Pedro Simões, do escritório Duarte Garcia, Serra Netto e Terra, ministra o curso Market Surveillance e Compliance: Regras do Mercado Brasileiro, organizado pelo Insper em parceria com a B3 e a BSM

Pedro Simões, coordenador da equipe de Penal Empresarial e Compliance do escritório Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados e diretor educacional do Instituto de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo (IPLD), ministra o curso Market Surveillance e Compliance: Regras do Mercado Brasileiro.

Fonte: Enviado por Fabricio Gonzalez Assessoria

Comentários: (0)




Pedro Simões, coordenador da equipe de Penal Empresarial e Compliance do escritório Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados e diretor educacional do Instituto de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento do Terrorismo (IPLD), está entre os professores do curso Market Surveillance e Compliance: Regras do Mercado Brasileiro, organizado pelo Insper em parceria com a B3 e a BSM.


As aulas abordarão as melhores práticas da supervisão de mercado baseada em riscos de modo a contribuir para o aperfeiçoamento de especialistas em regulação do mercado de capitais, suprindo o ecossistema dos mercados regulados com profissionais capacitados no assunto.


O objetivo será concretizar as práticas de conformidade nas empresas reguladas pela CVM e BSM, tornando seus instrumentos verdadeiramente efetivos.


O curso tem como propósitos: Entender o conceito e a função da metodologia de “Abordagem Baseada em Risco” e os mecanismos para assegurar a eficiência da atividade de supervisão de mercado. Revisar e compreender as políticas e controles internos exigidos pela regulação e os responsáveis pela sua elaboração e concretização. Compreender os riscos e as melhores práticas para prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo e monitoramento de cadastro e cruzamento de informações de clientes e emissores com dados transacionais. Aplicar as melhores práticas de monitoramento de transações, cruzamento de dados e análise de operações realizadas nos mercados de bolsa, balcão e empréstimo de ativos, bem como criar melhores formas de fazer isso. Analisar os principais obstáculos à formação de uma cultura eficaz de compliance e de prevenção à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa – PLD/FTP em uma instituição que atua no mercado de capitais, e criar ações para mitigar tais obstáculos.




Carga horária: Aprox. 25 horas


Início das aulas: 27 de setembro de 2022


Fim das aulas: 27 de outubro de 2022


Terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h


Informações e inscrição acesse: https://www.insper.edu.br/educacao-executiva/cursos-de-curta-duracao/estrategia-e-negocios/market-surveillance-e-compliance-regras-do-mercado-brasileiro/


Corpo Docente:


- Pedro Simões, Diretor educacional do IPLD. Mestre em Direito Penal e doutorando em Teoria do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É advogado criminalista e atua com Penal Empresarial e em Compliance, com foco em Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Anticorrupção, Crimes contra o Sistema Financeiro e contra o Mercado de Capitais no Duarte Garcia, Serra Netto e Terra Advogados. É membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e foi coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu em compliance e direito penal econômico em parceria com a Universidade de Coimbra.  Atua também como consultor externo da Zela Consulting.


- Isac Costa, Doutorando em Direito Econômico e Financeiro (USP). Mestre em Direito dos Negócios (FGV). Bacharel em Direito (USP). Engenheiro de Computação (ITA). Ex-Analista de Mercado de Capitais (CVM), onde também autou como assessor do Colegiado da autarquia. Professor dos cursos de pós-graduação e educação executiva, com ênfase em Direito Empresarial e diálogos interdisciplinares entre Direito, Finanças e Tecnologia. Possui experiência de mais de 20 anos em desenvolvimento e gestão de sistemas de informação e regulação do mercado financeiro.


- André Eduardo Demarco, CEO/Diretor de Autorregulação da BSM Supervisao de Mercados na BSM. Bacharel em Administração (Mackenzie). Possui pós-graduação em Gestão Empresarial (FIA/FEA/USP), MBA em Derivativos (USP) e LLM Master of Laws (Insper). Na B3 ocupou as posições de Diretor de Negociação Eletrônica, de Engenharia de Produtos, Serviços e Educação, Depositária e Operações de Balcão e Produtos de Compliance e Processos Licitatórios. Professor em cursos de Pós-Graduação Latu Sensu em Mercado de Capitais e Finanças.


- Karlis Novickis, com 22 anos de experiência em escritórios de advocacia e empresas nas áreas criminal e de compliance, liderou áreas de compliance na América Latina e globalmente, além de integrar e assessorar Comitês de Auditoria e de Integridade de grandes empresas. Advogado pós-graduado em administração de empresas, em Direito Penal e Direito Penal econômico, é professor de Compliance e Riscos no Insper, advogado no KMN Advogados, Membro dos Comitês de integridade da Petrobras e do Grupo EcoRodovias, e membro do Conselho consultivo de ações coletivas anticorrupção do Pacto global da ONU.

Palavras-chave: Curso Market Surveillance e Compliance: Regras do Mercado Brasileiro

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/pedro-simoes-do-escritorio-duarte-garcia-serra-netto-e-terra-ministra-o-curso-market-surveillance-e-compliance-regras-do-mercado-brasileiro-organizado-pelo-insper-em-parceria-com-a-b3-e-a-bsm

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid