IX Congresso CAM-CCBC foca em atitudes sustentáveis em prol da neutralização de carbono

Congresso do CAM-CCBC, que acontece na segunda semana de outubro, investe em neutralização de carbono para amenizar os impactos que o evento pode gerar ao meio ambiente.

Fonte: Enviado por Anna Cortez

Comentários: (0)




Eventos, de modo geral, geram detritos, que acabam por afetar o meio ambiente. Descartes de papéis, brindes, cenografias, banners, bem como o deslocamento dos palestrantes e participantes, que resultam na emissão de CO2 na atmosfera. Foi diante dessa percepção e da importância da participação do universo empresarial no contexto da sustentabilidade que o Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá decidiu neutralizar a emissão de carbono do IX Congresso CAM-CCBC de Arbitragem, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro.


Um evento é neutro quando as emissões de gases de efeito estufa, que não puderam ser evitadas para o evento ocorrer, são devidamente quantificadas e neutralizadas, por meio de ações de compensação, com apoio de projetos ambientais. Quem quantifica essa compensação é a empresa Carbonex Future e Nature, que também fornecem os créditos de carbono de REDD+ da Amazônia (Reducing Emissions from Deforestation and Degradation - projetos de preservação de florestas).


Como funcionará no Congresso do CAM-CCBC:


O CAM-CCBC estimou as emissões de carbono do evento em todas as suas vertentes, incluindo o deslocamento dos participantes, que totalizariam 54,53 toneladas de CO2. Foram estimadas, por exemplo, as viagens de ida e volta de avião para: Nova York (Estados Unidos), Londres ( Inglaterra), voos domésticos, entre outros destinos. Para os participantes de São Paulo foi realizada uma estimativa tendo em conta as emissões que seriam realizadas caso cada pessoa utilizasse o próprio veículo para se deslocar ao evento, sendo que tais levantamentos também estão incluídos no número total a ser compensado.


Outras iniciativas sustentáveis também foram implementadas pelo CAM-CCBC para a nona edição do Congresso, como as cenografias sustentáveis, com lonas impressas em máquinas ultra-violeta (UV) sem utilização de solventes e carpete produzido com reciclagem de material polietileno e tereftalato (pet). O credenciamento automatizado com leitor QR Code, eliminando a impressão de mais de 1.200 vouchers. A escolha do Hilton São Paulo Morumbi, local onde vai acontecer o evento, conta ainda com o LightStay, um sistema de mediação sustentável para reduzir o consumo de energia, a emissão de CO2 e a produção de resíduos em 20%, além da queda do consumo de água de 10%.


A iniciativa é parte de uma campanha intitulada “Arbitragens mais Verdes” (internacionalmente conhecida como Greener Arbitration), de 2019, idealizada por Lucy Greenwood, árbitra internacional, que percebeu os impactos que as audiências e outras atividades do mercado acarretavam ao meio ambiente.


Em 2021 foram lançados Protocolos Ecológicos, incluindo um específico para Conferências de Arbitragem definindo medidas com intuito de diminuir os danos causados pelos eventos de arbitragem ao meio ambiente. "Os protocolos são voluntários, ou seja, é opção de cada instituição aderir ou não às diretrizes ambientais. O objetivo é incentivar e conscientizar sobre a importância do combate aos danos ambientais, sugerindo medidas objetivas. O CAM-CCBC aderiu ao Greener Arbitration Pledge e em todas as suas atividades busca observar as diretrizes, incluindo o seu maior evento: o Congresso CAM-CCBC de arbitragem, que neste ano leva o selo Evento Carbono Neutro", revela Patrícia Kobayashi do CAM-CCBC.

Palavras-chave: IX Congresso CAM-CCBC Foco Atitudes Sustentáveis Neutralização de Carbono

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/ix-congresso-cam-ccbc-foca-em-atitudes-sustentaveis-em-prol-da-neutralizacao-de-carbono

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid