Câmara adia, pela segunda vez, abertura de processo para cassar Genoino

Deputados tentam ganhar tempo para acelerar a aposentadoria por invalidez do petista

Fonte: Veja

Comentários: (1)




A Câmara dos Deputados adiou pela segunda vez a reunião para determinar a abertura do processo de perda de mandato do deputado licenciado José Genoino (PT-SP), que cumpre pena pela condenação no julgamento do mensalão. A reunião do comando da Casa estava agendada para esta quinta-feira, mas foi remarcada para a próxima terça. A manobra tem por objetivo acelerar a concessão da aposentadoria por invalidez do petista antes do início do processo de cassação. Nesta semana, assim que Genoino deixou o hospital e seguiu para a prisão domiciliar provisória na casa de sua filha, a Câmara enviou uma junta médica para avaliar seu estado de saúde e produzir um parecer paralelo ao que foi requisitado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).


Inicialmente, o exame seria feito apenas em janeiro, prazo estipulado pelos próprios médicos que atendem os deputados. Mas, mesmo sem autorização do STF, os deputados anteciparam a visita. O laudo dos exames deve ser divulgado ainda nesta semana e não será confrontado com o parecer produzido por outra junta médica, a pedido do Supremo – que concluiu que o quadro de Genoino “não é grave” e não requer tratamento domiciliar.


Oficialmente, o argumento dos deputados para empurrar a reunião da Mesa Diretora para a próxima semana é que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), quer a presença de todos os integrantes da cúpula, o que não seria possível no encontro desta quinta.


Na semana passada, aliados de Genoino já haviam postergado a decisão alegando que a documentação enviada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à Casa sobre a prisão do parlamentar era inconsistente. Os problemas de saúde de Genoino também foram ressaltados.


Na manhã desta quarta, antes de ser confirmado o adiamento do processo contra o mensaleiro, Alves negou qualquer tipo de manobra: “Não adianta qualquer tipo de manobra. Nem sei se há essa manobra, mas em algum momento vai ter essa decisão [abertura do processo de cassação]”.

Palavras-chave: direito penal mensalão cassação de mandato

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/camara-adia-pela-segunda-vez-abertura-de-processo-para-cassar-genoino

1 Comentários

Carlos Henrique Eanes Advogado28/11/2013 12:10 Responder

Esses Deputados, acham que vivem numa ilha e que a população não está observando esses comportamentos totalmente reprováveis moralmente. Mesmo porque os Mensaleiros já foram condenados e são bandidos como qualquer outro que lesa terceiros! Se usassem um pouquinho de inteligência deixariam de tentar tapar o sol com a peneira de seus \\\"amigos políticos condenados\\\" e visitassem as redes sociais e suas bases para ver o que pensa os eleitores sobre essas manobras repugnantes!

Conheça os produtos da Jurid