Britto: País teria 2,5 milhões de advogados sem Exame de Ordem

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, defendeu hoje (01) a importância, para a sociedade brasileira, da manutenção do Exame de Ordem como pré-requisito para o ingresso do bacharel de Direito na carreira da advocacia.

Fonte: Conselho Federal da OAB

Comentários: (10)




O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, defendeu hoje (01) a importância, para a sociedade brasileira, da manutenção do Exame de Ordem como pré-requisito para o ingresso do bacharel de Direito na carreira da advocacia. Ele fez a defesa do Exame da OAB durante reunião do Colégio de Presidentes de Conselhos Seccionais da entidade, nesta capital, observando que se for abolido esse concurso para inscrição na Ordem o País será invadido, do dia para a noite, por 2,5 milhões de advogados.

Atualmente, estão inscritos na OAB, em todo o País, cerca de 600 mil advogados, devidamente aprovados pela Exame de Ordem. Britto calcula que existiriam 2,5 milhões de ?advogados? hoje, em exercício no país, caso fosse extinto o concurso. Estima-se que existam no mercado cerca de 1,9 milhão de pessoas que fizeram o curso de Direito ? os chamados bacharéis ? mas que não são inscritos na OAB, ou porque não passaram no Exame ou porque não se submeterem ao concurso, por razões diversas.

Palavras-chave: exame de ordem

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/britto-pais-teria-25-milhoes-de-advogados-sem-exame-de-ordem

10 Comentários

Aurélio Juan Gágulich Gágulich Bacharel em Direito02/06/2007 13:41 Responder

Matemática errada do Nobre presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, vejamos: a) 1.900.000 Bachareis, menos b) 570.000 que não pretendem exercer advovacia (policiais,cartorários e etc.) da um total de c) 1.330.000 que, somados aos advogados já inscritos, da um total de 1.930.000 de advogados que teriamos em todo território nacional. Significa isto que, para cada (advogado) sobrariam 93.264 habitantes por advogado. Maravilha. O cálculo que realmente preocupa a OAB é o seguinte: 136,00 vezes 3 ou 4 exâmens por ano, vezes o número de BACHAREIS.. da uma fortuna.. algo entorno de 775.200.000,00 R$ ou mais. Não somos os "chamados Bachareis" como ele mencionou, somos na realidade BACHAREIS, esse título nos é outorgado pelas Universidades e Faculdades brasileiras. Um eventual erro por parte de um advogado, pode ser sanado posteriormente, ja no caso de um erro médico, não há solução, mesmo assim estes últimos não se submetem a exames dos Conselhos Regionais de Medicina. E Justo? O mestre Damássio e tantos outros nunca tiveram que provar na OAB a sua genialidade, a sua sapiência. A OAB deveria se preocupar isso sim, na prática que os Bachareis precisam, e não no decoreba.

Marcilene Carvalho Economiária e Bacharel em Direito02/06/2007 18:50 Responder

Concordo plenamente com o comentário do colega. Esse exame da Ordem, nada mais é que uma maneira de manter os cofres da OAB sempre poupudos. Insisto que marcar x não prova competência, capacidade e muito menos qualidade.Existem advogados récem aprovados no tal exame que nem ao menos sabem fazer uma petição. Copiam os modelos impressos em livros e apostilas.Não sabem fazer uma sustentação oral, juri então... Nem pensar. Fala sério marcar x é coisa de vestibulando.Nós bacharéis já provamos nos bancos das faculdades e nos exames nacionais se temos ou não capacidade de exercer a advocacia. Sugiro que a OAB proponha uma reciclagem dos advogados que hoje militam no país, aí sim depois do resultado posso até concordar que o tal exame seja forma de se estar autorizado ao exercício da advocacia.

Daniel Nunes Vieira Advogado02/06/2007 20:24 Responder

O exame de ordem funciona como um filtro e valoriza a nossa profissão. Se a faculdade é boa, independentemente do nome, e o aluno está disposto a ser um verdadeiro advogado, com certeza passará pelo exame. Advogar é uma tarefa árdua e exige dedicação e comprometimento, superar o exame de ordem é uma tarefa pequena perto das dificuldades existentes na profissão.

Daniel Nunes Vieira Advogado02/06/2007 20:24 Responder

O exame de ordem funciona como um filtro e valoriza a nossa profissão. Se a faculdade é boa, independentemente do nome, e o aluno está disposto a ser um verdadeiro advogado, com certeza passará pelo exame. Advogar é uma tarefa árdua e exige dedicação e comprometimento, superar o exame de ordem é uma tarefa pequena perto das dificuldades existentes na profissão.

gusmao Estudante de Direito03/06/2007 17:43 Responder

Realmente para que "alguns" continuem a viver da mordomia as custas de concursos e anualidades, devem ser mantidos os exames da "ordem". Ocorre que a maior parte dos formandos em Direito no País não exercerão a profissão no futuro, farão concursos públicos dos mais variados. E porque então continuar com esse seletismo, ao invés, se for o caso de prezar a qualidade, fiscalizar as Faculdades e Universidades que se proliferam. Por outro lado, porque evitar que o conhecimento e as informações cheguem a todos. Sim, porque na vida acadêmica querendo ou não o aluno adquire conhecimentos, se usará ou não, é outra questão. Vivemos uma Democracia ou não? Ademais um erro ou engano cometido por um advogado pode ser sanado, entretanto, um erro médico será? Concordo pois, com o colega. Porque não se faz Exame para as demais profissões, somente o curso de Direito?

Alex Bacharel em Direito04/06/2007 0:26 Responder

Chega a ser ridículo o aluno fazer faculdade por cinco anos, sair formado e ser ABSOLUTAMENTE "impedido" de exercer a profissão de advocacia. Mas o mais engraçado é que quem aplica a prova, ou melhor, quem inventou essa prova não fez a prova, ou seja, tanto este, quanto os que de qualquer forma o apoiam, sem sombra de dúvida, tem medo da concorrência ou não confiam na sua formação. Será que quando uma pessoa tem um conhecimento elevado e de vários anos, sairá perdendo para um recem formado? Infelizmente o medo, a falta de conhecimento e, principalmente a falta de confiança fala mais alto e assombram os "velhos" advogados. O dinheiro que o bacharel em direito investe numa faculdade não são lembrados pelos próprios colegas de profissão. Assim, eu pergunto, como confiar em advogados que não confiam no seu próprio trabalho?

adriana ferreira estudante04/06/2007 10:54 Responder

É simplismente ridícula esta prova da OAB para que possamos exercer a profissão de Advogado, pois decorar doutrina e marcar x não mostra a competência de um profissional, só podemos demonstrar copetência na profissão se estivermos exercendo. A OAB deveria sim, se preocupar com o comércio de Faculdades de Direito que estão se proliferando e ficalizar a atuação dos advogados que exercem a profissão.

Fabio Barros Advogado11/06/2007 12:02 Responder

Concordo com o colega que o exame de ordem é um filtro profissional, e que serve "sim" para aferir o conhecimento do futuro advogado. A alegação de que o exame de ordem somente serve para encher os cofres da OAB não é procedente, pois qualquer pessoa um pouco esclarecida sabe que se faz necessária a contratação de uma estrutura para a realização do exame se. e que se contrata uma empresa ou fundação para tal função, para que a realização do certame se revista de lisura; pois se a própria OAB se encarregasse de todo o processo, poderia se dizer que "o bode está tomando conta da horta". Acredito que a aversão ao exame de ordem se dá pelo medo que alguns formandos têm de achar que o nome da faculdade influi no resultado do exame. Me formei em faculdade muito pouco conhecida, e mesmo assim fui aprovado no exame. Os estudantes tem de entender que não basta se ater apenas ao que os professores lhe passam em sala de aula. O aluno deve sempre estar pesquisando, pois a vida do advogado será sempre esta: a da pesquisa. Um erro médico pode matar o paciente, mas o erro do advogado pode matar seu cliente de forma financeira. Um erro de julgamento pode ser sanado posteriormente, mas a tese de que um erro do advogado pode ser sanado posteriormente somente pode vir de alguém que está totalmente despreparado para exercer a profissão, pois nunca assistiu à uma audiência, ou efetuou acompanhamentos de processos, pois se tivesse realizado tais tarefas, saberia o que significa o termo "preclusão".

benjamim melo serv. pub./bacharel em direito, com muita honra12/06/2007 15:03 Responder

Leio este jornal e outros todos os dias, vejo milhares de advogados tendo suas carteiras suspensas pela OAB, então onde esta a qualidade de ensino? e dos Profissionais aprovados? por esta prova que é uma excrescencia.

benjamim melo serv. pub./bacharel em direito, com muita honra12/06/2007 15:13 Responder

Leio este jornal e outros todos os dias, vejo milhares de advogados tendo suas carteiras suspensas pela OAB, então onde esta a qualidade de ensino? e dos Profissionais aprovados? por esta prova que é uma excrescencia.

Conheça os produtos da Jurid