Barroso: Exame da OAB é adequado, necessário e constitucional

Jurista emite paracer favorável sobre o Exame de Ordem. Obrigatoriedade será decidida em breve pelo STF

Fonte: OAB

Comentários: (42)




O Exame de Ordem, aplicado nacionalmente pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil como requisito para o ingresso do bacharel em Direito na advocacia, é adequado, necessário e, ao mesmo tempo, compatível com a proporcionalidade esperada, uma vez que os benefícios que alcança são relevantes a ponto de justificar a sua existência e manutenção. Essa foi a conclusão do parecer elaborado pelo renomado constitucionalista Luís Roberto Barroso, que entende que o Exame de Ordem é constitucional e está plenamente justificado em face da relevância dos interesses da sociedade. O parecer será distribuído na forma de memorial aos ministros do Supremo Tribunal Federal, onde tramita o Recurso Extraordinário (RE) 603583, ao qual foi aplicado o mecanismo da repercussão geral e por meio do qual o STF decidirá em breve sobre a obrigatoriedade do Exame.


No entendimento do jurista Luís Roberto Barroso, o Exame da OAB constitui mecanismo inequivocamente adequado para a verificação da qualificação profissional e é igualmente necessário, uma vez que não se cogita de alternativa menos restritiva que seja igualmente eficaz no propósito de proteger a coletividade contra os riscos decorrentes da atuação de profissionais despreparados para lidar com a liberdade e patrimônio dos cidadãos.


O Exame mostra-se, ainda, compatível com a proporcionalidade, segundo o jurista, uma vez que se trata de exigência "objetiva" e "impessoal", que de forma alguma impede o exercício da atividade em caráter definitivo - pois os candidatos contam com três exames à disposição a cada ano - e tampouco estabelece limites numéricos à quantidade de advogados no mercado. "A advocacia é função essencial à justiça e seu exercício inadequado envolve riscos inerentes para terceiros e para a própria coletividade, os quais justificam a imposição de um regime legal específico", afirma.


No parecer, Barroso afasta as alegações de que a realização do Exame obrigatório violaria o artigo 5º, XIII, da Constituição Federal, segundo o qual "é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer". Para o jurista, a liberdade profissional assegura de fato que os indivíduos escolham livremente suas profissões. No entanto, garante ele, "o efetivo exercício depende do atendimento às qualificações e condições exigidas por lei".


O jurista vai além e ressalta que o Exame não é instrumento capaz e nem se destina a resolver problemas da qualidade do ensino jurídico no país. Não é, ainda, um exame que se ocupa do passado - da formação acadêmica obtida pelos candidatos nas faculdades de Direito - e sim do futuro: o exercício profissional dos advogados e a tutela dos interesses da sociedade. "Mesmo que, o que se espera, em um futuro próximo o ensino jurídico no Brasil tenha alcançado um patamar de excelência, o Exame de Ordem continuaria a ser plenamente justificado".


O parecer traz, ainda, um amplo estudo comparado sobre a aplicação do mesmo exame de admissão em vários países, como nos Estados Unidos, Canadá, França e Alemanha, onde frequentemente a realização das provas está confiada à ordem nacional dos advogados ou instituição similar. "Não há dúvida de que tais países protegem a liberdade profissional em termos semelhantes ao que acontece no Brasil e, ademais, em todos eles o ensino superior é reconhecidamente valorizado", afirma Barroso. "Os países referidos exigem, para o exercício da advocacia, a aprovação prévia em processos de avaliação comparáveis ao exame de ordem brasileiro, em alguns casos acompanhados de exigências adicionais", finaliza o jurista.

 

Anexa a íntegra do parecer


 

Palavras-chave: Exame de Ordem; Polêmica; Constitucionalidade; Luís Roberto Barroso; OAB

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/barroso-exame-da-oab-e-adequado-necessario-e-constitucional

42 Comentários

Rodrigo Advogado18/10/2011 20:34 Responder

Não deveria existir tanto impasse sobre o exame de ordem. Realmente é necessário, adequade e acima de tudo constitucional. Vamos estudar para passar no exame meu povo. Parabéns ao Grande Jurista Luís Roberto Barroso.

Marcos Gandolfi estudante 19/10/2011 10:31

só uma pergunta? esse jurista prestou o exame da ordem? bem como milhares que o não prestaram....

Cesar Augusto autônomo e bacharel em direito 19/10/2011 11:10

O Marcos antigamente muitos advogados que são hoje, compraram seus diplomas nas faculdades e bastava apresentar as folhas de comparecimento em audiências como prova de estágio e estavam aptos a \\\"adevogar\\\" pegando as suas carteirinhas que nem o Ophir Cavalcante. Acho que o Min. Marco Aurélio é incompetente também porque ele é favorável ao fim do exame, que ele já deu a sua opinião, só falta confirmar o seu voto no STF na hora certa. Marcos deixem estes \\\"adevogados\\\" falarem o que quiserem e esse tal BARROSO é mais um ilustre desconhecido. Abraços

elza bernardes bacharel em direito 19/10/2011 11:11

com certeza não!!!!!

Joana M. Advogada 19/10/2011 11:42

Quem é contra o Exame de Ordem é quem não passa. Não é difícil não, é só estudar!

Roger T. Advogado 19/10/2011 13:07

Assino embaixo!

Emerson Bueno Advogado 19/10/2011 16:05

Concordo plenamente!

Márcio Honorato Advogado 19/10/2011 16:36

Caro estudante. Se você continuar pensando pequeno como o teor de sua observação ao comentário do Rodrigo, provavelmente seria melhor nem continuar estudando. Se tal jurista não prestou o exame, talvez seja porque os tempos mudam, afinal o mundo dá voltas, e os métodos e procedimentos tendem, não obrigatoriamente conseguem, ao aperfeiçoamento. Já havia pensado nisso? Desculpas, mas se é estudante de direito, vai ter que estudar bastante para o exame, pois é constitucional e legal.

Irene Santos professora 20/10/2011 6:21

SOU CONTRA O EXAME DA OAB, após a conclusão do curso de Direito, que é para formar e inserir pessoas no mercado de trabalho, formação voltada à empregabilidade, ou seja, profissionais competentes e aptos para serem, rapidamente, absorvidos pelo competitivo mercado de trabalho, não podem exercer porque tem que ser aprovado pelo exame da OAB. O EXAME DA OAB, tem como principal objetivo enriquecer as custas dos recém-formados, pois o valor cobrado é um absurdo, é o motivo pelo qual muitos profissionais qualificados não podem atuar porque não tem a CARTEIRA DA OAB, sendo a única profissão que sempre exigiu inconstitucionalmente, injusta e arbitrária a CARTEIRA PARA ADVOGAR...ou seja 05 anos do curso não dá direito de trabalhar na profissão que você sonhou, batalhou, porque a OAB precisa arrecadar dinheiro do Bacharel. Já não basta o valor cobrado pela anuidade da carteira, que também é um absurdo !!! O Curso de Direito tem por objetivo primordial formar operadores do Direito humanizados e aptos a interpretar e aplicar a ciência do Direito em todos os seus campos de atuação. O Bacharel em Direito recebe, formação teórica e ética voltada para o aprendizado prático, todos indispensáveis ao pleno exercício da profissão. O curso oferece ampla visão ao operador do Direito para que possa optar pelas diversas áreas de atuação que a formação jurídica proporciona e estrutura capaz de proporcionar ao Bacharel diversificadas competências e habilidades para o desempenho da profissão, seja na área da advocacia, como também na vasta área dos concursos públicos como magistratura, promotoria, procuradorias, além daqueles na área criminal, fiscal e administrativa. O Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais é capaz de ler, compreender e raciocinar tecnicamente e de forma humanitária em todas as áreas do Direito, desde as mais tradicionais até aquelas consideradas difusas, EU NÃO PRECISO DA OAB para definir se sou profissional qualificada, sempre digo essa frase: quem não tem competência, não se estabelece...e não é o exame da OAB que define o bom ADVOGADO. Estou expressando MINHA opinião, respeito as demais opiniões, espero também ser respeitada...ética faz parte. É muito grosseiro ficar apontando com o dedo, criticando o que as pessoas comentam...liberdade de expressão, respeito, ética faz parte da pessoa de bom senso e moral.

Adailson Alves sua profissão18/10/2011 23:39 Responder

Esse senhor Barros que se diz jurista, está aliado ao famigerado exame da desordem (OAB) por isso é que ele fala desse jeito desconheccendo a carta maior CF/88 e o pior querendo iludir a sociedade brasileira, isso é uma vergonha.

Luis Otavio estudante 19/10/2011 2:33

Quem pagou pelo parecer, logo ele será sempre a favor do exame da ordem.

Márcio Honorato Advogado 19/10/2011 16:48

Já notou como brasileiro é pessimista quando o assunto diz respeito às decisões de alta cúpula? Sei que existem inúmeras falhas e corruptos no poder, mas não esqueçamos que existem, também, homens de bem e atos excepcionalmente construtivos. Antes de tecer crítica tão rude dirigida a alguém que, simplesmente, se opôs à sua opinião, procure saber sobre esta pessoa. No caso, o Barroso é um \\\"tremendo\\\" estudioso da ciência do Direito, em especial, o Direito Constitucional. Procure ler mais sobre esta ilustre figura. É um ser humano e, como tal, possui falhas. Porém, seu parecer técnico é irretocável. Não creio que tenha recebido para elaborar parecer favorável. Creio que tenha opinado por convicção. Pode ser, e assim espero, que tenha sido remunerado pelo trabalho valioso que prestou ao Conselho. Como você aindá é estudante, espero que cresça interiormente para melhorar suas opiniões e contribuir para o progresso do país em um futuro próximo.

Bispo Macedo Pastor evangélico 20/10/2011 10:13

Eu queria que todos os advogados, bacharéis em direito, e estudantes dessem uma olhada na matéria publicada no site da JUS VIGILANTIBUS, do Professor de Direito Constitucional, o Senhor Fernando Lima, cuja matéria é: O QUE É A OAB? Então acredito que todos irão ver o que esta entidade chamada OAB é capaz, e muitos que defendem esta entidade e o Exame de Ordem talvez mudem de opinião e não vão falar mais besteiras. Abraços

arioci bacharel19/10/2011 0:00 Responder

Meus amigos, todos já sabem o que é corporativismo portanto não precisa falar mais nada sobre o parecer do nobre \\\" BARROSO \\\" e ainda o parecer será distribuído na forma de memorial aos ministros do Supremo Tribunal Federal, onde tramita o Recurso Extraordinário (RE) 603583, sobre a interpretação do referido artigo 5º, XIII, da Constituição Federal, bom ai é pensamento só dele.... ao ponto que chegamos a \\\"OAB DIZENDO O QUE O STF DEVE FAZER E COMO FAZER \\\"

Daniel Gusmão Engenheiro Agrônomo19/10/2011 0:33 Responder

Medico não faz prova e lida com vidas humanas. Seus erros casam dano a um bem jurídico (vida) bem maior que o patrimônio. O Engenheiro também pois estamos cansandos de ver construções caindo e coisas esplodindo. Também causam mortes e não prestam provas. Se o intuito é proteger a coletividade de danos inerentes à atuação de maus profissionais porque a prova não é aplicada a todos os advogados de 5 em 5 anos, renovando a carteira da OAB como fazemos com a de motorista? Gostaria de ver os baluartes ralando na escola de novo. É inconstitucional e imoral pois não tem controle externo e impede o exercício profissinal. Prova cheia de pegadinhas que não mede o conhecimento, é apenas uma reserva de mecado que deixa a OAB cada da mais rica. Quanto rende por ano? Calculo mas de 70 milhões só com a prova. Presta contas pra quem?

Luiz Bacharel e Direito19/10/2011 1:13 Responder

Não sou contra a prova da OAB., mas ela deveria ser, mais justa. As suas questões deveriam largar as pegadinhas e ser mais tecnica. A FGV, deveria aplicar mais as leis, e os conteudos jurídicos. Nunca se falou na prova da OAB, o que é Teória da Aparencia, que esta no CC. e não aplicar nas provas coisa tão complexas e aplicar mais os códigos e não pegadinas para derrubar os bachareis.

Joana M. Advogada 19/10/2011 11:45

Que pegadinhas? As questões são letra de lei.

David Advogado19/10/2011 1:35 Responder

Eita povinho preguiçoso.... Deus tenha dó de vocês...

Francisca Angela Lopes Lima Administrador e bacharel em Direito19/10/2011 1:48 Responder

Tenho minhas dúvidas que o exame da OAB vá indicar a qualificação do profissional, pois o que se observa ultimamente nos referidos exames é a exigência pontos teóricos em que o vencedor será o que tiver melhor memória. Por que ao invés de provas tão teóricas não passa a exigir do bacharel apenas uma prova prática com a elaboração de peças? Acredito sim, que agindo dessa forma se teria mais condições de avaliar o conhecimento do bacharel.

elza bernardes bacharel em direito 19/10/2011 11:16

Concordo com voce, mas ainda acho que, além de eliminar esta prova, o STF deveria se preocupar mais com os pilantras lá de cima e deixar os advogados trabalharem em paz. O próprio mercado de trabalho se encarrega de prestigiar os melhores.

hedy lamar escrevente19/10/2011 2:25 Responder

concordo demais com Daniel Gusmao...e que se cuide o stf q a oab jaja tira eles da cadeira e tomam conta.......imoralidade...

Luis Otavio estudante19/10/2011 2:38 Responder

Meus amigos como vocês podem notar os exames aplicados em outros países conforme o parecer, são realizados pelo Estado e não por órgãos de classe, se eu estiver errado por favor me digam.

Cesar Augusto autônomo e bacharel em direito19/10/2011 9:29 Responder

A OAB está apavorada com o STF e está pagando por qualquer matéria escrita por qualquer imbecil que seja, como este BARROSO, para sustentar o insustentável. Quem é esse cara? O Ophir e este BARROSO fizeram exame de ordem? A OAB tem que se adequar aos Conselhos de Classe que são públicos, com funcionários concursados e se submeter a legislação que rege aos funcionários públicos. Uma entidade \\\"sui generis\\\", sem fiscalização e com poderes neste país, tem que ser questionado pelo Ministério Público e a Procuradoria da República, ou então vamos permitir a desordem neste país. A OAB é um sindicato, clube de advogados e podemos compará-la com uma ONG, porque é uma entidade PILANTRÓPICA. Chegou a hora de ser criado um Conselho de Classe Público, não se pode permitir que a OAB indique seus advogados para a magistratura sem concurso. O funcionário público só entra por concurso e não por indicação como a OAB faz, o que é pior com cargos vitalícios como os juízes concursados. Que entidade é essa que prega a defesa da legalidade e vive na clandestinidade, com poderes e sem deveres, que devem ser investigados pelo poder público para uma prestação de contas. O que se quer é que se o Exame de Ordem for considerado legal seja feito por um Órgão Público, como o MEC e fiscalização do Ministério Pública e a Procuradoria da República. O que está em jogo é a JUSTIÇA de milhares de cidadãos brasileiros que estão garantidos na Constituição Brasileira e não uma entidade \\\"sui generis\\\" que vive sem prestar contas a sociedade, que ela sim, põe em RISCO AO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.

CLEIDE MARIA MARTINS ADVOGADA19/10/2011 9:55 Responder

Veja bem, se você estudar um pouquinho mais vai conseguir pode acreditar. infelizmente o que está acontecendo hodiernamente é o seguinte: nunca se estudou tão pouco como agora, então querido não vale ficar arrependido, o que vc tem que fazer é se esforçar um poco mais. na realidade acho q vc já está cantando com os Titãs, senão vejamos, (Epitáfio Titãs) Devia ter amado mais (os estudos) Ter chorado mais (estudando) Ter visto o sol nascer (estudando) Devia ter arriscado mais e até errado mais (na escolha do curso)... Ter feito o que eu queria fazer Queria ter aceitado as pessoas como elas são Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração O acaso vai me proteger Enquanto eu andar distraído O acaso vai me proteger Enquanto eu andar... (Deixe Deus te proteger...) Devia ter complicado menos, (então..)trabalhado menos (tbém acho) Ter visto o sol se pôr (no cursinho) Devia ter me importado menos com problemas pequenos (e estudado mais) Ter morrido de amor (pelos livros) Queria ter aceitado a vida como ela é A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier (não estudou deu nisto.. O acaso vai me proteger Enquanto eu andar distraído O acaso vai me proteger Enquanto eu andar... (vai acreditar no acaso e não em Deus olha aí!) Devia ter complicado menos, trabalhado menos (e estudado mais) Ter visto o sol se pôr. \\\"\\\"o conhecimento emerge do esforço e este traz o resultado esperado\\\"... xô preguiça!!!! Cleide Maria. http://www.vagalume.com.br/titas/epitafio.html#ixzz1bDdL9UsL

Cesar Augusto autônomo e bacharel em direito 19/10/2011 10:58

Eu prefiro cantar a música do Gabriel Pensador \\\"Chega de Levar Porrada Porrada\\\" e defender aquilo que voce não estudou e conseguiu ser \\\"adevogada\\\". Por mais que voce tenha estudado e talvez continue estudando voce não vai aprender certas coisas pois não estão nos livros. Acho que voce deveria \\\"pensar mais\\\" , \\\"raciocinar mais\\\" e aí voce não falaria tanta besteira.

CLEIDE MARIA MARTINS ADVOGADA 19/10/2011 11:57

Caro Cesar Augusto, acho que consegui mexer com o seus mais profundos sentimentos pertinente ao assunto. porém, ao que se refere a adevogada, essa que vos fala, não se considera a mais inteligente ou coisa assim, tive que me submeter reiteradas vezes ao exame de seleção da OAB, mas nunca coloquei culpa na Lei ou em quem elaborava as provas e sim sempre estudando mais... acordava às 3 horas da madruga e estudava até não aguentar mais, sabe porque? por que eu entendi que não havia estudado o suficiente durante o curso, eu deveria ter estudado mais..., me importado mais... e assim teria passado no primeiro exame ao qual me submeti, mas preste atenção ainda tem jeito pra você é só estudar um pouquinho mais... e você vai chegar lá ok? o segredo é não desistir jamais. ah! ia me esquecendo acho que você faltou às aulas, porque o que é requerido nas provas é o trivial, o mais raso possível.

Márcio Honorato Advogado 19/10/2011 16:57

Cara colega Cleide. Você estava em um dia inspirado quando respondeu ao comentário de Cesar Augusto. Achei ótimo! Quanto à resposta do bacharel... atualmente é modismo cognominar \\\"cabeças de bagre\\\" de poetas, pensadores etc. Retrata a desvalorização do saber dentro de todas as sociedades. Se homem, basta falar palavrão em verso para ficar \\\"bem na foto\\\"; se mulher, basta ser gostosa, de preferência com nádegas atraentes. Ora, estude um pouco mais e não se arrependa do tempo que deixou de estudar. Quem sabe se torna advogado, não adevogado como vc mesmo bem mencionou. Abraço.

Bispo Macedo Pastor evangélico 20/10/2011 7:46

Caro Honorato teu comentário tem um cheiro de boiolagem no ar. Não sei se voce realmente é advogado ou adevogado, porque aqui neste site tem muita gente que se entitula ser aquilo que não é. Conheço vários advogados que vivem como audiencistas, recebendo R$ 50,00 por audiência porque não tem nenhum cliente e me parece que voce é um deles. Vejo que voce não conhece nada sobre poesia, filosofia, que quero te dizer só uma coisa que foi dito por um filósofo \\\"penso logo existo\\\". Procure saber quem foi que disse estas palavras bem como a frase que diz que \\\"a unica coisa que sei é que nada sei\\\". E vou te dizer mais uma coisa, qual o homem que não gosta de uma mulher com uma bunda bonita?

Cristina sua profissão19/10/2011 10:18 Responder

Fico imprecionada como vcs, ?advogados?, são desunidos ... rsrsrs. Qualquer analfabeto sabe que a prova da OAB é ilegal... rsrs... Boa sorte para os novos bachareis e Parabéns pela coragem de lutar pelos seus direitos ... Mostra que a facultadade está cumprido o seu papel que é de transformar a opinião pública do país, ?Formar Pensadores?.

Oseias Advogado19/10/2011 10:24 Responder

Quanto absurdo em algumas opiniões. A maior delas é a desqualificação do Insigne Professor Luis Roberto. O argumento de que se emite um parecer favoravel apenas em razão de por ele ter sido pago, mostra bem o nivel ético e a falta de preparo de muitos. Eu mesmo já emiti pareceres desfavoraveis a muitos consulentes e, nem por isso, deixer de receber pelo trabalho. Senhores, o embate deve se pautar em situações pontuais, inclusive sobre a \\\"suposta\\\" inconstitucionalidade (que entendo não existe) e, sobre a falta de fiscalização do Exame. Outro argumento falacioso é se fulano fez ou ñ Exame. Ruy Barbosa também não fez, por isso vamos desqualificá-lo? Médici foi Presidente do Brasil sem ser eleito pelo povo. Então foi menos Presidente por isso? É principio basilar que a Lei projeta efeitos para o futuro, salvo situaçoes excepcionalissimas. Vamos buscar nossos objetivos, mas o façamos com respeito as pessoas que tanto contribuiram e contribuem com o ordenamento juridico pátrio como o faz Barroso.

Cássio Pereira Advogado 19/10/2011 12:47

Finalmente, uma pessoa com luz para discutir esse assunto! Parabéns pelo seu comentário Oseias! Abs.

Marco Antonio economista / bacharel em direito19/10/2011 11:00 Responder

Não sou contra o exame, mas como o direito é igual para todos, que todas as profissões passem por um processo de avaliação do profissional para que este possa estar atuando no mercado, avaliação esta executada pelo MEC e não por instituições dos moldes da OAB, pois não podemos falar em justo, somente os bachareis de direito prestarem um exame para poderem exercer a sua profissão, ou todos os cursos têm ou nenhum, pois ao meu ver na consepção que hoje temos, o curso que deveria ter a maior exigência é a medicina, seguida da engenharia e direito e todos os demais. Estou falando do principio da igualdade que esta sendo ferido, pois todos somos iguais perante a lei, então ou todos fazem os exames relativos a suas profissões ou ninguém faz. O exame da ordem é uma coisa explicita de reserva de mercado, indo de contra a livre concorrencia. Conheço vários advogados mediocres, que não sei como passaram no exame, que não sabem nem definir o tipo de ação, e não são poucos, sou a favor de ter o exame com uma prova de 5 em 5 anos para reavaliar a condição de conhecimento destes profissionais, pois somente assim o profissional não ficaria acomodado após ter sido aprovado, mas vamos realmente ter um exame que vise o conhecimento e não com pegadinhas, isto serviria também para os concursos publicos, temos que testar é o conhecimento e não as pegadinhas, pois cursinhos focam mais nas pegadinhas que no conhecimento em si, e temos muitos interesses por tras disto, sendo que temos um nicho de cursinhos do tipo LFG com grande influência na OAB e orgão judiciais e que arrecando muito com isto. Vamos criar um pais mais justo para todos e não somente para poucos, pois todos têm o direito a execer a profissão que escolheram.

Ricardo Advogado19/10/2011 11:30 Responder

Vamos manter o Debate dentro da Ética e do Respeito. Devemos respeitar a opinião de quem é contra e de quem é a favor, isso é uma democracia. Quem ataca de forma desrespeitosa quem é a favor do Exame não merece de maneira nenhuma ser Advogado, atitudes deste naipe que leva a todos na atual conjectura ser a favor do Exame. Quanto aos que atacam da mesma maneira quem é contra o Exame e ainda não são advogados deveriam olvidar de sê-lo, e aqueles que já são advogados e também tenham a mesma atitude desrespeitosa, deveriam ser penalizados pelo Conselho \\\"OAB\\\".

Alexandre Dias Bancário19/10/2011 11:35 Responder

Não sou contra a prova da OAB, muito pelo contrário, concordo que deve haver algum tipo de avaliação, porém o modelo aplicado atualmente além de ser uma prova muito extensa, traz diversas \\\"pegadinhas\\\" onde leva o candidato muitas vezes ao erro, mesmo ele sabendo o conteúdo. Prova disso está na grande diferença entre o número de candidados e o número de aprovados, será que os candidatos que aprovaram, serão os melhores advogados no futuro? Sem falar no valor da inscrição, que acho um roubo.

Antonio F. Gomes Advogado19/10/2011 11:40 Responder

Quando os estudantes levarem o ensino jurídico realmente a sério... pararem de ir na faculdade para pegar \\\"as minas\\\", e vice-versa... quando todos forem lá com um único intuito, que é o de realmente estudar, e não ficarem achando que, por estarem pagando a faculdade, tem o direito de passarem... quando isto e mais algumas concepções equivocadas mudarem na cabeça de nossos estudantes, toda essa discussão a respeito do exame de ordem, deixará de ser tão importante, pois, todos passarão tranquilamente, uma vez que, quando se sabe realmente a matéria, e quando se está focado na prova, não há pegadinha que faça o aluno errar a questão. Só erra a questão que existe uma pegadinha, quem não sabe direito a matéria, pois, nos 05 anos do curso, deve ter ido (e isso quando foi, e assistiu as aulas, ao invés de matá-las, ou ficar em conversas paralelas, enquanto o prof. explanava o conteúdo), na faculdade fazer \\\"turismo\\\" e não direito.

Cláudio Estudante19/10/2011 12:01 Responder

Na verdade,se a prova fosse adquada com a nossa profisão do dia -a-dia (em que iremos futuramente exercer ),sem pegadinhas absurda que leva o examinando a erro e ainda por se tratar a busca de um trabalho e justo na qual ficamos 5 anos estudando na faculdade,a prova em si,deveria ser realizada a letra da lei,mas não de forma que ela é aplicada hoje.Portanto isto no meu ponto de vista,visa a Ordem a lucrar cada vez mais a cada prova realizada,porque é atravês das pegadinhas em que os examinandos são reprovados.Já que a Ordem ressalta que é pra proteger a sociedade no todo sem correr nehum risco,não é atravês do \\\"sempre,no todo,talvez\\\" que são colocados na prova essas pegadinhas que vai prejudicar a sociedade nos casos praticos,isto não é resposta da .Outra questão que levo também com relação a prova é o valor em si que é cobrado a cada prova.Pagar 200,00 reais,na qual ninguêm está concorrendo vagar aqui.Hoje para fazer uma prova na Magistratura o valor da Inscrição não chegar a este valor a qual pagamos,e olhe que a remuneração é bem .no entanto,devido a esses acontecimentos,realmente a prova não deveria existir.

RODRIGO advogado criminalista19/10/2011 12:30 Responder

VAI COMEÇAR AS LAMENTAÇÕES DAS PESSOAS QUE NÃO FORAM APROVADAS....... DISCUSSÃO PERENE...... NÃO ADIANTA.... É LEI....

seu nome sua profissão19/10/2011 12:31 Responder

Meu povo preguiçoso, vamo estudar e deixar de vagabudagem e conversa besta

Salete estudante19/10/2011 13:42 Responder

Argumento sem consistência alguma. Levantar a bandeira a favor do exame sem argumentos contundentes e bem fundamentados é inócuo.

Márcio Honorato Advogado 19/10/2011 17:06

Cara Salete. Tentou falar difícil, mas nada externou de profícuo e coerente. Estude os fundamentos apontados no parecer. Você estará se atualizando e verificando a consistência das palavras do ilustre Barroso.

Rodrigo Braga bacharel em direito19/10/2011 14:22 Responder

seria a favor do exame, se fosse obrigatório para todos, inclusive para os mais antigo que se sentem donos da cituação e que nunca tiveram que setar seus ilustres rabinhos numa cadeira durante 05 horas para fazer uma prova de m... e que certamente não passariam nessa prova a não ser se houvesse mais uma pegadinha só que desta vez a favor deles. sou a favor da constituição...

Jesus Maron anonimo19/10/2011 14:29 Responder

Parabéns ao Sr. Barroso, nota-se que ele é um grande jurista conhecedor da Carta Maior da república. O exame de Ordem, foi criado por um provimento do Conselho federal da OAB(ato meramente administrativo) uma Lei Ordinária jamais poderá se sobrepor á Constituição Federal do Brasil. O legitimado á Delegar poders é o Presidente da República. O art 29 parágrafo 1º do Código de Ética e Desciplina da OAB, é bem claro quando diz, § 1º. Títulos ou qualificações profissionais são os relativos à profissão de advogado, conferidos por universidades ou instituições de ensino superior, reconhecidas. Por acaso a OAB está inserida nesse caso ? A OAB é incompetente para aplicar exames no Bacharél e sim o MEC, no decorrer do curso de Direito nas instituições. A OAB, é uma instituição congênere, nem declarar essa fortuna que absorve ilegalmente dos bachareis ela declara á União. Tem que extirpar esse famigerado e ilegal exame de ordem da face da terra. Com todo o respeito senhor Barroso, se olhe no espelho e se pergunte, oque o senhor está afirmando, não tem base jurídica nenhuma. Alias desse jeito estamos bem de jurista em !! O pessoal da OAB estão perdendo o sono, estão apavorados, dando tiros para todos os lados, para não perder a teta. Mas com certeza a Maior Corte do Judiciário do País (STF) não se ciurvará á ilegalidade que os derigentes da OAB, vem cometendo ao longo desses anos, pois como guardiões da Constituição Federal do Brasil, terão que julgar como manda a Lei maior da República, pois ao contrário disso, não teriamos em quem confiar mais, e o judiciário estaria pondo em dúviadas as Leis e normas do País, as quais fluem da Carta Maior da república. Jamais os Nobres Ministros do STF, se curvarão á ilegalidades cometidas e abusos com o ser humano, como vem fazendo a OAB do Brasil, querendo estar á cima de tudo e de todos, além domais usando a Constituição federal, quando lhe convem. É uma vergonha o que está acontecendo em nosso País, com os Bachareis em Direito, restringindo o seu livre direito de exercer sua profissão onde não se está respeitando as norma contidas na Lei maior. O STF, nada mais fará, do que cumprir a Lei Maior, julgar com base Legal, cumprir a Lei como sempre tem sido dignamente, por isso são conhecidos por guardiões da Constituição federal do Brasil.

Bispo Macedo Pastor evangélico 20/10/2011 10:19

Parabéns, só o Jesus se salva!

helio estellita herkenhoff filho servidor público19/10/2011 14:53 Responder

O professor Roberto Barroso é conhecido pelos que estudam ou se interessam pelo estudo do direito constitucional. Mas, o exame da OAB, de fato, lembra os tempos remotos, onde existiam as ordens.É preciso qualificar o futuro advogado e os futuros juízes, mas estes são advogados antes de atuarem para o Estado, sendo certo que a recíproca não é verdadeira. Particularmente, penso que a prova não é adequada como meio de comprovação da qualificação do futuro advogado, pois é mesmo uma decoreba, e um treinamento para a domesticação do profissional.

Célia C. profissão 19/10/2011 15:58

E a prova prática? Acha decoreba também? Acha que o sr. está enganado.

Edilson Advogado19/10/2011 16:05 Responder

Terminei a graduação em 1983, foi aprovado no primeiro exame de ordem, quando havia o exame ainda a parte oral, porém conheço colegas até após quase 30 anos, ainda não conseguiram ser aprovados. Perguta-se. Porque? Foram os que, passavam mais tempo nas rodinhas de cervejas nos botecos das esquinas, do que dentro da sala de aula. No entanto, foram aprovados no curso, mas, não no exame. Houve até um dos colegas que concluiu o curso em 18 anos, até este passou no exame, porém, os que cursaram no tempo normal, até hoje não foram aprovados. Onde enconta-se o erro? No exame? Claro que não.

Márcio Honorato Advogado19/10/2011 16:32 Responder

Impressionante como profissionais e estudantes, pessoas ditas bem informadas, são capazes de escrever asneiras a respeito do exame da ordem. Inclusive, energumêncios aos fins sociais do famoso exame, alguns profissionais advogados preferem abraçar a causa dos bacharéis que teimam em resistir ao ato de sentar em uma cadeira, diante de uma mesa e muitos, absolutamente muitos, livros para estudar. Irretocável o parecer do nobre constitucionalista. Para os que defendem o fim do exame sob argumentos que médicos não prestam o exame... quem disse que a classe médica não precisa de revisões para aprimoramento dos profissionais? Se existem, ou não, motivos financeiros escamoteados sob as vestes das razões e fundamentos sociais da exame, é outro aspecto. Mas, o exame é e sempre foi garantia aos jurisdicionados de uma melhor, ainda que muito imperfeita, prestação de serviços jurídicos.

CELSO SANTOS Advogado19/10/2011 17:15 Responder

Perfeita a colocação da advogada Cleide Maria Martins, utilizando a música \\\"Epitáfio\\\" . Além de ter estudado, tem bom humor e sabe utilizar a arte para expor seus argumentos.

Marcos Funcionário Público19/10/2011 18:20 Responder

Prezados boa tarde. De que a OAB esta preocupada com o rumo que este importantíssimo assunto irá tomar não tenhamos dúvida. Como dito por muitos nesse espaço, a OAB e os que são favoráveis a este exame (proprietários de cursinhos preparatório) estão preocupados com o dinheiro que irá se esvair de seus cofres. Porém, devemos levar em consideração que se o STF entender pela constitucionalidade do exame os rumos da educação no Brasil deverão sofrer uma guinada intensa, pois a Corte Suprema estará confirmando que este tipo de exame deve ser realizado em todas as áreas profissionais e não somente para a Advocacia. Sendo assim este tipo de exame será, impreterivelmente, imposto a todas as carreiras profissionais, sob pena de estarmos em estado de exceção. Não pensem que sou a favor desse exame, muito pelo contrário, mas se infelizmente este império não for derrubado que o exame apenas seja mais justo e útil. Ademais se a OAB se preocupa tanto com a qualidade dos serviços prestados então que coloque a disposição dos interessados mais cursos GRATUÍTOS de qualificação/especialização.

MONIKAREN estudante19/10/2011 18:47 Responder

É ILEGAL PARA QUEM É PREGUIÇOSO E NAO TEM VOIA DE ESTUDAR, PREFERE FICAR NA FARRA AO INVÉS DE METER A CARA NOS LIVROS. OS ESTUDANTES(COM ALGUMAS EXCEÇÕES É CLARO) SAO MUITO ACOMODADOS, SÓ PENSAM EM FESTA E BEBEDEIRAS, RECLAMAM O TEMPO INTEIRO DAS PROVAS APLICADAS... QUANTO DESPERDÍCIO DE TEMPO... TEM QUE HAVER OAB SIM... PARA QUE AS PESSOAS INCAPAZES DE ATUAR SEJAM BARRADAS NO MERCADO ADVOCATÍCIO.... CRITICAM OS MÉDICOS POR NAO TEREM QUE PRESTAR UM EXAME PARA ATUAR, DEFENDENDO QUE ESTES TUTELAM APENAS 1 (O MAIOR É CLARO) BEM DO SER HUMANO: A VIDA..... MAS JÁ PARARAM PARA PENSAR QUANTOS BENS JURÍDICOS O ADVOGADO DEFENDE? É A LIBERDADE, A VIDA, A DIGNIDADE DA PESSOA, O PATRIMONIO..... ENTAO PELAMOR DE DIO, PAREM DE RECLAMAR, SE NAO QUEREM FAZER O EXAME DA OAB O PROBLEMA É DE VOCES. O EXAME É APENAS UMA DEMONSTRAÇÃO QUE SE ESTÁ REALMENTE PREPARADO PARA DEFENDER OS INTERESSES DE OUTRAS PESSOAS E TAMBÉM ELIMINAR OS CONCORRENTES QUE SÃO FRACOS E SEM VONTADE DE VENCER NA VIDA.....

JORGE ANTUNES Advogado19/10/2011 19:45 Responder

Que ducha fria nos defensores do fim do exame da OAB. Vamos estudar moçada. A vida é dura e exige muito de todos. E o Estado tem o dever de proteger os interesses da coletividade. Logo quem não tem competência não se estabelece. Parem de reclamar e procurem se tornar profissionais qualificados e de bem com a vida. Contra fatos não há argumentos. Brilhante o parecer do jurista Luis Roberto.

Carlos Gomes Advogado19/10/2011 20:18 Responder

O Exame da Ordem não chega a ser uma pedra no caminho de ninguém, visto que, o aluno que quer alcançar o seu objetivo consegue, e mais, tenho 46 anos, formei em 2009 e passei no exame, depois de 20 anos sem estudar. Será que comprei a prova? Não, estudei, marquei meu projeto de vida. O exame ser ou não constitucional, ser funcional ou não é apenas discussão para aqueles que se escondem atrás da incapacidade.

Irene Santos professora20/10/2011 6:22 Responder

SOU CONTRA O EXAME DA OAB, após a conclusão do curso de Direito, que é para formar e inserir pessoas no mercado de trabalho, formação voltada à empregabilidade, ou seja, profissionais competentes e aptos para serem, rapidamente, absorvidos pelo competitivo mercado de trabalho, não podem exercer porque tem que ser aprovado pelo exame da OAB. O EXAME DA OAB, tem como principal objetivo enriquecer as custas dos recém-formados, pois o valor cobrado é um absurdo, é o motivo pelo qual muitos profissionais qualificados não podem atuar porque não tem a CARTEIRA DA OAB, sendo a única profissão que sempre exigiu inconstitucionalmente, injusta e arbitrária a CARTEIRA PARA ADVOGAR...ou seja 05 anos do curso não dá direito de trabalhar na profissão que você sonhou, batalhou, porque a OAB precisa arrecadar dinheiro do Bacharel. Já não basta o valor cobrado pela anuidade da carteira, que também é um absurdo !!! O Curso de Direito tem por objetivo primordial formar operadores do Direito humanizados e aptos a interpretar e aplicar a ciência do Direito em todos os seus campos de atuação. O Bacharel em Direito recebe, formação teórica e ética voltada para o aprendizado prático, todos indispensáveis ao pleno exercício da profissão. O curso oferece ampla visão ao operador do Direito para que possa optar pelas diversas áreas de atuação que a formação jurídica proporciona e estrutura capaz de proporcionar ao Bacharel diversificadas competências e habilidades para o desempenho da profissão, seja na área da advocacia, como também na vasta área dos concursos públicos como magistratura, promotoria, procuradorias, além daqueles na área criminal, fiscal e administrativa. O Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais é capaz de ler, compreender e raciocinar tecnicamente e de forma humanitária em todas as áreas do Direito, desde as mais tradicionais até aquelas consideradas difusas, EU NÃO PRECISO DA OAB para definir se sou profissional qualificada, sempre digo essa frase: quem não tem competência, não se estabelece...e não é o exame da OAB que define o bom ADVOGADO. Estou expressando MINHA opinião, respeito as demais opiniões, espero também ser respeitada...ética faz parte. É muito grosseiro ficar apontando com o dedo, criticando o que as pessoas comentam...liberdade de expressão, respeito, ética faz parte da pessoa de bom senso e moral.

Bispo Macedo Pastor evangélico20/10/2011 10:24 Responder

Leiam a matéria do Professor de Direito Constitucional Fernando Lima, \\\"O QUE É A OAB? no site JUS VIGILANTIBUS.

FErnanda advogada20/10/2011 10:54 Responder

Eu concordo plenamente com a Irene, pois cobrar R$ 200,00 para se fazer um exame é um absurdo... mais caro do que um concurso para juiz!!!! ai fica a pergunta, esse exame é para poder ingressar no mundo juridico ou para angariar dinheiro?

Amadeu Linhares estudante de direito20/10/2011 13:01 Responder

Com todo respeito a opinião da Irene, Fernanda e outros, mas tudo não passa de choro, vejam o Sr. Carlos, passou no exame depois de tantos anos sem estudar, vcs deveriam é ter vergonha.

Bispo Macedo Pastor evangélico 20/10/2011 13:43

Voce acreditou?

Sérgio Advogado/Professor20/10/2011 13:23 Responder

Pergunta-se: Sérá que os bacharéis em direito oriundos das universidades públicas ou privadas de excelência são adversários do exame unificado? Sérá que a turba ignara oriunda das instituições privadas de ensino mediocre que enriquecem com os estelionato acadêmico não estão entendendo onde está a exploração? Será que aqueles que mergulham nos estudos com o compromisso de serem profissionais dignos e respeitados desejam conviver com pessoas que não se submeteram ao um vestibular rigoroso, e porque não dizer que estes combatentes da mediocridade deveriam sim é tentar completar o ensino fundamental antes de pretender serem profissionais de nível superior, pois alguns argumentos contrários são destituídos até mesmo de inteligibilidade. Imaginem essas pessoas peticionando! Será que sabem o que é peticionar? Duvido muito. Analfabeto querendo ser advogado(a). Vamos preservar a DIGNIDADE PROFISSIONAL e defenestrar esses ignorantes que defendem o \\\"Direito a Incompetência\\\". Tenho dito!

Bispo Macedo Pastor evangélico 20/10/2011 13:57

Voce é professor de direito? Se for, voce é que comete estelionato, porque teus alunos não aprenderam nada, porque não passaram no Exame de Ordem. Voce ainda recebe para dar aulas? Eu fico imaginando voce dando aula, que acredito que seja no ensino fundamental, porque ninguem iria aturar tanta besteira numa faculdade por pior aluno que seja. Voce chama teus alunos de analfabetos? Se voce fosse um bom advogado não estaria dando aula. Desce do teu pedestal, a tua inteligência está cheirando a merda e está contaminando o meu monitor. Me desculpe, mas vou dar a descarga para ver se esta merda desce.

Irene Santos professora 20/10/2011 16:54

Sergio, respeitando todas as opiniões, não quero debater ou questionar com os demais. Porém não posso calar-me ao ler seu mediocre comentário, e dizer que você é um homem ignorante, senti nojo, ansia de vômito ao ler o que escreveu. Sua maneira de pensar e escrever é repugnante, nojenta. Antes de escrever besteira, procure entender o assunto, escreva pensando, e não tente ser melhor que as outras pessoas. O absurdo que a OAB cobra para o exame, deve ser questionado e defendido. Você deve ser Professor de Cursinho de exame da OAB, que sabe muito bem que se acabar com exame vai perder sua renda extra, porque com certeza como Advogado não esta sendo possivel pagar todas as contas, inclusive a anuidade da OAB...carissima, absurda!!! Somente dessa maneira é possível entender um pouquinho sua total defesa a favor do Exame da OAB, não pode perder o seu sustento, sua renda extra de Professor de cursinho. E você tem capacidade para prestar exame da OAB???? passar por reavaliação ??? provar que é capaz de continuar a exercer a advocacia e obter pleno exito ??? Mesmo sendo advogado, é justo que o cliente, possa ter certeza se o profissional que esta contratando é competente. Concluindo: DIREITOS IGUAIS do Bacharel de Direito e o seu Sr. Advogado. Se tivesse lido antes o que escrevi, não teria escrito tantas asneiras.

EUCLIDES aposentado20/10/2011 13:55 Responder

é seu Barroso, gostaria de ver a vossa senhoria passar no exame da ordem, poderia a vossa senhoria, citar que o exame seria realizado de 4 em 4 anos para todos os advogados. inclusive para vc. não sou bacharel em direito, contudo sou contra o que estão fazendo com os bacharelados em direito é seu Barroso, uma parte do seu artigo ficou com o jeito que o exame da OAB. não vale nada \\\" (O jurista vai além e ressalta que o Exame não é instrumento capaz e nem se destina a resolver problemas da qualidade do ensino jurídico no país. Não é, ainda, um exame que se ocupa do passado - da formação acadêmica obtida pelos candidatos nas faculdades de Direito - e sim do futuro: o exercício profissional dos advogados e a tutela dos interesses da sociedade. \\\"Mesmo que, o que se espera, em um futuro próximo o ensino jurídico no Brasil tenha alcançado um patamar de excelência, )

Leonel Administrador de empres, Investidor na área imobiliária, Juiz Leigo e Professor.20/10/2011 14:50 Responder

Leonel - Pousada da Ilha - São Francisco do Sul OAB - Monopólio do Poder Postulatório Prova da OAB - necessária para que os advogados continuem cobrando altos honorários, mantendo a população de menor renda cada vez mais longe do poder judiciário. Aumentando desta forma a necessidade do uso da Justiça com as próprias mãos e da injustiça. Prova da OAB - se fosse tão seletiva e necessária, deveria existir prova periódica para continuar exercendo a profissão. Esta prova só tem o condão de afastar concorrentes do mercado de trabalho, é lógico que os\\\\as CDF (estudante muito dedicado), a maioria são mal profissionais, pois acreditam muito no livro que tem decorado na cabeça e esquecem de tratar bem seu cliente e os seres humanos que o rodeia, por isso perdem muitas ações, vezes por não conseguir arrancar todas as informações necessária para a abertura do processo, perdendo ação, não por incompetência profissional, mas humana, onde outro advogado deita e rola na oitiva de testemunha, outras vezes por incapacidade de fazer conciliação de ação que poderia ser resolvida em curto espaço de tempo, fazendo descontos de valores insignificante, muitas vezes, preferindo aguardar a morosidade da justiça para ter, até a improcedência de sua demanda ou contestação. A prova da OAB não elege os bons profissionais, tanto é que faço um desfio com a OAB. Aposto R$ 100.000,00 meu contra 50.000.00 da OAB, como se me deixar escolher entre as pessoas (Advogado (a)) com carteirinha da OAB no dia da Prova, 10 pessoas aleatoriamente, no mínimo 5 reprovarão, se mais que 5 passarem na primeira e depois na 2º prova, A OAB leva o prêmio de R$ 100.000.00, caso mais que 5 reprovem a OAB paga os R$ 50.000,00. Caso apenas 5 passarem, ninguém leva o prêmio. Aceitem o desafio, gostaria de provar para o Brasil, que nem todo mundo sabe tudo, e que quem foram o profissional é as instituições de ensino que são fiscalizada pelo MEC e não a OAB. Por isso que acredito que as pessoas formadas em direito, devem ter o direito de exercer a profissão de advogado, pois, no Sistema capitalista, o Mercado elegerá o bom profissional, não precisando o Monopólio da OAB, para dizer que vc é mais competente que os demais formandos em direito. Att. Leonel

Alberto Advogado20/10/2011 14:50 Responder

Bom! Acho que é preciso acabar com esta celeuma, precisamos sair legalismo e entrar na prática; é comum o ser humano buscar o meio mais prático, digo, mais fácil, e a nossa brasilidade cultural, não foge a regra. Aqui vai uma proposta: OAB, deveria manter o exame pra quem quer seguir a carreira da magistratura ou promotoria, após a aprovação no exame emitiria a carteira vermelha, e quem apenas gostaria de advogar, não precisaria se submeter a prova, após o término da graduação se inscreveria na ordem, recebendo uma carteira de uma outra cor e todos seguiriam o seu caminho.....rsrsrsrsrs, tá resolvido!!!!!

Rodrigo Braga bacharel em direito20/10/2011 18:03 Responder

sou bacharel em direito aqui no BRASIL mais tenho a dupla cidadania que é a portuguesa posso tirar minha carteira da OAP sem maiores broblemas e depois transferi-la para o Brasil. La em Portugal o bacharel ao se formar já pode tirar uma carteira provisória por um ano (que lhes dar o direito de exercer a função) e depois disso ele já pega a definitiva. DEPOIS DIZEM QUE OS PORTUGUESES SÃO BURROS, MAIS SOMOS NÓS OS BRASILEIROS QUE TEMOS QUE FAZER EXAME PARA MEDIR CONHECIMENTO E EXERCER SUA TÃO SONHADA PROFISSÃO.

Cesar Augusto autônomo e bacharel em direito 20/10/2011 19:18

Ó raios, porque não falastes disto antes. Vou para Portugal, aproveitar e arrumar uma bela gaja, comer um bom bacalhau, tomar um bom vinho português e fico por lá mesmo para escutar algumas anedotas sobre os brasileiros. Tchau Brasil! Obrigado Rodrigo.

Arthur advogado22/10/2011 20:32 Responder

Esse jurista que prestou a sua opinião formou-se na época que amarrava cachorro com linguiça, acho que o exame de Ordem é uma vergonha é uma forma de se arrecadar sem retorno, você paga 200 reias e nao resolve sua vida se você passar, ai se o advogado nao correr atras de cliente, num concurso público para carreira de Delegado de Policia Federal você paga 150 de inscrição e ta seguro para o resto da vida e tem mais tem uma moraaaallllllll.

Camila Advogada26/10/2011 3:33 Responder

Meu Deus do Céu... quanta besteira! A área do Direito é a área mais ampla que temos no mundo... com esse curso podemos ser Juízes, advogados, promotores, defensores públicos, delegados... enfim! Uma leva de profissões surgem a partir do Direito... É tão simples! Apenas para ADVOGAR precisamos da Carteira da OAB... quem faz o curso de Direito não faz apenas para ADVOGAR... O argumento de que passamos 5 anos na faculdade para não poder exercer a \\\"tão sonhada profissão\\\" não tem fundamento! Com o Direito você pode exercer muitas outras funções, não somente a de advogado! Assim como para ser juiz é necessário fazer prova para concurso público, para ser advogado é necessário passar do Exame. Não conseguiu? Exerce outra profissão, porque para advogado, você não é competente! Vai estudar!

Conheça os produtos da Jurid