Câmara adia para agosto votação dos royalties do petróleo

A votação do projeto de lei que direciona os recursos dos royalties do petróleo à educação e à saúde (PL 323/07) foi adiada para a primeira quinzena de agosto

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




A informação foi confirmada pelos líderes do governo, Arlindo Chinaglia, Ronaldo Caiado, e Eduardo Cunha. Segundo eles, não houve acordo para a votação nesta semana.


Na semana passada, o plenário aprovou o parecer do relator André Figueiredo, com a rejeição do substitutivo do Senado ao PL 323/07 e o restabelecimento do texto que já havia aprovado na Câmara.


Propostas para os royalties


Os deputados chegaram a aprovar o parecer do deputado André Figueiredo, relator do projeto, que rejeitou a maioria das alterações feitas pelo Senado e restabeleceu o texto da Câmara. A liderança do governo, no entanto, defende a proposta aprovada no Senado. A principal polêmica diz respeito às verbas do Fundo Social. O governo defende a aplicação obrigatória de 50% dos rendimentos do fundo em saúde e educação, já a oposição e alguns deputados da base aliada querem que metade das verbas totais do fundo seja investida nos setores.


"O governo insiste em derrubar o repasse do fundo social, querendo dizer que apenas o rendimento é suficiente. Mas sabemos que isso seria insignificante, uma farsa para dois setores fundamentais como são a saúde e a educação", reclamou Caiado.


Outros itens


Chinaglia e Caiado confirmaram que há divergências também em relação a outros pontos do projeto, como o percentual das verbas do petróleo que será destinada ao fundo social, que é uma espécie de poupança do governo. "O primeiro passo é pegar cada item polêmico e irmos às ultimas consequência, para que não haja nenhuma dúvida. É uma atitude de cautela", disse o líder do governo.

Palavras-chave: Câmara Adiamento Votação Royalties Petróleo Deputados

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/camara-adia-para-agosto-votacao-dos-royalties-do-petroleo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid