Ministro do TST debate resultados de pesquisa sobre jurisprudência do STF em temas trabalhistas, na FGV Direito SP, em 22 de novembro

Coordenado por Olivia Pasqualeto, professora da FGV Direito SP, estudo analisou 841 decisões monocráticas em reclamações constitucionais entre janeiro e agosto de 2023

Fonte: Enviado por Marina Ciaramello

Comentários: (0)




A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP) promove em 22 de novembro o evento (“Direito do Trabalho no STF: cenário e perspectivas futuras” - https://direitosp.fgv.br/eventos/direito-trabalho-no-stf-cenario-perspectivas-futuras), que propõe uma reflexão sobre como o Direito do trabalho é interpretado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O debate contará com a participação de Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A programação completa segue abaixo.


O encontro também marca o lançamento da pesquisa “Terceirização e pejotização no STF: análise das reclamações constitucionais”, desenvolvida pela FGV Direito SP, que analisou 841 decisões monocráticas do STF sobre este tema entre janeiro e agosto de 2023.


Segundo a professora Olivia Pasqualeto, uma das organizadoras do estudo, “o evento ocorre em momento oportuno, considerando a grande repercussão de decisões do STF que afastaram a natureza trabalhista de determinadas formas de contratação, validando a chamada “pejotização”.


Muitas decisões sobre este assunto são tomadas monocraticamente, no âmbito de reclamações constitucionais, que tem como principal mote preservar a competência do Supremo e a garantia da autoridade das suas decisões. Há, contudo, controvérsias sobre a aderência entre o que está sendo reclamado e a jurisprudência do STF.


O encontro deverá debater temas como a limitação da competência material da Justiça do Trabalho pelo STF e, a partir desse contexto, estabelecer um diálogo entre especialistas, tanto da área trabalhista quanto constitucional, para analisar qual é o cenário atual e quais são as perspectivas futuras sobre a atuação do STF em casos que envolvem o Direito do Trabalho, com destaque para as discussões sobre pejotização e competência da Justiça do Trabalho.


Programação


8h30 – Credenciamento


9h – Cenário e perspectivas futuras para o Direito do trabalho no STF


Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST)


Oscar Vilhena Vieira, professor e diretor da FGV Direito SP


Silvana Abramo, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão O trabalho além do direito do trabalho (NTADT-USP) e vice-coordenadora da pesquisa “Nota Técnica 3/2023: Análise dos recentes julgados do STF acerca da competência da Justiça do Trabalho no Brasil”


Otávio Pinto e Silva, advogado e professor de Direito do trabalho da Faculdade de Direito da USP


Cláudia José Abud, advogada e coordenadora do Núcleo Cultural da Comissão da Advocacia Trabalhista da OAB-SP


Olívia Pasqualeto, professora e pesquisadora da FGV Direito SP


Ana Laura Pereira Barbosa, pesquisadora do grupo de pesquisa Supremo em Pauta da FGV Direito SP


10h30 – Debate final

Palavras-chave: Ministro TST Debate Resultados Pesquisa Jurisprudência STF Temas Trabalhistas

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/ministro-do-tst-debate-resultados-de-pesquisa-sobre-jurisprudencia-do-stf-em-temas-trabalhistas-na-fgv-direito-sp-em-22-de-novembro

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid