Campanha Não Se Cale, do TJ-SP, procura aproximar crianças e adolescentes-vítimas de violência da Justiça

No dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Palhaços Sem Juízo lança vídeo para a terceira fase da campanha iniciada em 2020.

Fonte: Enviado por Luís Indriunas

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Foi lançada ontem (18/05) a terceira fase da Campanha Não se Cale, um projeto do Palhaços Sem Juízo em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que dá visibilidade à questão da violência contra crianças e adolescentes.


Um vídeo, que trata de maneira lúdica a busca da Justiça em se aproximar das crianças e jovens, marca o dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes deste ano. Para assistir ao vídeo, entre no Instagram ou no Facebook do Palhaços Sem Juízo.


A Campanha Não Se Cale nasceu pela necessidade de resolver uma situação aguda: a subnotificação de denúncias e aumento de casos provocado pelo isolamento social na pandemia pela Covid -19 a partir de março de 2020. Em 2019, foram 1077 inquéritos abertos. No ano seguinte, houve uma queda para 849 e, em 2021, voltou a crescer com 906 inquéritos abertos.


O projeto foi idealizado pela juíza Ana Carolina Della Latta Camargo Belmudes, à época, responsável pelo Setor de Atendimento de Crimes da Violência contra Infante, Idoso, Pessoa com Deficiência e Vítima de Tráfico Interno de Pessoas (SANCTVS). Também fazem parte do projeto as juízas Manoela Assef da Silva e a atual responsável pelo setor, Renata Mahalem da Silva Teles.


“Neste ano, a campanha pretende, além do público em geral, atingir jovens e crianças, contar pra elas que a Justiça quer ouvi-las, que é um direito delas se manifestar”, conta a fundadora da Cia de Teatro A Rã Ri e do Palhaços Sem Juízo, Soraya Saide.


O filme, que teve apoio técnico da Avocar Comunicação, será divulgado nas redes sociais, nos canais de comunicação do TJ-SP. Nele, os palhaços tomam o lugar da criança e do adolescente e trazem o olhar curioso e inquieto, inerente ao palhaço e às crianças e adolescentes.


No primeiro ano, a campanha fez um chamado, alertando a sociedade para prestar atenção aos mínimos sinais e denunciar.


No segundo ano, o tema da campanha foi a rede de proteção da qual as crianças estavam afastadas e como a escola tem papel fundamental na proteção de jovens e crianças.


O TJSP ganhou o 19º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça de 2021 – na categoria Relacionamento com a Mídia – com a divulgação da Campanha Não Se Cale!


Sobre o Palhaços Sem Juízo


Inovador e inédito no Brasil, o projeto Palhaços Sem Juízo busca acolher crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de abuso sexual e violência doméstica. A interação acontece no momento da chegada delas em fóruns da Capital, antes de serem ouvidas e darem seus depoimentos sobre os abusos sofridos.


O trabalho está inserido no contexto da Lei do Depoimento Especial, criada para ouvi-las em condições adequadas, que possibilitem se sentirem confiantes e possam se expressar plenamente aos juízes e equipe técnica.


“Pela arte, procuramos sensibilizar e promover a livre expressão de crianças e jovens, que experimentam assim uma perspectiva de mudança, mostrando que um trauma pode ser superado”, detalha Soraya Saide.


Atualmente, o grupo trabalha no Fórum Criminal da Barra Funda, mas prospecta fóruns que já tenham implementado as salas de depoimento especial.


Além da atriz Soraya Saide, que participou por 26 anos do Doutores da Alegria, ONG pioneira de atuação sistemática de palhaços em hospitais públicos, integram o Palhaços Sem Juízos os atores Roberta Calza, Gabriela Lois e Victor Mendes, com longa experiência teatral.

Palavras-chave: Campanha Aproximação Crianças Adolescentes Vítimas de Violência Justiça

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/campanha-nao-se-cale-do-tj-sp-procura-aproximar-criancas-e-adolescentes-vitimas-de-violencia-da-justica

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid