As mulheres no mercado artesanal

Bárbara Maciel fala sobre a área das joias artesanais e como vem mudando a percepção da mão de obra.

Fonte: Bárbara Maciel

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Março de 2023 - Durante muito tempo a visão de que o trabalho manual “pesado” é feito por homens prevaleceu. Existe uma quebra de paradigma da ideia de que a joalheria tem que ser administrada por um homem, principalmente por ser artesanal.


“Chega a ser 50% dos clientes que me trata no masculino, no twitter por exemplo, tem o meu nome, e mesmo lá, me chamam de “ele”. Acredito que por ter esse inconsciente que trabalhos artesanais mais pesados, precisa ter um homem no comando”, relata Bárbara Maciel, fundadora e artesã do Maciel Ateliê, uma das maiores joalherias artesanais do Estado de São Paulo.


Desde os princípios teve-se muito homem como artesão, tanto que existem muitos joalheiros mais antigos, que passam de geração para geração o seu trabalho, a grande maioria de homens. Porém, de uns 5 anos para cá isso tem mudado. Mulheres, inclusive mais jovens, estão entrando nesse ramo.


“Por joalheira ser muito tradicional e de valor, as pessoas associam o “tradicional” ao “agregar valor” e os jovens estão vindo com essa ideia diferente, trazendo o contemporâneo para as jóias e eu tenho visto muito mais mulheres atualmente neste mercado, que antigamente era predominantemente masculino”, explica Bárbara.


Bárbara começou a joalheria artesanal por não gostar muito do que via na tradicional, ela buscava joias diferentes e não encontrava. Além disso, percebeu que muitas pessoas passavam pela mesma situação de procurar algo especial nas lojas e não achar. Unindo seu amor pela arte e essa lacuna que encontrou no mercado, ela fundou o Ateliê e por esse motivo ele cresceu muito em pouco tempo. Atualmente ele vende para o Brasil inteiro e é uma das maiores joalherias artesanais do Estado de São Paulo. A loja chegou a um faturamento de 100k no mês.


Um dos diferenciais da joalheria é a proximidade que a Bárbara tem com os clientes. Ela participa do processo do início ao fim, a elaboração das peças é completamente manual, feito por ela, no próprio ateliê, toda a parte de fundição e acabamento também.


“O ideal é se expressar no seu trabalho, a joalheria já está cansada do clássico que sempre vemos, investir em você, fazer algo único. Se você fizer algo diferente, que não pode ser replicado, pensar fora dessa caixa, ter um novo olhar, acho que é o essencial para ter sucesso”, finaliza Bárbara.


Sobre o Maciel Ateliê - O Maciel Ateliê nasceu em meio ao caos de 2020, com o propósito de criar peças únicas, com significado particular. As diversas formas de inspiração vieram desde a idade média até o design contemporâneo. Um dos principais pontos de partida do ateliê é preservar o trabalho artesanal, desde a fundição do metal até o acabamento final. Todas as alianças são feitas juntas, em pares, acompanhando todo o processo uma ao lado da outra, assim como devem permanecer até o final. O carinho depositado na elaboração de cada peça pode ser sentido a todo momento. Tudo isso faz com que cada peça seja única em seus detalhes, suas formas e, principalmente, no significado que carregam.

Palavras-chave: Mulheres Mercado Artesanal Área Joias Artesanais Mudança Percepção Mão de Obra

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/as-mulheres-no-mercado-artesanal

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid