Clube dos 13 deve aderir a projeto que dá oportunidade de emprego a presos

A ideia é proporcionar vagas de trabalho nos clubes e oferecer a prática de esportes para os jovens.

Fonte: STF

Comentários: (0)




O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, recebeu, na tarde desta quinta-feira (15), representantes do Clube dos 13, entidade que congrega os principais clubes do futebol brasileiro, para falar sobre o programa que oferece a presos oportunidades no mercado de trabalho. A ideia é proporcionar vagas de trabalho nos clubes e oferecer a prática de esportes para os jovens.

"A participação do Clube dos 13 no programa Começar de Novo demonstra que a sociedade brasileira está efetivamente disposta a resolver, com eficácia e máxima transparência, o secular problema da reinserção social dos egressos do sistema prisional. Mais uma vez, o futebol torna-se agente de integração, agora com horizontes ampliados, já que inclui o fortalecimento diário e salutar do exercício pleno da cidadania", disse o ministro Gilmar Mendes.

O presidente da Comissão Especial de Responsabilidade Social do Clube, André Sanches, saiu animado do encontro e disse que até o final do ano deverá ser firmado acordo para inserir egressos e menores infratores nos clubes de futebol. ?Nós, do Clube dos 13, aproveitando a proximidade da Copa do Mundo e a paixão que todo brasileiro tem por futebol, vamos nos engajar na responsabilidade social para poder ajudar a sociedade brasileira?, afirmou.

Outro ponto a ser discutido dentro do programa é a indicação de um jogador de futebol para atuar como embaixador ou padrinho do projeto. Para André Sanches, é preciso perder o preconceito de pensar que uma pessoa que cometeu um crime e pagou por ele na prisão não pode voltar para a sociedade. ?Os clubes estão encampando a proposta do CNJ?, defendeu.

Segundo o secretário-geral do CNJ, Rubens Curado, a proposta é trabalhar na ressocialização de egressos do sistema penitenciário, até como mecanismo de segurança pública, para evitar que eles retornem ao crime. Para Curado, a aproximação com o Clube dos 13 pode fazer com que, por meio do futebol e da mídia ligada ao futebol, haja uma disseminação social do tema e que sirva como exemplo para outras entidades.

?Fomos surpreendidos positivamente ao perceber que o Clube dos 13 também tem uma comissão de responsabilidade social, com alguns trabalhos ligados a egressos e a menores, fazendo então um casamento entre a iniciativa do CNJ e a iniciativa do clube?, sustentou Rubens Curado.

Começar de Novo

Criado pelo CNJ com a finalidade de mudar a situação prisional do país, o programa "Começar de Novo" oferece a presos oportunidades no mercado de trabalho. Além dos mutirões carcerários ? em que é avaliada individualmente a situação do cumprimento da pena de todos os presos em um determinado presídio ?, as ações do "Começar de Novo" abrangem convênios com entidades como Sesi, Senai e Fiesp, visando ao treinamento e a capacitação de presidiários.

Um dos pontos altos do programa é a contratação, por órgãos do Judiciário, de presos que já cumprem pena em regime domiciliar, condicional ou semiaberto. O objetivo é favorecer a recuperação social dos presos, a começar pela reinserção no mercado de trabalho.

Palavras-chave: presos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/clube-13-deve-aderir-projeto-que-oportunidade-emprego-presos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid