Advogado revela o que há por trás do que uma simples olhadinha no processo

O Brasil possui um advogado para cada 190 habitantes. Com tantos profissionais, é preciso que a categoria reforce a importância deste profissional, caso contrário a desvalorização se torna algo iminente.

Fonte: Anselmo Ferreira Melo Costa

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Atualmente, a Ordem dos Advogados do Brasil conta com mais um de profissionais inscritos, o que confirma que o mercado da advocacia no país está em constante crescimento. Esta atividade movimenta cerca de R$ 50 bilhões por ano. No entanto, a quantidade de pessoas exercendo esta profissão acende o alerta para a desvalorização da categoria.


“Pode dar uma olhadinha, Doutor?” A frase tipicamente ouvida nos escritórios de advocacia se tornou até recentemente objeto de uma sátira bem-humorada publicada nas redes sociais. No esquete, um personagem interpreta um advogado e uma outra a cliente que pede ao profissional que avalie um processo para ela. Além de dizer que não confia naquele que já atua em sua ação, a mulher ainda deseja que o outro defensor faça uma leitura da tramitação do processo sem cobrar por este trabalho.


Tal situação, apesar da forma cômica representada no vídeo, revela uma desvalorização da categoria, lamenta o advogado Dr. Anselmo Costa. “O fato de uma pessoa achar que o advogado vai só dar uma olhadinha de graça em um processo revela como a categoria está passando por este momento difícil. As pessoas esqueceram que para fazer isso a pessoa teve que estudar por tantos anos para adquirir a formação necessária que a capacitasse para fazer isso. E esta preparação leva anos e um grande investimento financeiro”, explica.


De acordo com pesquisa da Datafolha realizada no início deste ano, a maior parte da categoria atua na área de família e sucessões, seguida pelas áreas: trabalhista, previdenciário, consumidor e criminal. “São áreas que têm um contato mais direto com o anseio da sociedade em geral. Por exemplo, são nelas que se discutem processos de divórcio, pensão alimentícia, penas para crimes cometidos, verbas de aposentadoria, enfim, são assuntos que demandam uma atenção especial das pessoas, pois afetam diretamente suas vidas”, acrescenta Dr. Anselmo.


Para reverter o quadro de desvalorização, o advogado acredita que a conscientização deve ser feita em toda a sociedade: “É preciso reforçar o quanto aquela pessoa se preparou para chegar até ali. São muitos anos de estudo investido na capacitação profissional, por isso é necessário deixar isso bem claro para quem procura um advogado. Se a pessoa chegou até lá, ela teve muitos méritos e isso merece o devido reconhecimento. Talvez uma campanha na mídia seja uma boa oportunidade para reforçar isso”, completa.

Palavras-chave: Advogado Revelação Importância Desvalorização Profissional

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/advogado-revela-o-que-ha-por-tras-do-que-uma-simples-olhadinha-no-processo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid