Barbosa quer ação penal contra advogado de Genoino

Defensor do petista provocou Barbosa e foi retirado do plenário por seguranças do STF

Fonte: Estado de S. Paulo

Comentários: (5)




O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, pediu ao Ministério Público que tome providências contra o advogado Luiz Fernando Pacheco, defensor do ex-deputado federal José Genoino. Na semana passada, Pacheco cobrou de Barbosa que colocasse em julgamento um pedido para que Genoino volte para prisão domiciliar. Na ocasião, houve bate-boca e o presidente do STF determinou a seguranças que expulsassem o advogado do plenário do tribunal. De acordo com depoimento prestado por um servidor da Secretaria de Segurança do Supremo, Pacheco estava “visivelmente embriagado” quando se dirigiu à tribuna.


O advogado deixou o plenário dizendo que “se tivesse uma arma, daria um tiro na cara do presidente [do STF]”. A ameaça foi presenciada por seguranças do tribunal. Barbosa quer que seja providenciada a abertura de uma ação penal contra Pacheco pelos crimes de desacato, calúnia, difamação e injúria. Mas um processo somente será aberto após uma eventual denúncia do Ministério Público. Ao deixar nesta segunda-feira sua última sessão como presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Barbosa foi abordado por jornalistas. Perguntado sobre a acusação de que ele teria cerceado a defesa de Genoino, ele respondeu que "o Brasil inteiro assistiu (ao episódio no plenário do STF)." Em seguida, afirmou: "A minha resposta virá em breve" e "procure a Procuradoria da República do Distrito Federal". Minutos depois, a procuradoria confirmou que Barbosa havia protocolado uma representação.


Leia mais


> Barbosa manda retirar advogado de Genoino do plenário do Supremo


Na sessão de quarta-feira da semana passada, depois de Pacheco ter dito que Barbosa deveria honrar o tribunal e colocar o recurso de Genoino em julgamento, o presidente do STF determinou aos seguranças que retirassem o advogado. Pacheco disse que era "abuso de autoridade". O advogado alega que Genoino está com problemas de saúde e que corre risco se permanecer na cadeia onde cumpre pena por envolvimento com o esquema do mensalão. A defesa do ex-ministro José Dirceu também protocolou um pedido para que o tribunal decida até o final deste mês se ele pode trabalhar fora do presídio.


Cotas


O presidente do Supremo Tribunal Federal não quis comentar se o resultado do Censo do Judiciário poderia abrir um debate no órgão sobre a adoção de cotas para ingresso na magistratura. O Censo mostrou que apenas 1,4% dos juízes brasileiros são negros. "Não sei, não sei, não sei. Estou de saída (ele vai se aposentar neste mês). 'Es ist mir ganz egal' (expressão em alemão que, em português, significa 'para mim, tanto faz'). Não estou nem aí", completou.

Palavras-chave: ação penal direito penal josé genoíno prisão domiciliar polêmica

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/barbosa-quer-acao-penal-contra-advogado-de-genoino

5 Comentários

Carlos de Carvalho Professor, aposentado.17/06/2014 19:03 Responder

Nada mais justo e que sirva de exemplo.

Selison M. Brito sua profissao17/06/2014 19:23 Responder

Por onde a Comissão de Defesa das Prerrogativa dos Advogados que ainda, não se manifestou contra essa aberração. É uma forma de coagir um profissional no exercício da sua profissão. Ruim para cidadania, trágico para Justiça e péssimo para o Estado Democracia de Direito. Estamos indefesos, não podemos mais reclamar pela letargia das autoridades.

Selison M. Brito sua profissao17/06/2014 19:54 Responder

Cabe muito bem alertar ao douto ministro, que é direito do advogado, na qualidade de patrono de uma causa se manifestar em juízo, como bem reconheceu seu colega ministro C. de mello, no trágico dia. E, não há em se falar em excesso, pois atuava na defesa do direito garantido por lei, direito este que assiste a todos e qualquer cidadão brasileiro ao qual está submetido o Estado democrático de Direito.

JORGE LUIZ contador18/06/2014 15:37 Responder

CONCOEDO QUE O ADVOGADO TEM O DIREITO DE SE MANIFESTAR, MAS BEBADO, AI É DEMAIS. FOI O QUE LI

NATANAEL ARAUJO ADVOGADO26/06/2014 11:19 Responder

Bêbado ou não (o que pode ter sido apenas uma forma de desclassificar o colega pelo irritadíssimo mininstro), o advogado estava represengando não a sí próprio, mas o cliente, o que é legítimo, e a OAB tem que se manifestar a respeito, pois deparamos cotidianamente com estas inconveniencias por parte de juízes que pensam estar acima de tudo e de todos, esquecendo que a justiça se faz pelas tres partes: Acusação, Juiz (imparcial) e defesa.

Conheça os produtos da Jurid