Inovação na Legislação de Guarda Compartilhada: Um Passo Adiante na Segurança dos Menores

A Lei 14.713/2023 reformula a Guarda Compartilhada no Brasil, proibindo-a em casos de violência doméstica para proteger crianças e adolescentes. Este artigo destaca a importância da lei na promoção de um ambiente familiar seguro e nas implicações para profissionais da área, reforçando a luta contra a violência doméstica

Fonte: Igor Bortoluzzi Flores

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

A legislação brasileira sobre Guarda Compartilhada acaba de ser enriquecida com uma mudança significativa, graças à Lei 14.713/2023. Esta análise, sob a ótica de um especialista, busca explorar como essa alteração legislativa representa um avanço na proteção de crianças e adolescentes, especialmente em situações de violência doméstica e familiar. O foco deste artigo é discutir os aspectos positivos desta nova lei, realçando sua relevância no contexto do modelo de Guarda Compartilhada.


A Evolução do Conceito de Guarda Compartilhada


O conceito de Guarda Compartilhada no Brasil tem sido um exemplo de progresso na legislação familiar, promovendo um equilíbrio entre os direitos e responsabilidades dos pais. Com a nova lei, esse modelo é aprimorado, enfatizando a segurança e o bem-estar dos menores.


Aspectos Chave da Lei 14.713/2023


A recente legislação introduz uma mudança crucial: a proibição da Guarda Compartilhada em casos de risco de violência doméstica ou familiar. Esta medida coloca a segurança das crianças em primeiro lugar, prevenindo-as de ambientes nocivos.


O maior benefício desta lei é a proteção aprimorada que oferece às crianças e adolescentes. Em um país onde a violência doméstica ainda é uma realidade alarmante, leis como esta são fundamentais. Ela também eleva a conscientização sobre a seriedade da violência doméstica e a necessidade de combatê-la.


Repercussões no Âmbito Jurídico e Social


Juridicamente, a lei traz mais direcionamento nas decisões sobre a Guarda Compartilhada, contribuindo para decisões mais consistentes e focadas no melhor interesse da criança. Socialmente, reforça a mensagem de que a violência doméstica é intolerável.


Para os profissionais que lidam com a Guarda Compartilhada, a lei impõe um novo desafio. É vital que advogados, assistentes sociais e psicólogos estejam atualizados sobre as mudanças para melhor orientar as famílias.


A Lei 14.713/2023 simboliza como as leis podem evoluir para atender às necessidades da sociedade, especialmente na proteção de crianças e adolescentes. Ajustando o modelo de Guarda Compartilhada para excluir situações de risco, o Brasil demonstra um compromisso com a segurança e o bem-estar dos menores. Como especialistas e membros da sociedade, devemos apoiar e promover leis que visam a construção de um ambiente familiar mais seguro e saudável.


Sobre os autores: Igor Bortoluzzi Flores, Bacharel em Direito.

Palavras-chave: Inovação Legislação Guarda Compartilhada Passo Adiante Segurança dos Menores

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/inovacao-na-legislacao-de-guarda-compartilhada-um-passo-adiante-na-seguranca-dos-menores-2023-11-21

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid