Câmara aprova uso de documento público por meio digital

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários: (1)




A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aprovou na terça-feira (21), em caráter conclusivo, o substitutivo do deputado Paes Landim (PTB-PI) ao Projeto de Lei 1532/99, da deputada Angela Guadagnin (PT-SP), que disciplina o uso de documentos públicos ou privados em meio digitalizado. De acordo com o relator, entre outros pontos importantes, seu substitutivo busca a precisa conceituação de documento digital e a atender à necessidade de conferir validade jurídica e probatória aos documentos digitais. A proposta segue para o Senado.

"O que propomos é um texto objetivo que permita ao órgão competente para regulamentar a matéria definir os procedimentos adequados para garantir a integridade, a autenticidade e, se necessário, a confidencialidade dos documentos digitais", explica o relator.

O substitutivo autoriza o armazenamento dos documentos digitais em meio eletrônico, óptico ou equivalente, permitindo que os documentos originais possam ser destruídos, excetuados os de valor histórico. Também estão excluídos dessa autorização os registros públicos originais, mesmo que digitalizados.

O documento digitalizado terá, portanto, o mesmo valor probatório do documento original. A proposta diz que a digitalização deve ser feita de forma a manter a integridade, a autenticidade e a confidencialidade do documento original. Os meios de armazenagem deverão preservar os documentos digitais de acesso, uso, alteração, reprodução e destruição não autorizados.

Veja a íntegra do relatório

Palavras-chave: documento público

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/camara-aprova-uso-de-documento-publico-por-meio-digital

1 Comentários

Waldir Cardoso advogado28/11/2006 1:11 Responder

Agradeço esta oportunidade para dizer que é um projeto que torna Lei, de grande valor social. Obrigado Waldir Cardoso

Conheça os produtos da Jurid