6 dicas para não cair em fraudes nas compras online da Black Friday

Presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor e especialista em direito digital alerta consumidor para evitar prejuízos

Fonte: Francisco Gomes Júnior

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Reprodução: Pixabay.com

A Black Friday acontece no dia 24 de novembro, sexta-feira, e os anúncios das ofertas já estão por todos os cantos. A data é a esperança do comércio para melhorar as vendas e movimentar economia do país, além de ser uma oportunidade de o consumidor garantir as compras de Natal com descontos atrativos.


Segundo a previsão da Neotrust, fonte de dados e inteligência sobre o e-commerce, neste ano, o ticket médio gasto na data aumentou - 473 reais. Esse valor representa uma aproximação do maior patamar histórico já registrado (475 reais no segundo trimestre de 2021), indicando que os consumidores estão dispostos a investir mais em suas compras durante a Black Friday. Além do aumento no ticket médio, outra previsão é quanto o crescimento do consumo durante a data. A Neotrust projeta aumento de 12,6% nas vendas em comparação com o ano anterior.


Com maior movimento no comércio, para fugir daquele ditado que diz que em muitos lugares a Black Friday vende produtos “pela metade do valor do dobro”, ou seja, pelo mesmo preço por conta de falsas promoções, os consumidores, além de se organizar financeiramente, precisam estar atentos.


O advogado Francisco Gomes Júnior, presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP) e especialista em direito digital, enumera valiosas dicas para uma compra com segurança.


1-) Faça uma lista de prioridades e desejos e estabeleça a verba que tem para gastar. Pensar no que realmente é necessidade, ajuda a não cair em tentações de descontos e comprar algo apenas por impulso.


2-) Pesquisar a reputação do local que está anunciando é fundamental. Verificar em sites como Reclame Aqui ou Procon se a empresa existe mesmo, se ela entrega o produto e eventuais reclamações, ajuda a decidir o local da compra.


3-) Muitos cibercriminosos aplicam golpes por e-mail, mensagens de SMS ou WhatsApp e até criam falsos sites na internet. As páginas falsas geralmente usam nomes de grandes marcas com cópias quase idênticas dos sites originais e preços muito atrativos. Os endereços falsos têm as URLs (endereços) alteradas com letras diferentes, números e por vezes usam nomes das mascotes das marcas, para enganar o consumidor.


4-) Desconfie de promoções exageradas. Produtos vendidos com valores muito baixos, como mais da metade do valor, podem ser ofertas enganosas.


5-) Evite sites que oferecem pagamento por transferência bancária, boleto bancário. Sites seguros oferecem diversas formas de fazer a compra, incluindo parcelamentos. Verifique se há um cadeado ao lado da barra de endereço do seu navegador.


6) Não preencha formulários que pedem vários de seus dados pessoais, sem checar a utilidade que será dada ao formulário e sua real necessidade. Não dê consentimento para o uso indiscriminado de seus dados. Leia com atenção avisos nos sites, antes de clicar em “concordo”.


“Resumindo, é importante fazer as compras com os devidos cuidados para evitar ser vítimas de fraudes e, principalmente, que seus dados pessoais sejam indevidamente “roubados”. O mundo digital veio para facilitar nossas vidas, mas devemos agir com responsabilidade e atenção”, finaliza Júnior.

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