As lições do mundo do trabalho em 2022 que devemos levar para 2023

Por Renata Tavolaro.

Fonte: Renata Tavolaro

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

No exercício de revisão e análise do ano que se passou, é preciso incluir as tendências e as inovações que marcaram a cultura corporativa e o mercado de trabalho durante o período, especialmente importantes para quem atua com a gestão de pessoas no dia a dia.


Esta análise é fundamental, principalmente quando falamos em saúde mental, pois impacta diretamente na qualidade de vida e na performance das pessoas. Nesse sentido, uma das questões que foi muito positiva em 2022, foi que as empresas perceberam a importância e quais as consequências de cuidar da saúde emocional de seus colaboradores.


Atuando dentro da orienteme em 2022, que é uma healthtech de saúde corporativa, percebi o aumento do número de empresas que implantaram programas focados em “Mudança de Estilo de Vida”, “Qualidade de Vida” e atendimento psicológico. Estas ações, sem dúvidas, são importantíssimas, pois hoje temos a consciência de que para uma pessoa produzir suas atividades profissionais, deve ser saudável. Ou seja, ter bem-estar físico, emocional e social.


Também podemos constatar que as questões emocionais foram muito evidenciadas e foram os temas mais escolhidos para os tratamentos psicológicos em 2022, como, por exemplo, ansiedade, depressão, estresse e Síndrome de Burnout, além de outros transtornos mentais que entraram de vez para a pauta corporativa com a pandemia da Covid-19 e não sairão tão cedo.


Nos últimos anos, também se firmou um aprendizado enorme em muitas situações. Por exemplo, a implantação do trabalho híbrido, que trouxe qualidade de vida para diversas pessoas, que puderam mesclar home office e trabalho presencial, que é uma solução esperada por muitos profissionais qualificados, cada vez uma tendência maior nos últimos anos, e praticada por várias empresas.


Outra tendência atual é o ESG, pois uma organização que oferece apenas o modelo convencional e, sem qualquer justificativa plausível para isso, com certeza estará em desvantagem no mercado.


Essas práticas Environmental, Social and Governance (ESG), que ganharam uma dimensão maior do que os temas que elas abrangem (sustentabilidade, diversidade, inclusão, entre outros), são um fator de atração e retenção de talentos, pois cada vez mais profissionais, principalmente aqueles pertencentes à Geração Z, querem trabalhar em empresas comprometidas com a preservação do planeta e melhorias na vida das pessoas.


Em 2022, também ficou em evidência o “quiet quitting", que significa demissão silenciosa, em português. Embora tenha ocupado bastante os holofotes no último ano, por muitas vezes foi mal compreendido. Vem sendo utilizado para caracterizar profissionais que consideram importante estabelecer limites bem definidos entre trabalho e vida pessoal, respondendo apenas às obrigações do dia a dia, mas sem superar as expectativas das empresas.


Como psicóloga, acho importante realmente balancearmos nossas obrigações com períodos de relaxamento, mas ter esta atitude voluntariamente pode ser um risco para as pessoas que almejam um crescimento profissional. Analisando o cenário geral dos casos que atendemos, percebo que o maior número de atendimentos sem dúvidas é advindo do estresse, ou seja, as pessoas estão buscando soluções para evitar o esgotamento mental. Analisando todo este cenário, podemos dizer que as tendências para a saúde mental no ambiente corporativo devem seguir alguns focos importantes, tais como: priorizar a saúde emocional de seus colaboradores, é importante ter um olhar diferenciado para as competências emocionais, comportamentais e culturais.


Estamos em um momento em que a tecnologia está em avanço progressivo e, sem dúvidas, é um caminho sem volta. Sentimos isso na orienteme, que há anos também tem protagonizado um avanço digital em diversas frentes. Temos a transformação digital e a inteligência artificial, que nos possibilitam inúmeras vantagens, a maior cobertura da telemedicina que nos proporciona o atendimento remoto e o atendimento em casa, facilitando o acesso de muitas pessoas ao cuidado com sua saúde de forma geral.


*Renata Tavolaro, Head de Psicologia da orienteme

Palavras-chave: Lições Mundo do Trabalho 2022 Levar 2023

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/as-licoes-do-mundo-do-trabalho-em-2022-que-devemos-levar-para-2023

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid