Webinário apresenta ações para enfrentar a evasão e o abandono escolar

Pelo menos 1,5 milhão de crianças e jovens de quatro a 17 anos estavam fora dos estabelecimentos de ensino antes da pandemia, de acordo com a PNAD Contínua 2019.

Fonte: Conselho Nacional do Ministério Público

Comentários: (0)




Os órgãos de controle têm um importante papel no acompanhamento e na fiscalização das ações de gestores públicos municipais e estaduais destinadas a enfrentar a evasão e o abandono escolar. Com o objetivo de reforçar essa atividade, no dia 21 de janeiro será realizado o webinário “Tribunais de Contas (TCs) e Ministério Público (MP) no engajamento pela concretização da busca ativa escolar”. A atividade terá transmissão ao vivo no canal do YouTube do TCE do Rio Grande do Sul (TCE-RS), no endereço https://www.youtube.com/tcegaucho, das 10h às 11h50. Para receber o certificado, é necessário realizar a inscrição em: ead.tce.rs.gov.br.


O evento, voltado principalmente a membros e técnicos dos TCs e MPs brasileiros, é uma iniciativa conjunta entre Associação dos Membros dos TCS do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa, por meio do Comitê Técnico da Educação (CTE-IRB), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em parceria com o TCE-RS.


De acordo com a PNAD Contínua 2019, antes da pandemia, pelo menos 1,5 milhão de crianças e jovens de quatro a 17 anos estavam fora dos estabelecimentos de ensino. O Brasil perde anualmente R$ 214 bilhões devido à evasão e ao abandono escolar, segundo o estudo “Consequências da Violação do Direito à Educação”, realizado pela Fundação Roberto Marinho em parceria com o Insper. O valor representa 3% do PIB anual brasileiro.


O presidente do CTE-IRB, Cezar Miola, destaca que a pandemia deve agravar ainda mais essa situação. “A falta de acesso à internet e a ferramentas eficazes de ensino remoto é motivo que desestimula e até impossibilita a permanência de crianças e jovens na escola. Vencer os desafios impostos pelas desigualdades, agora ampliadas com a pandemia, é uma tarefa que necessita do envolvimento intersetorial e ágil do Poder Público”, disse.


“É fundamental, neste momento, ir atrás de cada criança e adolescente que já estava fora da escola antes da pandemia, ou que não conseguiu se manter aprendendo em casa em 2020, e tomar todas as medidas para que consigam ter seu direito à educação garantido. É essa nossa proposta com a Busca Ativa Escolar”, explica Ítalo Dutra, chefe de educação do UNICEF no Brasil.


Por sua vez, o membro da Comissão da Infância, Juventude e Educação do CNMP (CIJE) e promotor de Justiça do MP do Rio Grande do Sul, Felipe Teixeira, salienta que “o ano de 2021, por ser um ano pós-pandemia, vai ter como desafio a retomada das atividades educacionais. Por isso, a busca ativa se torna um instrumento de vital importância para concretizar essa retomada das atividades, especialmente para crianças e adolescentes que vão perder o vínculo com a escola em função do distanciamento das atividades. Assim, o objetivo do seminário é discutir o papel dos vários atores envolvidos na busca ativa como melhor forma de concretizar essa retomada, que vai ser crucial no ano de 2021”.


A iniciativa faz parte de um acordo assinado entre Atricon, IRB, CNMP e UNICEF, que prevê ações de colaboração voltadas à capacitação, ao monitoramento, ao engajamento e à mobilização dos gestores públicos municipais, distritais e estaduais e outros agentes para enfrentamento da exclusão escolar e da cultura do fracasso escolar na educação básica. Entre as atividades previstas pelo documento estão o intercâmbio de informações e apoio técnico e a elaboração de cartilhas para orientar a atuação dos MPs e TCs, no âmbito de suas esferas de atuação, visando ao enfrentamento da exclusão escolar na educação básica, além da oferta de capacitações de servidores e agentes públicos para a execução das ações. O CTE-IRB atua como representante da Atricon e do IRB.


Confira a programação:


Abertura


Cezar Miola (presidente do Comitê Técnico da Educação do IRB e vice-presidente da Atricon)


Otavio Luiz Rodrigues Jr. (presidente da Comissão da Infância, Juventude e Educação CIJE/CNMP e conselheiro do CNMP)


Ítalo Dutra (chefe da área de Educação do UNICEF)


Estilac Xavier (presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul)


Mediação: Antônio Gois (diretor da Jeduca e colunista de educação do jornal O Globo).


O direito à educação


Elizabeth Maria Almeida de Oliveira (procuradora de Justiça, representante da COPEDUC e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e  Educação do Ministério Público do Ceará - CAOPIJE/MP-CE)


Luiz Miguel Martins Garcia (presidente nacional da Undime)


Manoel Humberto Gonzaga Lima (presidente nacional da UNCME)


Busca Ativa Escolar


Ítalo Dutra (chefe da área de Educação do UNICEF)


Como TCs e MPs podem colaborar para ações de busca ativa


Cezar Miola (Atricon/CTE-IRB)


Felipe Teixeira Neto (promotor de Justiça Ministério Público do Rio Grande do Sul e membro auxiliar do CNMP)


Rosângela Corrêa da Rosa (promotora de Justiça Ministério Público do Rio Grande do Suç e coordenadora do GT Educação Básica da Comissão da Infância, Juventude e Educação)


A experiência de Rondônia no enfrentamento da evasão e do abandono escolar


Paulo Curi Neto (presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia)


Adrissa Maia Campelo (auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia)


Marcos Giovane Ártico (promotor de Justiça do Ministério Público de Rondônia e coordenador do Grupo de Atuação Especial da Infância e Juventude e da Defesa da Educação)

Palavras-chave: Webinário Apresentação Ações Enfrentamento Evasão Abandono Escolar

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/webinario-apresenta-acoes-para-enfrentar-a-evasao-e-o-abandono-escolar

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid