Acusado de matar suposto rival em via pública será julgado em Samambaia

O Ministério Público sustenta que o assassinato aconteceu por motivo torpe, uma vez que o denunciado e seus comparsas pensaram que as vítimas eram residentes na QR 403 de Samambaia, quadra que consideravam rival, e que por esta razão mereciam morrer, e também, o crime foi praticado com recuso que dificultou a defesa das vítimas, que foram surpreendidas enquanto conversavam distraidamente

Fonte: TJDFT

Comentários: (0)




Dando continuidade ao mutirão de julgamentos que acontece desde o dia 3 de fevereiro e vai até o dia 4 de março deste ano, o Tribunal do Júri de Samambaia julga nesta quinta-feira, 10/2, a partir das 8h30, o réu Felipe Gonçalves Dias, 19 anos, acusado de matar a tiros Martiney de Carvalho Lopes e tentar matar, com disparos de arma de fogo, Alan Araújo, Aldo Andrelino, Marcelo Domingos, Washington Almeida, Leonardo Felix e Rafael de Jesus. O Ministério Público sustenta que o assassinato aconteceu por motivo torpe, uma vez que o denunciado e seus comparsas pensaram que as vítimas eram residentes na QR 403 de Samambaia, quadra que consideravam rival, e que por esta razão mereciam morrer, e também, o crime foi praticado com recuso que dificultou a defesa das vítimas, que foram surpreendidas enquanto conversavam distraidamente.


Narra a denúncia que no dia 6 de junho de 2009, por volta de 1h10, em plena via pública, Felipe Gonçalves Dias (vulgo Kile), Laiuço de Brito Santos, Valdeir Alves de Brito (vulgo Duduca), e Michael da Mata Silva abordaram, na esquina da quadra QR 603 de Samambaia, as vitimas acima citadas, que estavam paradas conversando, acreditando se tratarem de moradores da QR 403, quadra que consideravam rival. Alegando que as vítimas seriam matadores de pessoas da QR 603, os denunciados, armados com arma de fogo, determinaram a todos que se deitassem no chão e em seguida passaram a agredir as vítimas com chutes e coronhadas.


Segundo a denúncia, duas das vítimas, temendo uma execução, levantaram e sairam correndo, momento em que diversos disparos foram efetuados na direção delas, inclusive atingindo uma delas no abdômen. Em seguida, as demais vítimas, aterrorizadas, saíram correndo do local. Os denunciados efetuaram mais disparos de arma de fogo na direção das vitimas em fuga, não as atingindo por erro de pontaria. Feridos, Mardiney e Aldo permaneceram deitados no local, momento em que os acusados efetuaram disparos na cabeça de Mardiney, que morreu no local. Aldo conseguiu fugir, foi alvejado, mas não fatalmente.


Os autos foram desmembrados e, no dia 19 de agosto de 2010, Lauiço de Brito Santos, 22 anos, e Michael da Mata Silva, 21, foram julgados e condenados a pena de, respectivamente, 84 e 75 anos de reclusão, a serem cumpridos inicialmente em regime fechado. Valdeir Alves de Brito está preso aguardando julgamento. Felipe Gonçalves Dias está preso e será julgado nesta quinta-feira, 10/2, de acordo com o artigo 121, § 2º, incisos I e IV, do Código Penal (por uma vez), em relação ao assassinato consumado, e artigo 121, § 2º, incisos I e IV, c/c artigo 14, inciso II, ambos do Código Penal (por seis vezes), em relação às tentativas de homicídio.


O julgamento de Felipe Dias faz parte do mutirão de julgamentos do Tribunal do Júri de Samambaia, previsto para acontecer durante todo o mês de fevereiro até o dia 4 de março, onde deverão ser levados a Júri 22 processos criminais prontos para julgamento. Além da realização dos júris, o Tribunal de Samambaia realizará também, nesse período, outras audiências de instrução e julgamento. O mutirão é uma iniciativa pessoal da Juíza Gilsara Cardoso Barbosa Furtado para organizar e atualizar a pauta de julgamentos da Vara e conta com o apoio da Vice-Presidência do TJDFT, que irá designar magistrado para auxiliar nos trabalhos, com o objetivo de agilizar a prestação jurisdicional criminal às comunidades de Samambaia e do Recanto das Emas.


AVISO À IMPRENSA:


Está autorizada a realização de imagens dos julgamentos, desde que não sejam filmados os jurados, os réus, nem a juíza que presidirá as sessões. Fotografias não serão permitidas.

Palavras-chave: Acusado; Motivo Torpe; Rival; Crime; Assassinato

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/acusado-de-matar-suposto-rival-em-via-publica-sera-julgado-em-samambaia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid