Black Friday: confira nova lista do Procon de sites que devem ser evitados

Com a chegada das empresas Baratojato.com.br, Myamivendas.com e Miamicelular.com à lista, número de endereços eletrônicos não recomendados passa para 325

Fonte: IG

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Às vésperas do Black Friday brasileiro, que acontece nesta sexta-feira (29), a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) acrescentou mais três sites à lista negra do comércio eletrônico. Com o acréscimo das empresas Baratojato.com.br, Myamivendas.com e Miamicelular.com, o número de endereços eletrônicos não recomendados pela instituição passou para 325.


Os três fornecedores tiveram reclamações registradas pelos clientes no Procon-SP, receberam uma notificação e não responderam, sem possibilidade de intermediação ou acordo.


Dentre as queixas contra essas empresas estão irregularidades na prática do comércio eletrônico, principalmente pela falha na entrega do produto adquirido pelo cliente.


Alerta


O Procon orienta os consumidores a procurar no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato, além do e-mail); a dar preferência a fornecedores recomendados por amigos ou familiares; desconfiar de ofertas muito tentadoras; não comprar em lugares que aceitam apenas o boleto bancário ou depósito em conta como forma de pagamento; ler a política de privacidade da loja; a imprimir ou salvar todos os comprovantes de compra e confirmação de pedido.


Além disso, o Procon-SP sugere que os compradores que utilizam o meio virtual instalem antivírus e o firewall e que nunca façam transações online em computadores públicos.


Caso o cliente tenha algum problema com o comércio eletrônico, até mesmo durante o Black Friday, o consumidor do Estado de São Paulo deve enviar a reclamação ao site do Procon-SP.


Dicas


Segundo a assessora técnica do Procon-SP, Fátima Lemos, o cliente deve fazer uma pesquisa mais detalhada na internet antes de comprar para saber se a loja é confiável e se tem boas recomendações.


Fátima Lemos diz que no caso da lista divulgada recentemente pelo Procon, os consumidores não receberam os produtos e não encontraram os representantes da empresa para fazer uma reclamação.


A assessora técnica dá ainda mais uma dica para o consumidor que está se preparando para fazer uma compra online e encontra empresas pouco conhecidas e novas no mercado. “Nós não podemos dizer que uma marca que está começando agora é menos confiável, mas merece cautela. Até por ser desconhecido, merece uma pesquisa”, afirma.

Palavras-chave: direito do consumidor procon black friday

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