Candidatos do Exame da OAB dizem que houve 'privilégio' em direito civil

A OAB reconheceu uma falha nas perguntas 3 e 4 de direito civil, eliminou-as e concedeu 2,5 pontos a estes alunos, independente de terem respondido ou não tais questões

Fonte: G1

Comentários: (11)




Candidatos que fizeram o X Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) disseram que vão entrar com recurso para conseguir o mesmo direito dos alunos que optaram pela área civil e tiveram as questões de números 3 e 4 canceladas.


Os demais candidatos, que optaram por outras áreas, reclamam que a ação fere o princípio de isonomia, ou seja, de igualdade de competição entre todos os alunos, porque os de civil já saem com 2,5 pontos e meio na frente dos demais.


Vinicius Ribeiro de Lima Pires, 25 anos, morador de Ipirá (BA), prestou o exame na área de penal e diz que faltaram dois pontos para ser aprovado. Ele vai entrar com recurso. “Se fosse de civil, teria conseguido. Fui prejudicado porque o edital diz que caso haja anulação de alguma questão, a atribuição de pontos será distribuída de modo igual a todos os examinandos, não fala que é específico de uma área.” Pires fez o exame pela terceira vez e afirma que foi gerada uma concorrência desleal entre os candidatos.


Leomar Antonio das Neves, 23 anos, de Pato Branco (PR), diz que entrou com uma representação no Ministério Público Federal e está terminando o recurso. Ele optou por direito administrativo e presta o exame pela segunda vez. “A OAB está privilegiando uma área (direito civil) os candidatos ganharam 2,5 pontos de graça, independente de terem acertado ou não as questões.”


Morador de Vila Velha (ES), Felipe Costa Queiroz, de 24 anos, não foi aprovado e também está elaborando seu recurso para tentar reverter a situação. Queiroz afirma que o mesmo critério que o OAB usou para cancelar as questões da prova de direito civil não aplicou em direito administrativo. “As duas questões de civil foram canceladas porque exigiram conhecimento de jurisprudência [decisões dos tribunais superiores sobre situações polêmicas]. Isso ocorreu nas provas de direito administrativo, por isso pedimos a anulação de uma questão e duas situações na peça.”


Vice-presidente do Damasio Educacional e professor de direito do consumidor e ética profissional, Marco Antonio Araujo Junior, diz que seria incoerente cancelar as questões 3 e 4 de todas as provas, além das de direito civil, já que não foram constatadas falhas. “As questões de civil foram canceladas porque foi exigido um conhecimento específico que não poderia ser cobrado. Não é possível que haja anulação em todas as provas, nem razoável dar 2,5 pontos para todas as áreas. Isonomia é tratar de forma igual os iguais.”


Prazo até sábado


O coordenador nacional do Exame de Ordem, Leonardo Avelino, afirma que se a OAB se convencer de que houve alguma injustiça, o gabarito será mudado, mas não em virtude das duas reclamações apontadas.


"Os alunos querem estender a pontuação [os 2,5 de civil] a todo mundo, mas só a prova de civil sofreu anulação, as dos demais esta perfeita. O direito da isonomia é tratar os diferentes de maneira desigual e os iguais de maneira igual. Em direito administrativo, não há fato sobre o pedido de jurisprudência, as perguntas poderiam ser respondidas com o uso de doutrina. Na prova de civil o uso da jurisprudência foi explícito, por isso foi cancelada", diz Avelino.


Avelino diz que esta edição do Exame de Ordem teve aprovação de 25%, mais alta do que a média, que gira em torno de 15%. O resultado preliminar foi divulgado nesta terça-feira (9).


A recomendação é para que os candidatos que se sintam lesados entrem com recurso até as 12h deste sábado (13). O resultado final, após análise de recursos, será divulgado no dia 26 de julho.

Palavras-chave: OAB Exame da Ordem X Candidatos Lesados

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/candidatos-do-exame-da-oab-dizem-que-houve-privilegio-em-direito-civil

11 Comentários

ssanha bol assessor de estagiario13/07/2013 0:20 Responder

Depois me vem com essa que a prova da OAB é dificil... kkkkkkkk

Denisio boia fria13/07/2013 0:27 Responder

Diante ao exposto se o exame de ordem existe perfeição, porque houve grosseiro erro na prova de Direito Civil? ou será que este erro pode ter um nome? será que houve beneficio para alguém que fez a prova de direito civil, e grandes possibilidades da compra do resultado? Pois acreditar que a OAB e FGV assume o erro é uma balela, até parece que podemos acreditar neste orgão que vive locupletando dinheiro dos vulneraveis bacharel de direito e fazendo reserva de mercado.

nayara felix oliveira autonoma13/07/2013 11:00 Responder

A OAB afirma que prepara os os futuros advogados com essa prova, como pode preparar com os constantes erros? Os mesmos elaboram a prova com todos os materiais possíveis professores renomados experientes e tantos erros, injustiça até quando o Brasil vai seguir com essas aberrações, acabem com essa prova injusta e procurem formas mais inteligentes de preparar os advogados para atuar na área.

GONCALO PAZ GRADUADO EM DIREITO.13/07/2013 12:06 Responder

A OAB talvez não tenha se espelhado no art. 5º inciso LX da constituição de 1988, cito este inciso, porque é nele que mais uma vez, posso me reportar, para fazer minha as palavras da eminente NAYARA FELIX DE OLIVEIRA, resistindo, porque se estes professores que elaboram esta prova, trocassem de lugar, certamente teriam que devolver esta linda carteira. Um abraço. GONCALO PAZ.

GONCALO PAZ GRADUADO EM DIREITO.13/07/2013 12:14 Responder

CITO, Art. 5.º inciso XL da constituição de 1988. E não o inciso LX do referido artigo acima citado.

gabriel advogado14/07/2013 9:17 Responder

Estou feliz minha filha nem se formou ainda, fez a prova e passou sem problemas. Um detalhe estuda muito importante, estuda muito. Eu também passei na primeira vez em décadas passadas.

ANTONIO ALVES DOS SANTOS ECONOMISTA E CONTABILISTA.14/07/2013 11:45 Responder

COMO A OAB VAI MUDAR? OS DONOS DAS IES E CURSINHOS SÃO EX,,,,PROMOTORES, JUÍZES, MINISTROS E EXISTEM LARANJAS PARA CORTES SUPERIORES, PROCURE CONHECER QUEM QUE MINISTRA AULAS PARA OS MAGISTRADOS, ACHO SR NA \\\"UNICORP\\\"? COMO ESPERAR QUE A OAB QUEIRA MUDAR SE, NA OUTRA PONTA, OS DONOS DAS IES, SÃO OS POLITICOS, QUE A JUVENTUDE COMEÇA A EXECRAR.? A OAB, É DIFERENTE DAQUELA QUE SE DIZIA, EM 64, REPRESENTAR A LEGALIDADE, FOI CONTRA O FENOMENO DA EXPLOSÃO DO RIO CENTRO, HOJE DOUTOR GABRIEL, É UM BANCO DE INVESTIMENTO, ARRISCO, AFIRMAR, CONVERTEU-SE EM UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, ESSAS, FAZEM RECEITAS COM AS DROGAS, A OAB, TRANSFORMA O CONHECIMENTO EM DROGA E GANHA DINHEIRO. MEU PREZADO DR GABRIEL, PERMITA INSCREVER O SEU NOME NO XI EXAME DA OAB, DEPOIS DO RESULTADO DA PRIMEIRA FASE. ME ENVIE O RESULTADO. MANTEREI SIGILO. ANTES, SE ASSEGURE QUE A A OAB, NÃO VAI VIOLAR A SEGURANÇA JURIDICA E O SEU DIREITO ADQUIRIDO. FAÇO TAL RESSSALVA, POIS, O EDITAL DO X EXAME FOI VIOLADO COM 7 PEÇAS. EM D7REITO TRIBUTÁRIO. QUANDO O SENHOR JÁ POSTULOU COM 7 PETIÇÕES PARA O MAGISTRADO ACOLHER APENAS UMA? O EPISÓDIO DA ANULAÇÃO DAS DUAS QUESTÕES DE CIVEL, É UMA DAS MAZELAS, ASSIM PROCEDEU EM DIREITO DO TRABALHO AO PEDIR AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO, MATERIA DE DIREITO CIVIL.. PERMITA INSISTIR SOLICITAR QUE OLHE A PEÇA DE DIREITO EMPRESARIAL, FINALMENTE, O QUE POSSO DIZER: ACORDA BRASIL, TODOS OS DIRIGENTES DE CLASSES PROFISSIONAIS, OPORTUNISTAS, APRIVEITADORES, ENGANAM O POVO, POIS OS INTEGRANTES DA DIREÇÃO DA OAB, SÃO INDICADOS E INDICAM ALGUNS DO NOSSOS ADVOGADOS PARA ATUAR COMO MAGISTRADOS, SEM CONCURSO. (QUINTO CONSTITUCIONAL). COMO ACEITAR DOUTOR GABRIEL QUE O STF,CENTRALIZE OS JULGAMEWNRO CONTRA A OAB, E, SE OMITA EM APRECIAR. O DIREITO DOS PREJUDICADOS. FINALMENTE DOUTOR GABRIEL, SUA OAB DEVE SER ANTES DA 8906/94, COM TODO RESPEITO, HJ, A SITUAÇÃO NÃO É A MESMA. LOUVO SUA INTELIGÊNCIA E A TRANSFERÊNCIA GENÉTICA, SERÁ CASO RARO? ANTONIO ALVES DOS SANTOS.

mooliveira assistente15/07/2013 9:16 Responder

O fato é que os candidatos das outras áreas buscam se privilegiar da anulação das questões de civil, pois não conseguiram responder questões por falta de estudo, pois as questões podiam ser respondidas com a lei. Diga-se de passagem anular as questões de civil foi o mínino que a OAB poderia fazer. Não há que se falar que a área de civil foi privilegiada, e que saíram na frente, pois nao trata-se de um concurso.

demerval sebasti?o ribeiro de assis Bacharel em Direito15/07/2013 9:28 Responder

Dias atrás saiu uma decisão que a justiça não pode apreciar e decidir questões sobre o exame de ordem. Hoje, essa \\\"bomba\\\", de 2,5 para os alunos de civil. A OAB divulga um discurso (e até acredita nele, pois uma mentira contada várias vezes torna-se verdade para quem conta) de que aplica aprova para dar um suporte à sociedade e colocar excelentes profissionais no mercado, para que estes não criem prejuízos ao clientes. Um bacharel não pode errar, mas a OAB e FGV podem, e mais, lucrando com milhões das inscrições. E o pior de tudo isso e que algumas pessoas que passam começam a pensar igual a OAB, pregando que a prova é o melhor caminho para uma sociedade livre de maus profissionais, será mesmo?

João Advogado15/07/2013 9:41 Responder

Pq na hora de escolher a matéria para a segunda fase ninguém escolhe civil, pq é a mais difícil?? pq é a maior matéria p estudar????? pois é, eu escolhi civil, passei com nota de 9,20, se vcs kiserem meus 2,5 eu dou p vc, pq num vou ser prejudicado!!! o engraçado que vcs naum perderam tempo, lendo sumulas, para tentar axar a resposta correta, imagina a frustração, de ficar 2:30 hrs, lendo sumulas e naum ter a resposta correta p por na prova... isso ninguém vê, só falam em isonomia...ja q kerem isonomia, parassem d fazer a prova, ficasse 2: 30 horas lendo coisas q naum t ajudariam em nada e voltasse a fazer a prova, sem saber qual a decisão da FGV.... agora eu tenho q escutar q eu passei pq a FGV me ajudou, ninguém vê o tanto de coisas q eu abrir mão para esta aprovação....da próxima estudem CIVIL.....

Aline Estudante15/07/2013 17:14 Responder

Eu fiz a prova de direito administrativo, passei, e em nenhum momento quis a pontuação do pessoal de direito civil para mim. É um absurdo querer para as outras áreas. É querer se aproveitar de uma situação, e isso é muito feio. Tenho colegas que fizeram a prova de civil, estudaram e MUITO e iam ser realmente prejudicados se não houvesse a anulação. Brasileiro tem mania de querer se aproveitar de situações.

Conheça os produtos da Jurid