Barroso absolve 8 réus do mensalão

Joaquim Barbosa demonstra irritação e acusa colega de ter o voto pronto

Fonte: Último Segundo

Comentários: (8)




O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, aceitou os embargos infringentes e votou pela absolvição da pena de formação de quadrilha de oito réus dos condenados na Ação Penal 470. Barroso foi o segundo ministro a proferir o seu voto, logo após o relator dos embargos infringentes, ministro Luiz Fux.


Segundo o ministro, a Corte exagerou na fixação das penas para os crimes de formação de quadrilha ou bando para evitar que elas prescrevessem. “Considero, com todas as vênias de quem pense diferentemente, que houve uma exacerbação nas penas aplicadas de quadrilha ou bando. A causa da discrepância foi o impulso de superar a prescrição do crime de quadrilha e até de se modificar o regime inicial de cumprimento das penas”, disse Barroso. “Por isso considero a questão passiva de ser conhecida em embargos infringentes”.


Discussão


Integrante mais novo do STF, Barroso teve seu voto interrompido em diversos momentos pelo ministro Joaquim Barbosa. O presidente da Corte demonstrou visível irritação com a fala de seu colega e o acusou de ter o voto pronto antes mesmo de se tornar membro do Supremo.


“Vossa excelência já disse qual era o placar [do julgamento] antes mesmo que o colegiado pudesse votar. A fórmula já é pronta. Vossa excelência já a tinha antes de chegar a este Tribunal? Parece que sim”.

Em todos os momentos nos quais fora interrompido, Barroso procurou minimizar as declarações de Barbosa. O ministro disse entender e respeitar a opinião do presidente do Supremo.

 

Barroso evitou entrar em discussão com o presidente do Supremo, repetindo que “entende” e “respeita” a posição de Barbosa, mas que gostaria de dar sequência ao seu voto.


Joaquim Barbosa, no entanto, não se acalmou. Em referência a discursos anteriores de Barroso, onde o ministro defendeu a realização de uma reforma política para a redução da corrupção no país, o presidente do Supremo afirmou que “é fácil fazer discurso político (…) e ao mesmo tempo contribuir para aquilo que quer combater”.


Barbosa voltou a provocar Barroso após a conclusão de seu voto. O presidente do STF afirmou que o ministro tomou uma decisão política e não técnica. Barroso rebateu a acusação ao afirmar que não estava tentando convencer os outros membros da Corte e disse que via o comportamento de Barbosa durante seu voto como um “déficit civilizatório”. “Nós pensamos evoluir para um patamar ético de respeitar o outro, discutir o argumento, não a pessoa”, disse Barroso.


O plenário do STF deve continuar nesta quinta-feira (27/2) o julgamento dos embargos infringentes dos 11 réus do processo do mensalão condenados com ao menos 4 votos por suas absolvições. Uma sessão extraordinária para a análise dos recursos está marcada para começar às 10 horas.

Palavras-chave: direito penal mensalão crime de formação de quadrilha embargos infringentes

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/barroso-absolve-8-reus-do-mensalao

8 Comentários

Pedro Nunes Carneiro Advogado27/02/2014 21:42 Responder

Não tenho palavras para expressar minha indignação. Tenho vontade de chorar, literalmente.

Edenir Corticeiro Aposentado27/02/2014 22:05 Responder

Para mim isso é uma vergonha para o nosso País.

Edenir Corticeiro Aposentado27/02/2014 22:07 Responder

Para mim isso é uma vergonha para o nosso País.

Elisa J advogada27/02/2014 22:22 Responder

Para mim nada mais é do que jogo de cartas marcadas. Luiz Roberto Barroso foi o advogado de defesa de Battisti, o italiano protegido do PT, \\\"indultado\\\" por Lula. Se Luiz Roberto Barroso tivesse o mínimo de ética teria se declarado impedido de votar porque os Embargos Infringentes visam a retificação de votos, o que só poderia ser feito por quem votou antes; ora, como pode ele retificar o voto que não foi dele? Ele e o Teori. Como ficam os bandidos \\\"populares\\\" se os bandidos do governo são privilegiados de personalidades como o ilustre \\\"constitucionalista\\\"? Fica parecendo que vale a pena ser desonesto neste País! Que Deus proteja o Brasil e os brasileiros. O Ministro foi escolhido para desempenhar este papel!

IUSTUS REGNUM Ensaiante de Fil?sofo e de Poeta 28/02/2014 0:41

Permisa maxima venia, Dra. Elisa! Não fica parecendo não, o STF HOJE TERMINOU (pois já desde o início apontava neste sentido, inclusive em face do votinho esquisito e de má fé pró mero regimental embargos infringentes, daquele \\\"pusilânime\\\" da pífia verborreia vaidosa juridiquês - o min, celso de mello!) POR CONSUBSTANCIAR aos cidadãos brasileiros em geral de que VALE A PENA SIM SER DESONESTO, desde que se tenha a acuidade de ROUBAR MUITÍSSIMA GRANA (não ladroagem miúda de galinhas!) ou estar no poder político ou associado a este, de maneira a distribuir um pouco da GATUNAGEM com todos deste e, mais, com os caríssimos e influentes causídicos e com os \\\"bandidos de toga\\\" de plantão, que então se farão facilmente livres, leves e soltos como é o caso em pauta dos elementos do Núcleo Político, do NUCLEO DO PODER da republiqueta brasilis, do concernente mensalão do LulloPetismo!!! Nesta naçãozinha \\\"brasilis\\\" de quinta, só corre risco de ser penalizado, quando também incorre no desonesto, o pobre e a classe média decente, e mesmo assim olhe lá, porque para o pobre desonesto, como já vive na desgraça e sequer tem endereço fixo, então tanto faz e pode sumir pelo mundo afora que o estado inepto e desidioso dificilmente vai no seu encalço! Aqui nesta naçãozinha \\\"brasilis\\\" de quinta só dá penalização, e dita inafiançável, para quem mata lagartixa, urubu e não paga pensão alimentícia a \\\"filho feio\\\"!!! ...e mesmo assim, olhe lá!!! A NAÇÃOZINHA (chamo em específico assim a parte - os poderes - institucional) \\\"brasilis\\\" JÁ MORREU, e V.Sa. ainda não sabia, Dra. Elisa!!!???

Francisco Bignardi Advogado 28/02/2014 13:20

Cuidado! Vejo com tristeza que as opiniões sempre colocam as criticas na terceira pessoa, nunca a nação é nossa; nunca fomos nós que elegemos os políticos, ou seja: sentamos encima de nosso rabo e olhamos o dos outros. ESSE PAIS É NOSSA CARA!

IUSTUS REGNUM Ensaiante de Fil?sofo e de Poeta 28/02/2014 23:17

Uuuaaau!....estou aqui me tremendo de medo com este vosso tom ameaçador a intentar para comigo este intimidativo \\\"cuidado\\\"!!! Enviei aqui a minha resposta a altura para V. Sa., mas este censurador Jornal Jurid a tem bloqueado! Busque com este que V.Sa. a verá!

IUSTUS REGNUM Ensaiante de Fil?sofo e de Poeta 28/02/2014 23:39

Pensei que V.Sa. tivesse ficado triste com a impunidade a que me referi, e não somente por eu ter opinado e com fundamentação clara e razoável, tirando o véu de Ísis!!! Sendo assim, não intente V.Sa. querer socializar para cima de mim os prejuízos engendrados pelos desmandos dos lullopetista e de outros quaisquer que sejam, enquanto os frutos pecuniários da referida gatunagem foram privatizados só em prol destes e seu séquito!!! Por conseguinte, não intente agora me incluir neste vosso \\\"nosso\\\", posto que pode ser A VOSSA CARA, porém JAMAIS FOI E NEM É A MINHA!

Renato Ferreira dos Santos Bacharel em Direito/Fiscal de Tributos27/02/2014 23:09 Responder

Perdi a aula de \\\"Formação de Quadrilha ou Bando\\\". Como será interpretado, a partir de agora, a Evolução do Crime de Formação de Quadrilha ou Bando, o Concurso de Pessoas e sua relação com o Crime Organizado? Acadêmicos de Direito, Advogados, Promotores e Juízes, cuidado com o que dizem e praticam. Como anular esse julgamento?

Carlos de Carvalho Professor, aposentado27/02/2014 23:37 Responder

É UMA VERGONHA A DECISÃO QUE MODIFICOU O RESULTADO ANTERIOR. ACHO QUE, INDIGANDO, OS QUE ABSOLVERAM SE NIVELARAM AOS ABSOLVIDOS... A JUSTIÇA ESTÁ DE LUTO. É O MEU PROTESTO COMO BRASILEIRO DESCRENTE... O STF PARECE MAIS UM TRIBUNAL POLÍTICO... DE ESQUERDA...

Paulo de Tarso advogado27/02/2014 23:39 Responder

Joaquim Barbosa gostaria de proferir seu voto, infalível, corretíssimo, naturalmente! E os dez ministros restantes diriam, amém! Isso é justiça!

IUSTUS REGNUM Ensaiante de Fil?sofo e de Poeta28/02/2014 23:16 Responder

Uuuaaau!....estou aqui me tremendo de medo com este vosso tom ameaçador a intentar para comigo este intimidativo \\\"cuidado\\\"!!! Enviei aqui a minha resposta a altura para, mas este censurador Jornal Jurid a tem bloqueado! Busque com este que V.Sa. a verá!

Conheça os produtos da Jurid