Black Friday: Especialista aponta 5 dicas sobre como aproveitar as promoções e evitar fraudes online

Ailza Silva de Lima, que leciona no curso de Ciências Contábeis do Unipê, alerta sobre as pegadinhas na Black Friday, a importância da pesquisa prévia de lojas e produtos e por que se deve evitar compras por impulso

Fonte: Ailza Silva de Lima

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Na sexta-feira (24) será realizada a Black Friday, data que se caracteriza pela queda nos preços de diversos produtos no varejo. A programação está cada vez mais popular no Brasil, e grande parte da população brasileira espera ansiosamente por esse momento devido à busca por preços mais acessíveis.


No entanto, segundo a Profa. Ma. Ailza Silva de Lima, do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), a data pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça, pois muitos consumidores podem ser enganados por descontos falsos, propaganda enganosa ou até produtos e lojas inexistentes, sobretudo por conta do aumento das vendas on-line na pandemia.


Para a especialista, para evitar esses desconfortos, o ideal é que o consumidor pesquise com antecedência e que avalie se o produto é realmente essencial.


“De acordo com o site do Serasa, as fraudes mais comuns no meio on-line que os consumidores podem enfrentar durante a Black Friday são o aumento dos preços dos produtos na véspera do evento, e no dia da programação são anunciados descontos mais vantajosos, o que, portanto, é uma farsa. Os anúncios que direcionam o consumidor à descontos com relógio de contagem regressiva, mas a finalização da transação leva a um preço maior do que o esperado pelo consumidor; frete mais caro do que o produto; e o prazo de entrega abusivo”, alerta a especialista.


Diante disso, Ailza listou cinco dicas para aproveitar promoções e não ser enganado por falsas ofertas. Confira!


1. Verificar o preço em sites e aplicativos que monitoram preços, por exemplo, Zoom e Buscapé;


2. Averiguar o número de reclamações relacionadas à loja na época no Black Friday do ano anterior, por exemplo, no site do Reclame Aqui é possível fazer essa busca;


3. Ver se os preços nos aplicativos das lojas são os mesmos das lojas acessadas por meio dos navegadores;


4. Certificar-se de que os e-mails apresentam ofertas e cupons de descontos;


5. Verificar a possibilidade de frete grátis ou retirada em loja, isso diminui muito o custo de entrega.


A contadora e economista orienta ainda acerca da importância de se evitar compras por impulsos e não vantajosas. “A compra vantajosa é feita com planejamento e investigação dos preços. Para isso, existem alguns aplicativos e sites que monitoram variação de preços”, conclui Ailza.


Sobre o Unipê – Fundado em 1971, o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê possui conceito 5 pelo MEC, conforme avaliação in loco de recredenciamento presencial e credenciamento EAD, sendo a única instituição privada do estado a conquistar este feito, solidificando-se entre as melhores do país. O Unipê é reconhecido pela sua contribuição para o desenvolvimento da Educação no Brasil e na Paraíba, tendo um forte tripé de ensino, pesquisa e extensão em sua comunidade. A Instituição oferta cursos de graduação, presenciais e a distância, e pós-graduação (lato e stricto sensu) em diversas áreas do conhecimento. Pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, e reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. Visite: www.unipe.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar. 

Palavras-chave: Black Friday Apontamento Dicas Aproveitar Promoções Evitar Fraudes Online

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/black-friday-especialista-aponta-5-dicas-sobre-como-aproveitar-as-promocoes-e-evitar-fraudes-online

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid