CCJ aprova integralidade e paridade para aposentadoria por invalidez permanente no serviço público

A PEC tramita em regime de urgência e segue para dois turnos de votação no Plenário

Fonte: Agência Senado

Comentários: (1)




Servidores de estados, do Distrito Federal e de municípios que entraram no serviço público até 31 de dezembro de 2003 e se aposentaram – ou venham a se aposentar – por invalidez permanente poderão ter integralidade de vencimentos e paridade com servidores da União. Proposta de emenda à Constituição (PEC 5/12) com esse objetivo foi aprovada nesta quarta-feira (7) nesta Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A PEC tramita em regime de urgência e segue para dois turnos de votação no Plenário.


A proposta foi inserida de última hora na pauta de votações da CCJ a pedido do relator, senador Alvaro Dias (PSDB-PR). Segundo ressaltou, a PEC 5/12 vem corrigir, principalmente, uma injustiça para com os trabalhadores que entraram no serviço público antes de 15 de dezembro de 1998 – quando entrou em vigor a Emenda Constitucional nº 20 (primeira Reforma da Previdência) – e já foram aposentados por invalidez permanente.


Muitos servidores nestas condições foram prejudicados com redução de proventos, acrescentou Alvaro Dias, por não terem atendido aos requisitos de tempo mínimo de contribuição e idade exigidos à época da aposentadoria. A intenção maior da PEC 5/12 é livrá-los das regras de proporcionalidade de vencimentos e do fim da paridade estabelecidas pela Emenda Constitucional 41/03 (segunda reforma da Previdência), que entrou em vigor em 19 de dezembro de 2003.


Essa medida também beneficiaria quem entrou no serviço público antes da Emenda Constitucional 20/98 e poderia ser prejudicado na hipótese de, futuramente, ter de se aposentar por invalidez permanente. Outra preocupação da PEC 5/12 foi estender o mesmo critério de revisão desse tipo de aposentadoria às pensões dele decorrentes.


Após aceitar de imediato o pedido de Alvaro Dias, o presidente da CCJ, senador Eunicio Oliveira (PMDB-CE), ressaltou a importância da iniciativa para reparar essa injustiça com parte do funcionalismo público, sendo seguido pelos senadores Romero Jucá (PMDB-RR), Ricardo Ferraço (PMDB-ES), José Pimentel (PT-CE), Pedro Taques (PDT-MT), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Palavras-chave: Projeto; Aposentadoria; Invalidez; Servidor público; Permanentemente; Integralidade

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ccj-aprova-integralidade-e-paridade-para-aposentadoria-por-invalidez-permanente-no-servico-publico

1 Comentários

Madalena Aposentada serviço público federal09/03/2012 11:32 Responder

Senador Álvaro Dias, o senhor poderia também pedir para que seja reparada a injustiça com parte do funcionalismo aposentado das universidades federais que tiveram perdas salariais significativas quando do enquadramento ocorrido em 2005. Algumas Universidades até já corrigiram mas outras não estão conseguindo. Aproveite, e ressalte também a importância da iniciativa para reparar essa injustiça com os aposentados.

Conheça os produtos da Jurid