Prêmio de Inovação: Judiciário Exponencial reconhece inovações na justiça brasileira

O prêmio tem o objetivo de reconhecer e incentivar projetos inovadores no âmbito tecnológico, de gestão e de novas metodologias aplicadas no Ecossistema de Justiça, assim como líderes dessas instituições

Fonte: Wlyanna Gomes

Comentários: (0)




Os vencedores do Prêmio de Inovação: Judiciário Exponencial foram conhecidos nesta terça-feira (21), em Brasília (DF). O prêmio chegou à sua 4ª edição em 2023, com objetivo de reconhecer e incentivar projetos inovadores no âmbito tecnológico, de gestão e de novas metodologias aplicadas no Ecossistema de Justiça, assim como líderes dessas instituições.

O intuito é evidenciar e valorizar membros e servidores que fazem a diferença na Justiça, destacando as iniciativas relacionadas à melhoria dos serviços prestados. Nesta edição, o prêmio recebeu quase 500 inscrições.

O Prêmio foi dividido em duas grandes categorias: Pessoas e Projetos/Iniciativas. A categoria de Pessoas foi dividida por: Liderança exponencial, executivo de tecnologia e executivo de inovação. Já a categoria de Projetos/Iniciativas contou com seis subcategorias: Inovação na Gestão, Inovação Tecnológica, Inovação Social, Laboratório de Inovação, Escolas de Magistratura e Judiciais e Menções Honrosas.

“O objetivo do nosso projeto que cresce a cada ano é evidenciar e valorizar membros e servidores que fazem a diferença no ecossistema de Justiça, a fim de enfatizar e repercutir as iniciativas relacionadas à melhoria dos serviços prestados em benefício da sociedade”, destaca Ademir Piccoli, advogado, ativista de inovação e CEO do Judiciário Exponencial.

A cerimônia foi aberta pelo professor de criatividade e líder de imersões Murilo Gun, que conduziu palestra sobre inovação e como a criatividade impulsiona pessoas a criarem soluções para problemas na sociedade. Gun conduziu toda a noite de premiação.

Dentre os destaques da premiação, estão projetos das instituições de Justiça de todo o Brasil sobre gestão, da área ambiental, de inclusão, de retomada ao mercado de trabalho, além de líderes como Ministros, desembargadores, diretores de instituições de Justiça, entre outros.

Conheça todos os destaques do Prêmio de Inovação: Judiciário Exponencial de 2023:

PESSOAS

Liderança Exponencial

Conselhos e Tribunais Superiores: Ministro Luís Roberto Barroso Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Justiça Federal: Mônica Sifuentes Desembargadora Federal Presidente do Tribunal Regional Federal da 6a Região (TRF6)

Justiça do Trabalho: Débora Maria Lima Machado Desembargadora Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5a Região (TRT5)

Justiça Eleitoral: Celio Castro Wermelinger Coordenador de Modernização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Justiça Estadual e Militar: Iris Helena Medeiros Nogueira Desembargadora Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS)

Ministério Público e Órgãos de Controle: Jarbas Soares Junior Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)

Defensoria Pública: Matheus Cavalcanti Munhoz Defensor Público da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPEPR)

Procuradoria Pública: Izabela Frota Melo Subprocuradora-Geral da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF)


Executivo de Tecnologia

Conselhos e Tribunais Superiores: Paulo Célio Soares da Silva Júnior Secretário de Tecnologia da Informação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)

Justiça Federal: Fernanda Bezerra Cavalcanti Marques Montenegro Diretora de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Federal da 5a Região (TRF5)

Justiça do Trabalho: Erica Cristina Dórea Rossiter Tavares Diretora de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 5a Região (TRT5)

Justiça Eleitoral: Cristiano Andrade Coordenador de Infraestrutura de TI do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Justiça Estadual e Militar: Alessandra Silva Campos Diretora de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)

Ministério Público e Órgãos de Controle: Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa Promotor de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MPMS)

Defensoria Pública: Waldir Da Silva Ferreira Júnior Subsecretário de Tecnologia da Informação Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF)

Procuradoria Pública: Giorgia Sena Martins Procuradora Federal da Advocacia-Geral da União (AGU)

Executivo de Inovação

Conselhos e Tribunais Superiores: Ligia Maria Lopes Reis Líder de Estratégia e Inovação Institucional da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU)

Justiça Federal: Vanila Cardoso Andre de Moraes Juíza Federal do Tribunal Regional Federal da 6a Região (TRF6)

Justiça do Trabalho: Rodrigo Trindade de Souza Juiz Auxiliar da Vice- Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 4a Região (TRT4)

Justiça Eleitoral: Ana Cristina Montenegro Moretti Coordenadora de Orientação Jurisdicional e Cadastral e do Comitê de Atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRERS)

Justiça Estadual e Militar: Janaine Voltolini de Oliveira Coordenadora do Núcleo de Projetos e Inovação do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR)

Ministério Público e Órgãos de Controle: Rafael Henrique Martins Fernandes Promotor de Justiça – Coordenador de Planejamento Institucional do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)

Defensoria Pública: Maria Cristina Nunes de Oliveira Ribeiro Defensora Pública da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPEPE)

Procuradoria Pública: Suzana Magalhães Campos Gerente de Inovação e Gestão da Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGERJ)

PROJETOS/INICIATIVAS


Inovação na Gestão

TJMS Central de Processamento Eletrônico - CPE

DPEBA Sistema de Planejamento e Expansão - SIPED

TJRN GPSMED - análises da Judicialização na Área da Saúde do Estado do RN 

TRT4 PANGEA - ferramentas para segurança jurídica

Inovação Tecnológica

TCESP ANIA - Assistente Natural com Inteligência Artificial

 TJBA Sistema ALPHAJUS

DPESP Digitalização da Prestação da Assistência Jurídica

MPTO Painel de Monitoramento de Queimadas e Desmatamentos - Radar Ambiental 

CNJ SAREF - Sistema de Apresentação Remota por Reconhecimento Facial

Inovação Social

TRT13 Projeto Emprega Margaridas

DPEMA Inclusão e cidadania sobre rodas 

TJGO Recomeçar

TRT8 Jornada Cidadã - juntos construindo um brasil - OIAPOQUE-AP

Laboratórios de Inovação

TRT4 Laboratório de Inovação - LINOVA 

TRT4 MPMS Robô da ficha limpa

TJMG UAILAb - Unidade Avançada de Inovação em Laboratório 

TJPE Decola IDEIAs

MPRJ Inova - MPRJ 

TJRR Programa Justiça Cidadã 

MPMS Portal Hórus de Apoio à Investigação 

Escolas Judiciais

EJERS Programa Lideranças do Futuro

EMERON Sistema EmeronWeb

EJEF EJEF-iNova 

ESMAPE – Encantar: Ciclo de Formação de Laboratoristas

Menções Honrosas

CNMP MP Digital

STJ Balcão Virtual Acessível

SJPR Contratos Imediatos de 1º Grau

TREBA Janus- Automação Processual e Inteligência Artificial

TJGO Minha Existência é Resistência

TJPR Cães de Assistência Judiciária – Fórum de Londrina

TJSC e TCESC Acerta-SC

TRT13 Primeiro Diário da Justiça Acessível do Poder Judiciário Nacional

TRT21 Projeto Garimpo

MPCE MP Sherlock

MPMG Promotoria Online

MPMS Portal das Fundações

MPRJ Parquet Digital

MPRN SUStentando a atenção primária

PGERJPGinova

Colaboração

TRF4 - Sistema EPROC e SEI

Empreendedorismo

CSJT - Programa Startups JT

Como ocorreu a votação

Pessoas: votação popular

A votação dos finalistas das categorias de pessoas: Líder Exponencial, Executivo de Tecnologia e Executivo de Inovação foi feita, exclusivamente, pelo público pré-cadastrado para a votação, que recebeu o link até 24 horas antes da cerimônia. As votações foram computadas pela plataforma Eleja Online, empresa reconhecida por sua experiência e credibilidade em votações online. Mesmo com o anúncio dos vencedores, todas as pessoas finalistas foram homenageadas na premiação.

Projetos/Iniciativas: escolha técnica

Os projetos/iniciativas passaram por fases de avaliações e análises técnicas. Nesta fase final, o comitê julgador, composto por membros de reconhecida expressão intelectual e experiência, indicados pelas instituições de renome e alta reputação, selecionou as iniciativas finalistas por categoria, as quais foram premiadas.


Sobre os autores: IT Comunicação

Palavras-chave: Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial Reconhecimento Inovação Justiça Brasileira

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/premio-de-inovacao-judiciario-exponencial-reconhece-inovacoes-na-justica-brasileira

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid