Brasil é novamente o país mais complexo no último Índice Global de Complexidade Corporativa da TMF Group

TMF Group, uma provedora líder de serviços administrativos e de compliance lançou recentemente a nona edição de seu Índice Global de Complexidade Corporativa 2022 (GBCI).

Fonte: Enviado por Claudio Monteiro

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

TMF Group, uma provedora líder de serviços administrativos e de compliance lançou recentemente a nona edição de seu Índice Global de Complexidade Corporativa 2022 (GBCI).


Como no ano passado, o Brasil foi classificado como a jurisdição mais complexa para empresas interessadas em investir no país. Entre as principais razões para isto, estão o fato de que o maior número de alterações regulatórias acontecem aqui todo ano. Os impostos também são segmentados, com regimes municipais, estaduais e federais a serem considerados. Estes também variam de acordo com a indústria na qual uma empresa opera, fazendo com que seja muito difícil se manter à frente de todas as obrigações em um ambiente comercial em constante mudança. Em anos recentes, houve um maior foco na transparência por autoridades governamentais, invariavelmente requerendo mais relatórios e aumentando ainda mais a complexidade.


As mudanças recentes de curto prazo em resposta à pandemia também contribuíram para a classificação do Brasil, bem como o processo de desfazer essas mudanças para voltar ao status pré-pandemia. Alguns incentivos do governo tiveram como objetivo reduzir impostos para manter as empresas abertas, mas vieram com uma carga administrativa aumentada. Ao mesmo tempo, a Covid-19 acelerou os já altos níveis de digitalização no país. Muitos processos, como aqueles realizados em cartório, que costumavam ser possíveis somente em pessoa, foram substituídos por soluções digitais.


O ciclo de vida de empresas continua, no entanto, entre os mais complicados de gerenciar no mundo. Pode levar até 45 dias para abrir uma empresa na jurisdição, e mais de nove meses para dissolvê-la. Empresas multinacionais devem criar um CNPJ junto ao governo federal, e selecionar seu regime fiscal e pagar tributos tanto no nível estadual quanto no municipal, que variam dependendo da cidade onde se opera. As corporações também devem ter um residente local como representante, o que adiciona à complexidade para investidores internacionais. 


Apesar destes fatores, o Brasil ainda é um país caracterizado pelo grande potencial de investimento: com uma população de mais de 213 milhões e uma abundância de recursos naturais, ele oferece muitas oportunidades para investimentos, especialmente nos setores de energia, infraestrutura e serviços. O suporte especializado local pode ajudar a guiar empresas pelo labirinto de regulações e entregar retornos de alto potencial.


Rodrigo Zambon, Diretor Geral da TMF Brasil comenta: “O Brasil ainda é um mercado de ponta em segmentos-chave e um ótimo lugar para investimentos em geral – empresas de todo o mundo têm consciência disso. Os desafios que aparecem ao operar aqui podem ser desencorajadores a princípio, mas com tudo que o país tem para oferecer, este estado mental muda rapidamente para aqueles que estejam buscando boas oportunidades de investimento. Ativos sob administração no Brasil estão em uma alta histórica e vemos movimentos na direção de uma abordagem mais globalizada quando se trata da gestão de entidades”.


Michael Seligman, Head das Américas na TMF Group também disse: “A pandemia de Covid-19 trouxe um nível mais alto de complexidade devido à implementação de projetos para ajudar negócios a lidar com a situação e, posteriormente, com sua remoção. Mas quando você pensa em uma das maiores populações do mundo, e em todas as oportunidades de investimento, muitos tendem a buscar ajuda local e aproveitar o potencial da jurisdição”.


Sobre a TMF Group - A TMF Group é uma provedora líder de serviços administrativos essenciais, ajudando clientes a investir e operar de maneira segura por todo o mundo. Nossos 9100 experts e 120 escritórios em 85 jurisdições em todo o mundo prestam serviços a corporações, instituições financeiras, gerentes de ativos, clientes privados e escritórios familiares, oferecendo a combinação de serviços de contabilidade, impostos, folha de pagamento, administração de fundos, compliance e gestão de entidades essenciais para o sucesso de negócios globais. Trabalhamos com 60% das Fortune Global 500 e FTSE 100, e quase metade das 300 principais empresas de private equity, cobrindo setores que variam desde mercados de capitais, private equity e real estate até o farmacêutico, de energia e tecnologia. TMF Group – Nós tornamos um mundo complexo simples. www.tmf-group.com

Palavras-chave: Brasil Mais Complexo Último Índice Global de Complexidade Corporativa

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/brasil-e-novamente-o-pais-mais-complexo-no-ultimo-indice-global-de-complexidade-corporativa-da-tmf-group

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid