ANA diz que irrigação reduz necessidade de desmatamento

Fonte: Câmara dos Deputados

Comentários: (0)




O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, afirmou que a ampliação da área agrícola irrigada contribui para o aumento da produção sem a necessidade de desmatamento. Ele informou que, atualmente, o País tem cerca de 3,7 milhões de hectares irrigados, o que corresponde a 6% da área plantada. Machado participa do seminário "Desafios à Expansão da Agropecuária Brasileira", que ocorre no auditório Nereu Ramos.

Para o presidente da ANA, o Brasil é privilegiado em disponibilidade de água e precisa usá-la de forma inteligente e sustentável. Segundo ele, a água não limita a expansão do setor agropecuário, mas, ao contrário, é uma oportunidade. Ele afirmou, no entanto, que a agência precisa intensificar as relações com o setor. "A ANA tem uma relação tímida com o agronegócio. Queremos ampliar esse diálogo."

Gestão das águas

Machado disse que a legislação existente em relação à água busca garantir a sustentabilidade hídrica para as atuais e futuras gerações, o que inclui a agricultura. "É uma legislação moderna, atual e fundamental para a gestão das águas no Brasil. Não é restritiva à atividade agrícola."

Entre outras normas em vigor, ele citou a Lei 9433/97, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o sistema nacional de gerenciamento desses recursos. De acordo com o presidente da ANA, a agricultura é tratada com prioridade em relação à gestão da água, pela importância estratégica que tem.

O seminário está sendo promovido pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica.

Palavras-chave: desmatamento

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ana-diz-que-irrigacao-reduz-necessidade-de-desmatamento

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid