2ª Câmara Criminal mantém condenação de padrasto que abusou da enteada

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve a sentença que condenou João Petronilho Rodrigues a sete anos de prisão pelo crime de atentado violento ao pudor praticado contra a própria enteada.

Fonte: TJCE

Comentários: (0)




A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) manteve a sentença que condenou João Petronilho Rodrigues a sete anos de prisão pelo crime de atentado violento ao pudor praticado contra a própria enteada. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (29/03) e teve como relatora a desembargadora Maria Estela Aragão Brilhante.

?A materialidade delitiva está demonstrada através do conjunto probatório produzido. A autoria, por sua vez, está igualmente demonstrada, tanto pelas palavras firmes e coerentes da vítima, que, nas vezes em que foi ouvida, narrou de forma clara e precisa as práticas delituosas realizadas pelo recorrente, assim como pelos demais elementos de provas carreados aos autos?, afirmou a relatora em seu voto.

Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público estadual, João Petronilho abusava da enteada desde que ela tinha quatro anos de idade. Em 2001, I.S.R, então com 13 anos, resolveu denunciar o padrasto, que acabou sendo preso. Levado a julgamento em setembro de 2003, o réu foi condenado a sete anos de reclusão, em regime integralmente fechado.

Inconformado, João Petronilho Rodrigues ingressou com apelação (nº 17445-53.2004.8.06.0000) no TJCE objetivando a reforma da sentença e o direito à progressão de regime. Em seu voto, a relatora do processo, desembargadora Estela Aragão, deu parcial provimento ao recurso, mantendo a condenação de sete anos, mas modificando o regime a ser cumprido pelo réu, do integralmente fechado para o inicialmente fechado.

?No que pertine à progressão de regime, a sentença deve ser modificada, pois a lei nº 11.464, de 28 de março de 2007, alterou a redação do artigo 2º, parágrafo 1º, da Lei dos Crimes Hediondos. Dessa forma, ficou encerrada a discussão sobre a constitucionalidade ou não da fixação de regime integral fechado para cumprimento de pena por condenação a crime hediondo ou equiparado, instituindo, expressamente, a progressão do regime prisional?, destacou.

Palavras-chave: abuso

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/2a-camara-criminal-mantem-condenacao-de-padrasto-que-abusou-da-enteada

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid