia, tem que ser exercida afinco de não expor a população ao perecimento de seus direito! Cordialmente! Robson !

jose maria de queiroz advogado03/11/2012 17:41 Responder

acredito que o bacharel que faz o curso numa boa faculdade e realmente estudou com a vontade real de tornar-se um bom profissional não deve temer a exame nenhum quiçá o da OAB , se ele é capaz não tem o que temer, agora quem se forma nessas faculdades (Mac Donald de ensino de direito) realmente não deve nem passar perto do local da prova pois vai ficar patinando e nunca vai passar, eu fiz o exame no 9º periodo e depois fiz qdo colei grau, passei nos dois com nota superior a 8, fiz a UCAM /RJ.

Carlos Augusto Estudante de direito e Taxista04/11/2012 16:22 Responder

O que me deixa muito indignado e que se formou anres de 1994 nao precisou fazer a prova da ordem entao quer dizer que esse profissionais nao prestam...me explica isso entao que so vai ter valor aquele que passar na prova,entao quem se formou antes de 94 e um mal profissional e isso.

Samuel Teixeira Martins advogado - oab/rj 6011-D04/11/2012 17:07 Responder

Não há dúvidas que é necessário haver maior controle das Universidades ou Faculdades. Entretanto, não se pode considerar o exame da ordem como sendo o filtro dos bons ou maus bachareis do direito quanto a sua formação acadêmica. Por força da isonomia, deveria os inscritos a tempos pretéritos na OAB passar por esta avaliação. Qual seria o resultado desta reavaliação?

jose maria de queiroz advogado04/11/2012 20:22 Responder

Data Venia Dr Samuel a lei do exame de ordem tem efeito ex nunc, alem de que esses profissionais anteriores à lei tem como prova os processos em que atuaram e atuam até hoje, pois já provaram sua proficiência e os que não provaram com certeza não estão no mercado hoje por incapacidade profissional,como disse antes quem tem capacidade não deve temer qualquer tipo de exame , quem sabe sabe e pronto não há o discutir ,tem que peneirar e excluir os turistas do direito, quem estuda passa.

SIMONE Humorista16/11/2012 1:04 Responder

Olá pessoal, fiz questão de ler todos os comentários a fim de encontrar pelo menos um mencionando o que sabido, notório, publico e descarado, ou seja, paarentes e amigos não fazem a prova, porque o QIZAO só fornece o nome do adevogado já doutorado na malandragem e OAB dá a carteira, pois o pilantra nem paga pela carteira. mais podridão praticada por instituição sui generis, que ate dias destes tinha um rábula como presidente, o infame nem graduado era, ex. Evaristo da Veigo que so graduou aos 45 anos e já era famoso criminalista.

Rosane bacharel e corretora de imóveis28/11/2012 14:19 Responder

Sou a favor do exame, mas da forma que está sendo feito, pois tornou-se um comércio lucrativo, tanto para a OAB como para os cursinhos. O que deveria acontecer é um exame justo que analise o bacharel para o mercado de trabalho, não adianta essa prova cheia de pegadinhas manjadas isso é substimar a capacidade é ridículo, não é assim que teremos advogados preparados, teremos sim máquinas programadas para desvendar pegadinhas, kkkk!

edvar Advogado30/12/2012 19:47 Responder

Terminei o Curso de Direito com pouco conhecimento, fiz cursinho (sem ele não da) passei na 3ª tentativa, passei bem nas primeira fase e reprovei duas vezes na 2ª, mas se tivesse passado na 1ª tentativa (foi de raspão), passaria sem saber quase nada, com o tempo vi que não sabia quase nada mesmo, então o exame tem que continuar, pois força quem não aprendeu na faculdade a buscar conhecimento, penso que tem que ter prova em todos os cursos, a prova da OAB não é dificil como dizem, se um cara leigo fizer um bom cursinho ele consegue passar, quem reprova e quem teve uma graduação ruim e não busca estudar como se deve.

Cidadão indignado Autônomo24/04/2013 11:17 Responder

Os advogados incompetentes aceitam o exame da ordem porque o interesse é a reserva de mercado.

FABIANA SANTOS ECONOMISTA06/06/2014 12:42 Responder

ACONTECE O SEGUINTE; O MEC, E TODOS POLITICOS COMPRADOS, DEIXOU O CURSO DE DIREITO AO DEUS DARÁ, O ENEM, ABRIU AS PORTAS DA FACULDADE DE DIREITO QUE ERA UM CIRCULO FECHADO DO BOLINHA, ENTROU GENTE DEMAIS, AGORA, ELES FECHARAM AS PORTAS PRA FORMADOS, NAO QUEREM DEIXAR ENTRAR NO CLUB DO BOLINHA, E DIZ QUE NAO PÉ RESERVA DE MERCADO, EQTO ISSO, AS COBRANÇAS PRA TAL EXAME E ALTO NUMERO DE PESSOAS QUE FOMENTAM A INDÚSTRIA DE LIVROS, DE CURSINHOS PREPARATORIOS, DE CURSOS DEPÓS GRADUAÇAO, DE LEIS, CODIGOS ETC... NAO QUEREM ACABAR COM O CAIXA DE MILHOES EM REAIS, UM GRUPO PEQUENO COMO A OAB, JAMAIS VAI PERMITIR QUE NAO SI FAÇA O EXAME, OU O MEC, TOMA PROVIDENCIAS, OU VAI CONTINUAR ESSA BRIGA AI ETERNAMENTE, RSRSRRSRS ELEIÇOES A VISTA, GRANA SOBRANDO, PQ VOU DAR UM CARIMBO PRA UM BACHAREL SE ELE PODE ME SUSTENTAR POR MUITO TEMPO? É A MANEIRA MAIS FACIL DE GANHAR DINHEIRO, RSRSRSRRS, PORQUE VOU FACILITAR SE, PODEMOS COMPLICAR??? EITA PAÍS DAS INJUSTIÇAS SOCIAIS....LUTAM TANTO PELOS DIREITOS DO CIDADAO QUE NAO DEIXAM O PROPRIO COLEGA TRABALHAR, ISSO QUE É DEFENDER DIREITOS PRÓPRIOS.........KKKKKKKKKKKKKK

Conheça os produtos da Jurid