Advogados de Deborah Guerner deixam defesa da promotora

Anúncio foi feito nesta quinta-feira; advogados não explicaram razão. Promotora é suspeita de envolvimento com mensalão do DEM.

Fonte: G1

Comentários: (0)




Os advogados Pedro Paulo de Medeiros e Luiz Rassi deixaram nesta quinta-feira (5) a defesa da promotora Deborah Guerner e do marido dela, Jorge Guerner. A promotora é suspeita de ligação com o mensalão do DEM.


A promotora, que está afastada de suas funções, havia sido presa junto com o marido no último dia 20. Eles foram acusados pelo Ministério Público de indícios de fraude processual e por terem viajado à Itália sem prévia comunicação à Justiça. Deborah Guerner e o marido passaram o feriado de Páscoa presos.


Os advogados afirmaram que tomaram a decisão de deixar o processo logo após o casal ser solto. Segundo eles, a decisão foi motivada por descumprimento contratual e havia sido adiada devido à prisão dos dois.


Deborah Guerner é suspeita de forjar insanidade mental para não responder processo em que é acusada de corrupção. Ela é investigada em pelo menos três processos relacionados ao suposto esquema de corrupção envolvendo membros do Executivo e Legislativo do Distrito Federal, conhecido como mensalão do DEM, o que ele nega.


Caso


Em março do ano passado, o Conselho Nacional do Ministério Público recebeu pedido para abertura de sindicância com o objetivo de investigar integrantes do MP e, em junho do mesmo ano, decidiu abrir processo administrativo contra Deborah Guerner e o então procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bandarra.


Em novembro do ano passado, o Ministério Público Federal denunciou os promotores por crimes de violação de sigilo funcional, concussão (exigir dinheiro ou vantagem em razão da função que ocupa) e formação de quadrilha. Bandarra e Guerner negam envolvimento com irregularidades.


Apesar disso, diante de novas de suspeitas sobre suposta extorsão, Bandarra e Guerner foram afastados das funções no MP, em dezembro de 2010. Bandarra foi procurador-geral até junho de 2010 e a promotora Deborah Guerner era sua auxiliar.


Segundo dados da investigação da Polícia Federal, teria sido Deborah a responsável por estabelecer as negociações de cobrança de propina com Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do governo de Arruda.


O mensalão do DEM de Brasília foi descoberto depois que a PF deflagrou, em novembro de 2009, a operação Caixa de Pandora, para investigar o envolvimento de deputados distritais, integrantes do governo do DF, além do então governador Arruda e de seu vice, Paulo Octávio (sem partido, ex-DEM). Octávio e Arruda sempre negaram envolvimento com o suposto esquema de propina.


Arruda chegou a ser preso, deixou o DEM para não ser expulso e foi cassado pela Justiça Eleitoral. Paulo Octávio renunciou ao cargo para defender-se das acusações. Durante meses, o DF esteve ameaçado de intervenção federal, devido ao suposto envolvimento de deputados distritais, integrantes do Ministério Público e do Executivo com o esquema denunciado por Durval Barbosa.

Palavras-chave: Advogados; Deborah Guerner; Mensalão do DEM; Investigação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/advogados-de-deborah-guerner-deixam-defesa-da-promotora

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid