Anvisa anuncia a proibição da ´pílula do dia seguinte´

Segundo a Anvisa, a fabricante do produto, Gedeon Richter, com sede na Hungria, não atende aos regulamentos sanitários de produção segundo as normas brasileiras.

Fonte: Espaço Vital

Comentários: (0)




A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a autorização de importação do contraceptivo Postinor, conhecido como "pílula do dia seguinte".


Segundo a Anvisa, a fabricante do produto, Gedeon Richter, com sede na Hungria, "não atende aos regulamentos sanitários de produção segundo as normas brasileiras". O anticoncepcional Femina, produzido pela mesma fábrica, também teve a importação suspensa.

 
Segundo a resolução da Anvisa, o fabricante húngaro Gedeon Richter Ltd. foi reprovado na inspeção realizada em março de 2010. Com isso, os medicamentos Postinor 2, Postinor uno e Femina ficam com a importação suspensa.

 
As duas versões do Postinor são contraceptivos usados após a relação sexual. Já o Femina é uma pílula anticoncepcional tradicional.

 
O Postinor - vendido sob a forma de compromidos - tem como seu principal componente o levonorgestrel, que penetra no leite materno. O mecanismo de ação do levonorgestrel quando usado na contracepção de emergência pode variar dependendo da fase do ciclo menstrual em que for utilizado.

 
Sua ação pode se dar de três maneiras: a) inibindo ou retardando a ovulação; b) alterando a motilidade tubária e com isso dificultando a passagem do óvulo e/ou do espermatozóide; c) dificultando a penetração do espermatozóide no muco cervical.

 
Não está totalmente elucidado se o medicamento pode ter ação após já ter ocorrido a fecundação. O levonorgestrel não exerce efeitos de interrupção sobre uma gravidez após a implantação da blástula no endométrio. A ação do medicamento se inicia aproximadamente 1 hora após a tomada do comprimido.


Em nota enviada à imprensa, a Aché, responsável pela distribuição dos medicamentos, garantiu que os produtos antes importados continuam no mercado para comercialização e prescrição médica, "não havendo nenhum comprometimento em relação a sua segurança, eficácia e qualidade". A empresa garantiu que procurará se adequar às exigências da Anvisa.


A Anvisa publicou, no Diário Oficial de anteontem (15) quatro outras medidas suspensivas de produtos em situação irregular. As suspensões são validas para todo o país

Palavras-chave: Pílula do dia seguinte Anvisa Proibição Importação Suspensa

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/anvisa-anuncia-a-proibicao-da-pilula-do-dia-seguinte

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid