Tecnologia na agricultura: falta de estrutura e resistência à modernidade bloqueiam avanço no campo

Em debate promovido pela Agrishow Labs, a adoção das ferramentas para incentivar a cultura à inovação no País foi consenso entre os especialistas

Fonte: Enviado por Marina Diana

Comentários: (0)




Existe uma verdadeira revolução no campo e as startups são protagonistas desse processo. O terceiro episódio da jornada de conhecimento da Agrishow Labs trouxe representantes desse importante elo do ecossistema de inovação que salientaram, em consenso, que o agricultor brasileiro precisa entender melhor o quão importante é fazer a gestão do negócio de forma mais moderna. Os vídeos vão ao ar todas as terças-feiras, às 19h, no canal do YouTube da Agrishow.


Leonardo Menegatti, CEO da InCeres, empresa especialista em Agricultura Digital, diz que 80% dos agricultores no Brasil não tem acesso a assistência técnica, o que gera muita perda de eficiência para o País como um todo. “Pero Vaz de Caminha disse que se plantando, tudo dá aqui. A gente sabe que não é bem assim. A tecnologia ajuda agrônomos a aumentarem eficiência nos trabalhos”, salientou.


A conversa levantou a questão de que, culturalmente, o produtor parece mais interessado em reduzir custos do que investir em tecnologia que pode aumentar a produção e melhorar o negócio dele. No entendimento de Pedro Dusso, cientista de computação e diretor executivo da Aeagro, um software de gestão agrícola ideal para fazendas e consultorias, um novo processo de educação do agricultor será importante para mudar isso em conjunto com a chegada da nova geração, que entende o valor da inovação. “Um software [de agronegócio] é a ponta do iceberg de uma cultura de gestão, disciplina e controle de processos”, comentou.


Já Francisco José Barbosa Oliveira, COO da BovControl, que é uma empresa que criou um aplicativo para conectar o homem do campo à toda cadeia de forma mais rápida e ágil, a gestão de dados pode ajudar a pecuária, por exemplo, a obter ganhos financeiros com a rastreabilidade do rebanho. “Hoje já se tem pagamento, benefícios que as indústrias estão oferecendo para as cadeias rastreáveis, seja [através de] um banco, empresa de insumos ou processador de alimentos”.


Em resumo, a tecnologia no campo tem se tornado um grande diferencial com a implementação de soluções capazes de melhorar o dia a dia do agronegócio, sempre com o propósito de tornar mais eficaz a gestão, controle e aumento da produtividade.


Programação


Ao todo, a Agrishow Labs conta com onze episódios semanais, baseados em três macrotemas mensais: A Gestão da Agricultura 4.0 em fevereiro, Novas Tecnologias para o Cultivo em março e Conectividade no Campo em abril, promovendo conversas entre produtores, consultores e CEOs de startups que atuam neste mercado. Os episódios vão até 19 de abril e serão lançados todas as terças, às 19h, no portal da Agrishow e no canal do Youtube da maior feira de agronegócio do País.


Prêmio Agrishow de Startups


Paralelo à programação da Agrishow Labs, também haverá o Prêmio Agrishow de Startups, que é uma competição aberta para que qualquer startup que tenha alguma solução inovadora no agro possa se inscrever e participar -- desde que preenchidos requisitos básicos descritos no edital. O objetivo é selecionar dez dessas startups para apresentarem seus projetos pessoalmente a uma banca julgadora e premiar os três melhores durante a feira presencial no final de abril, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.


SERVIÇO


Agrishow Labs


Data: de 27/01 a 19/04


Acesse gratuito em https://www.youtube.com/c/agrishowfeira


Prêmio Agrishow de Startups


Data: de 27/01 a 28/04


Inscrições gratuitas em https://www.agrishow.com.br/pt/premio-startup.html

Palavras-chave: Tecnologia Agricultura Estrutura Resistência Modernidade Bloqueio Avanço Campo

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/tecnologia-na-agricultura-falta-de-estrutura-e-resistencia-a-modernidade-bloqueiam-avanco-no-campo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid