Aposentado diz ser autor do logotipo da Volkswagen e cobra indenização

Fonte: Espaço Vital

Comentários: (0)




As letras "V" e "W" acompanham há 70 anos o fabricante alemão de veículos Volkswagen, mas agora esses símbolos podem se tornar um problema devido à reivindicação de um designer aposentado, que diz ser o verdadeiro autor do logotipo. Nikolas Borg, um designer sueco-alemão de 85 anos, afirma ter criado o famoso logotipo, a pedido da Volkswagen, em 1939, e depois ter sido esquecido pela empresa.

Ele acaba de iniciar uma ação de cobrança de direitos autorais, numa corte da Áustria, onde Borg reside atualmente. No próximo dia 6 de julho serão ouvidas as testemunhas.

O designer gráfico ressalta, na ação, que não procura somente uma compensação econômica, mas reconhecimento. Além disso, assinalou que não é possível chegar a um acordo extrajudicial com o grupo automobilístico, que nega que a criação do logotipo pertença ao austríaco.

A história começou em 1939. Após ganhar um concurso de desenho que o tirou do anonimato, Borg recebeu do governo nazista a tarefa de idealizar um logotipo para a fábrica da Volkswagen. A empresa - que hoje é o maior grupo automobilístico da Europa - era na ocasião uma fábrica recém-criada para a produção de um "automóvel do povo" (em alemão, "Volkswagen"), que fosse acessível a muitos cidadãos alemães.

Segundo o saite Terra, "Borg enviou seu desenho, mas poucos dias depois começou a Segunda Guerra Mundial, e a Volkswagen se dedicou a fabricar armamentos".

O projeto ficou, então, oficialmente congelado até o final da disputa. Em seguida, Borg começou a ver automóveis com o logotipo que, segundo sua versão, ele mesmo desenhou.

Desde que o designer escreveu sua primeira carta de reclamação (em 1952) ao fabricante de veículos, a companhia manteve a mesma versão: o logotipo da marca é baseado em esboços registrados legalmente antes que Borg realizasse o seu desenho.

A versão da Volkswagen é que o desenho com as duas letras unidas dentro de um círculo simples, foi criado por ordem do governo militar britânico em 1945, depois da guerra, e foi patenteado em 1948. Borg reconhece que existiram versões anteriores similares ao logotipo criado por ele, mas afirma que, sem dúvida, a Volkswagen se inspirou em seu desenho para elaborar a versão definitiva e atual.

Borg foi convidado pela empresa a uma visita a sua sede de Wolfsburg (norte da Alemanha) para incluir sua história no "arquivo de memória" do grupo, mas o aposentado se manteve firme: "essa oferta não basta".

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/aposentado-diz-ser-autor-do-logotipo-da-volkswagen-e-cobra-indenizacao

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid