Advogados de 5 países debatem caminhos de atuação na Europa

1º Encontro de Direito Internacional Privado Comparado reuniu brasileiros em Lisboa e especialistas e técnicos de várias nacionalidades.

Fonte: Beatriz Machnick

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Em um momento delicado para os advogados brasileiros, quando se especula que o governo português pode rever o acordo de reciprocidade que permitiu a flexibilização das regras para a atividade desses profissionais no país, advogados, especialistas e técnicos de cinco países debateram os caminhos para a atuação na Europa no 1º Encontro de Direito Internacional Privado Comparado, que aconteceu nos dias 13 e 14 de abril na Universidade de Lisboa.


Entre os palestrantes estiveram especialistas de renome, como Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário; Samanta Pineda, advogada especializada em Direito Socioambiental; José Roberto Sodero, diretor de relações internacionais do Instituto Erga Omnes, Rita de Cássia da Silva, advogada internacionalista e uma das coordenadoras do encontro, além da consultora financeira Beatriz Machnick, da BM Finance Group.


“Trouxemos informações importantes sobre as estratégias para crescer com lucratividade; técnicas para uma boa negociação, além de darmos dicas para a elaboração de um planejamento estratégico ideal, controle pleno das finanças, do lucro dos contratos atuais, administração do tempo e como alcançar o potencial de faturamento”, explica Beatriz.


“Estou feliz por ter feito parte desses dois dias intensos do seminário, que teve muita troca de conhecimento, sinergia, aprendizado, insights, em um evento inédito e inovador”, pontua Rita de Cássia. Para a especialista, “foi enriquecedor o debate  entre advogados, administradores e  empresários de cinco países sobre temas tão relevantes, como os relacionados à tríade do Método MAC, posicionamento de marca, a internacionalização de carreiras, nichos promissores, deontologia, além de Direito Tributário,  Previdenciário, do Mar, Ambiental, Digital e Penal, em meio a rodadas de negócios, nas quais surgiram resoluções para casos práticos, parcerias e vínculos sólidos – afinal, ninguém cresce sozinho”,  acrescentou.


Congresso alinhou conhecimentos internacionais


Consultores e advogados brasileiros e dos demais países que participaram do seminário consideram os temas abordados muito atuais e pertinentes à atuação jurídica. “A participação no Congresso me proporcionou um aprendizado que vai além da esfera jurídica. Os debates versaram sobre temas atuais, abrangendo gestão de pessoas, gestão de tempo, ESG, direito internacional nas esferas previdenciária, ambiental, tributária entre outras. A integração entre palestrantes e participantes foi outro ponto alto, com encontros produtivos, com troca de experiências profissionais e oportunidade de muito crescimento. Ouvimos diversas pessoas conhecedoras dos temas, que nos apontaram novas perspectivas de negócios. Recomendo!”, exaltou Élida Lopes de Lima de Maio, advogada paulista, sócia da De Maio e Villela Sociedade De Advogados, que atua nas áreas previdenciária, trabalhista e empresarial.


“Sou da área financeira e posso garantir que aprendi coisas que jamais poderia imaginar neste evento. Saio daqui com conhecimentos que vou levar para minha vida, para o meu trabalho. Já quero estar nos próximos”, reforçou outra paulista, Geórgia Terribele, gestora financeira, que atua como analista financeira na STMicroeletronics Brazil.


Além de conferencista, Beatriz Machnick também foi uma das organizadoras do encontro. Ela conta que decidiu promover o evento porque percebeu uma procura crescente pelos empreendedores brasileiros das mais variadas áreas por investimentos em Portugal, em razão de acordos que facilitaram a concessão de cidadania a descendentes de portugueses com a recente mudança na Lei de Cidadania.


“As palestras serviram para traçarmos um panorama atualizado sobre as oportunidades de atuação internacional para advogados e bancas; estratégias poderosas de negociação; como estruturar os fluxos e procedimentos com mais leveza e organização para o negócio crescer em faturamento, mas, principalmente, em lucratividade”, reforçou.


População brasileira em Portugal cresce a cada ano


A população brasileira que mora de forma legal em Portugal atingiu o recorde de 252 mil pessoas em 2022, uma alta de 23,1% em relação a 2021, o que explica a procura por melhorar as estratégias de negócios no país. “Acho que pelo retorno que tivemos do público, conseguimos atingir o objetivo de compartilhar o nosso conhecimento com foco no crescimento dos negócios com leveza e propósito, que é possível com o uso estratégico do tempo de trabalho e a correta precificação dos serviços”, lembrou Beatriz, que aproveitou para apresentar ao público, ao longo do treinamento, técnicas importantes de negociação e formação de preços.


As finanças jurídicas são o nicho principal atendido pela BM Finance Group, consultoria com sedes em Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Nova York (EUA), que assessora escritórios de advocacia e empresas de serviços, com alcance em todos os estados brasileiros e vários outros países. Há 10 anos no mercado, a BM conta com 100 clientes em consultoria e terceirização financeira.


*Beatriz Machnick é professora, contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. CEO e fundadora da BM Finance Group com sede em Curitiba e filiais no Rio de Janeiro e Nova York. Com atuação em todo o Brasil desde 2012, a executiva é pioneira na metodologia de Formação de Preços na Advocacia, sendo autora da tríade dos livros de gestão na advocacia: Gestão Financeira na Advocacia – Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014). Beatriz Machnick é também professora na Escola Superior da Advocacia e na Ordem dos Advogados do Brasil.

Palavras-chave: Advogados 5 Países Debate Caminhos Atuação Advocacia Europa

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/advogados-de-5-paises-debatem-caminhos-de-atuacao-na-europa

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid