Campanha de redução do consumo tem nova conquista

A meta da comissão é reduzir em 6% o consumo de energia até o final do ano.

Fonte: TJMT

Comentários: (0)




A campanha para redução de energia no Poder Judiciário de Mato Grosso obteve mais uma nova e importante conquista. Levantamento realizado nos primeiros oito meses de 2010 revela uma redução de consumo e economia de até 21% no valor da fatura de uma unidade consumidora. Em kilowatt hora, a redução chegou a 24%. A pesquisa foi divulgada pela Comissão de Gestão e Desenvolvimento de Programas de Racionalização do Poder Judiciário de Mato Grosso, responsável pelo controle do consumo de energia nas unidades judiciárias do Estado.

 
Na avaliação de um dos membros da comissão, servidor Ademar Pereira da Silva, a conquista se torna ainda mais significativa se considerado que no mesmo período ocorreram dois reajustes tarifários de energia, sendo primeiro de 3,66%, em abril, e o segundo de 5,14%, em julho. A meta da comissão é reduzir em 6% o consumo de energia até o final do ano.

 
O servidor atribuiu a redução do consumo às campanhas de conscientização realizadas internamente. Por intermédio dessas campanhas, o servidor está sendo conscientizado e alertado para o uso racional dos equipamentos como computadores e aparelhos de ar condicionado. “Buscamos mostrar que medidas simples, como apagar a luz ao sair do banheiro ou desligar o monitor do computador ao sair da sala, podem fazer uma enorme diferença”, destacou Ademar da Silva.

 
Para ilustrar o significado e a amplitude de pequenos gestos, ele explicou que se cada um dos cerca de mil computadores do Poder Judiciário ficar com a luz do monitor apagada por uma hora ao longo do expediente, a economia ao final de um ano será de R$ 66 mil. O mesmo acontecerá se quatro lâmpadas permanecerem desligadas por uma hora. Ao final de um ano, a economia será de quase R$ 40 mil.

 
Entre as 113 unidades consumidoras do Poder Judiciário Estadual, o Fórum de Campo Novo do Parecis (396km a noroeste de Cuiabá) foi o que mais economizou energia nos primeiros oito meses de 2010, em comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a agosto deste ano, a unidade consumidora registrou uma redução de 24% no consumo de kilowatt hora (kWh), que resultou em uma economia de 21% sobre o valor da conta.

 
Em segundo lugar no ranking da economia ficou o Fórum de Guiratinga (328km a sul de Cuiabá), que registrou uma redução de 15% no consumo de kWh e de 11% sobre o valor da conta. O terceiro colocado foi o Tribunal de Justiça, que reduziu em 14% o gasto em kwh, proporcionando uma economia de 6% na fatura. Em quarto lugar foi confirmado o Fórum de Ribeirão Cascalheira (900km a leste), que obteve uma redução de 10% de consumo de kwh e de 6% na conta. Na quinta posição ficou o Fórum de Vila Bela da Santíssima Trindade (521km a oeste), que reduziu o consumo de kwh em 9% e o valor da conta em 5%.

 
Ademar da Silva antecipou que a campanha de conscientização pela redução do consumo de energia, lançada em Cuiabá e Várzea Grande, deverá ser ampliada para as comarcas de interior, a partir do próximo ano. O objetivo é realizar nos municípios pólos (Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Sinop), reuniões com gestores de todas as comarcas para avaliar a melhor forma de desenvolvimento da campanha. Um dos caminhos já pensados é a realização de palestras com foco na racionalização do uso de energia elétrica, além da distribuição de material informativo.

Palavras-chave: Redução Energia Elétrica Consumo Campanha

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/campanha-de-reducao-do-consumo-tem-nova-conquista

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid