Blindagem de Lula

Apesar da ineficácia e da incapacidade gerencial, a imagem do governo Lula segue melhor do que a da administração de Fernando Henrique Cardoso no mesmo período.

Fonte: Folha de S. Paulo

Comentários: (0)




BRASÍLIA - Apesar da ineficácia e da incapacidade gerencial, a imagem do governo Lula segue melhor do que a da administração de Fernando Henrique Cardoso no mesmo período.

Neste mês de maio, o governo Lula registrou 34,6% de avaliação positiva, segundo pesquisa do Instituto Sensus realizada entre os dias 7 e 9.

Num levantamento com metodologia semelhante, a administração FHC teve 26% de avaliação positiva em maio de 1996, também no início do seu 17º mês de mandato.

É necessário observar que a avaliação do governo petista foi realizada antes do episódio da expulsão -já revogada- do repórter do "New York Times". Ainda assim, segundo pesquisas internas do Planalto, Lula sempre se sai bem quando toma atitude que represente uma afronta aos EUA. Foi esse o caso. O antiamericanismo e o patriotismo nacionalisteiro são sempre refúgios seguros em países de segunda classe como o Brasil.

Outro dado relevante a ser considerado é a imagem pessoal de Lula: 60,2% aprovam a forma como o petista conduz o país. É um percentual bem menor do que os 83,6% de janeiro de 2003 -mas trata-se de uma renovada demonstração de que a população continua a depositar um caminhão de esperanças no presidente, além de achá-lo muito melhor do que o seu governo.

Essa blindagem pessoal de Lula não deve ser desprezada neste ano eleitoral. No lançamento da candidatura de José Serra a prefeito de São Paulo, tucanos ironizaram dizendo torcer para o presidente da República aparecer ao lado de Marta Suplicy durante a campanha.

Ainda é cedo para fazer prognósticos sobre a sucessão paulistana e em outras cidades, em outubro. À luz do que acontece hoje, certamente seria um erro dizer que Lula ao lado dos candidatos petistas tirará votos. A oposição precisa decifrar esse enigma antes de achar que a inoperância federal será suficiente para criar uma onda anti-PT nos municípios.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/blindagem-de-lula

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid