Britto considera "lamentável" decisão do STJ sobre lista da OAB

Com a decisão, na avaliação de Cezar Britto, o STJ se negou a cumprir o seu dever constitucional - de compor a lista tríplice e fazer o STJ funcionar de forma plena.

Fonte: Conselho Federal da OAB

Comentários: (1)




"É lamentável o resultado. O STJ fez a opção por adotar um princípio da Constituição Federal do golpe militar, que é o de que os tribunais podem escolher os seus representantes sem precisar ouvir os órgãos de classe". A afirmação foi feita pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, ao comentar o resultado do julgamento do Mandado de Segurança nº 13.532/DF, julgado hoje (1º) pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça. Os ministros negaram o MS ajuizado pela OAB, por onze votos a seis, para que fosse examinada a lista sêxtupla encaminhada pela advocacia e reduzida à tríplice pelo STJ, conforme determina a Constituição Federal.

"O que traz mais perplexidade é que não se rejeitou a lista da OAB. Ela sequer foi devolvida. O presidente do STJ, ao encerrar a sessão, se dirigiu aos membros da Corte e indagou: - Eu não sei o que fazer agora. A lista da OAB está boa", afirmou o presidente nacional da OAB, ressaltando que foi reconhecido, por unanimidade, que os nomes apresentados pela OAB são bons e preenchem todos os requisitos constitucionais exigidos para constar da lista e concorrer ao cargo de ministro da Corte.

Com a decisão, na avaliação de Cezar Britto, o STJ se negou a cumprir o seu dever constitucional - de compor a lista tríplice e fazer o STJ funcionar de forma plena. "Com isso, perde o cidadão brasileiro, que vai ter diminuída a atuação jurisdicional do Tribunal, perde a democracia e ganham aqueles que acham que a vontade pessoal se sobrepõe à vontade constitucional".

Palavras-chave: lista tríplice

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/britto-considera-lamentavel-decisao-do-stj-sobre-lista-da-oab

1 Comentários

Ricardo Func. Público (Bacharel e operador do Direito)02/07/2008 11:03 Responder

Realmente Sr. Britto, o que é "lamentável" é a ociosidade de alguns profissionais do direito que perdem tempo impetrando MS contra o orgão de maior respeito nesse pais em vez de trabalhar! Vai cuidar de seus subordinados nesta instituição que se diz democrática em vez de ficar dando "pitaco" no STF! Subordinados estes que lotam sua mesa de processos em desfavor da ética! Ou melhor, vai cuidar junto ao MEC das faculdades e universidades que não formam com satisfação seus alunos!

Conheça os produtos da Jurid