Cenário brasileiro abre oportunidades para empreendedorismo em Recuperação de Créditos Tributários

Empreendedores relatam oportunidades diante de tamanha complexidade fiscal e contábil no país.

Fonte: Enviado por Nathalia Bellintani - InformaMidia

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Somos um país empreendedor. Mas, cada vez mais, aqueles que decidem comandar seu próprio negócio se mostram despreparados para tal missão – dificultados, principalmente, por um sistema tributário complexo e constantemente passível de atualizações. Em meio a riscos constantes de pagamentos indevidos e empecilhos financeiros, as oportunidades para os profissionais de Recuperação de Créditos Tributários (RCT) se mostram completamente otimistas como solucionadores destes desafios.


Toda empresa está submetida a extensos impostos anualmente – contudo, são poucas aquelas que os administram corretamente. Segundo dados do IBGE/Impostômetro, cerca de 95% das companhias brasileiras pagam tributos indevidamente, em quantias a mais do que deveriam. Fora a dificuldade inevitável da adequação frente à legislação nacional, às inúmeras obrigações acessórias e uma fiscalização cada vez mais preparada, capaz de cruzar toda a cadeia de informações e detectar erros e indícios de sonegação.


Em meio a dados cada vez mais digitalizados, esse é o cenário propício para o destaque dos profissionais de RCT – oferecendo serviços lastreados na tecnologia para assumir o papel de verificador e identificador de oportunidades através da leitura digital. “Diante da dificuldade constante em acompanhar e se adequar à legislação tributária, é essencial contar com o apoio de uma ferramenta robusta, que facilite e otimize a conferência eletrônica de documentos, a identificação de pagamentos indevidos ou a maior e que indique os procedimentos necessários para mitigar riscos e recuperar créditos”, afirma o CEO da e-Auditoria, plataforma de solução para o empreendedor tributário, Frederico Amaral.


Exemplos de oportunidades nessa área, não faltam. Esse foi o cenário identificado por Diego Gomes dos Santos, sócio da Devant - Recuperação Tributária. Fundada em 2019, a companhia encontrou no mercado a oportunidade para disseminar a possibilidade de recuperação de valores pagos indevidos, devido ao baixo conhecimento da importância desta ação. “Muitos dos nossos clientes não conheciam as dores que tinham, e acabavam pagando muitos valores a maior e perdendo competitividade. Com nossas soluções, começaram a entender como realmente empreender e ter sucesso financeiro”, compartilha.


Contar com o apoio de um sistema que consiga gerar relatórios detalhados, verificar cálculos, identificar a falta de informações e processar dados de forma mais veloz, traz uma imensa confiabilidade e respeito do negócio no mercado – contribuindo não apenas para uma maior saúde financeira, como também atraindo olhos de investidores e parceiros internacionais. “Um sistema robusto que suba arquivos e faça encontro das informações de forma automática, é o que dá força para escalar a empresa e elevar sua produtividade”, complementa.


Com mais qualidade e segurança nas informações, respaldo judiciário, facilidade no armazenamento e verificação de documentos, os avanços tecnológicos no setor permitiram, ainda, a criação de departamentos específicos para essa tarefa – podendo operar, de forma complementar, em escritórios jurídicos e de contabilidade, no oferecimento de serviços mais assertivos aos clientes.


Essa foi a estratégia de Bruno Nascimento, sócio da AJ Contábil, escritório familiar fundado em 1984. Após terem vivenciado o amadurecimento do mercado referente à importância da RCT, a companhia estruturou um setor específico para esse segmento pautado no apoio tecnológico, de forma que pudessem não apenas atender às necessidades dos clientes com mais efetividade, como também fidelizá-los. “A contabilidade já está se tornando um produto padrão, e precisamos sempre nos diferenciar no mercado. Com um setor de Recuperação de Créditos Tributários robusto, é possível obter muito mais êxito na identificação e recuperação de todos os valores indevidos, tornando o negócio referência e autoridade em sua área”, defende.


Em um sistema tributário cada vez mais tecnológico, não faz sentido adotar técnicas manuais e arcaicas nos processos de revisão fiscal e recuperação tributária. Da mesma forma, não adianta dispor de soluções específicas e não as utilizar a seu favor. “Diante de um mar de oportunidades, o segredo de sucesso para aqueles que buscam empreender no ramo está na união de dois fatores essenciais para uma boa recuperação: contar com o apoio irrestrito de um sistema tecnológico que permita a análise e identificação dos tributos pagos excessivamente e, acima de tudo, de uma equipe robusta por trás, que faça o trabalho de acompanhar as alterações normativas e conferir se procedimentos estão corretos. Automatizando essas tarefas, muitas portas de sucesso serão abertas para os profissionais de RCT”, acredita o CEO da e-Auditoria.


Sobre a e-Auditoria: A e-Auditoria é empresa de tecnologia especializada em auditoria digital. Sua plataforma traz segurança e agilidade na detecção de inconsistências nas declarações contábeis, fiscais e trabalhistas, o que reduz o risco de multas e autuações, além de identificar tributos recolhidos indevidamente pelas empresas, possibilitando a recuperação de créditos.

Palavras-chave: Cenário Brasileiro Abertura Oportunidades Empreendedorismo Recuperação de Créditos Tributários

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/cenario-brasileiro-abre-oportunidades-para-empreendedorismo-em-recuperacao-de-creditos-tributarios

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid