FGV Direito Rio debate cibersegurança e soberania digital no próximo dia 9 de março

Conferência internacional será realizada na sede da FGV e transmitida pelo YouTube.

Fonte: Enviado por Alessandra Moura Bizoni

Comentários: (0)




A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio) promove, no dia 9 de março, a conferência internacional “Cibersegurança e Soberania Digital”. Realizado de forma híbrida, o encontro irá promover o debate sobre segurança cibernética em suas várias dimensões, destacando sua conexão com o emergente debate sobre a soberania digital. As atividades serão realizadas de modo presencial na sede da FGV e transmitidas pelo Canal da instituição no YouTube.


Com o crescimento dos ciberataques, tanto em número quanto em escala, a segurança cibernética se tornou uma preocupação geral para qualquer cidadão, empresa, administração pública e legislador. Ao mesmo tempo, as discussões sobre a segurança cibernética estão cada vez mais ligadas aos debates sobre a soberania digital, já que o objetivo fundamental de ambas (segurança cibernética e soberania digital) é garantir o controle e a proteção de dados e infraestruturas digitais.


Organizada pelo Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio, a conferência irá reunir reconhecidos especialistas e acadêmicos, reguladores e representantes dos setores público e privado, assim como atores da sociedade civil, para discutir problemas comuns e identificar soluções para o Brasil.


Entre os temas abordados estão “Cibersegurança e soberania digital”, “Cibersegurança e eleições”, “Segurança de dados e soberania de dados” e “Cibersegurança e cibercrime: agenda internacional criando prioridades nacionais”.


As discussões contarão com a participação do coordenador do CTS da FGV Direito Rio, Luca Belli; da representante do Ministério da Justiça, Estela Aranha; da representante da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vanessa Coppetti Cravo; da pesquisadora do CTS da FGV Direito Rio, Nina da Hora; do pesquisador da Universidade de Oxford, Richard Mackenzie-Gray; do pesquisador do CTS da FGV Direito Rio, Ian Brown; e das pesquisadoras do CTS da FGV Direito Rio, Yasmin Curzi e Erica Bakonyi.


Também irão integrar as mesas de discussões os pesquisadores do Projeto CyberBRICS, Wei Wang e Smriti Parsheera; a representante da Coalizão Direitos na Rede, Flavia Lefevre; o professor da UFRJ e representante do Comitê Gestor da Internet Marcos Dantas; a pesquisadora da Escola Superior de Economia de Moscou, Ekaterina Martinova; e o professor do Instituto Universitário Europeu, Andrea Calderaro; e o pesquisador do CTS da FGV Direito Rio, Walter Britto Gaspar.


“A proteção da cibersegurança e promoção da soberania digital têm uma conexão intima e devem ser consideradas como prioridades para o Brasil, como qualquer outro País. Precisamos urgentemente de uma visão sistêmica e de uma abordagem regulatória eficiente e efetiva para garantir a cibersegurança e fortalecer a soberania digital. Neste sentido queremos promover uma discussão capaz de facilitar a construção desta visão e abordagem que não somente é essencial ao nível nacional, mas também para que o País volte a desempenhar um papel de liderança global sobre políticas digitais,” explica o coordenador do CTS da FGV Direito Rio, Luca Belli.


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no Link


Serviço


Evento:​ Conferência de Cibersegurança e Soberania Digital (Cybersecurity and Digital Sovereignty Conference)


Data:​ 09/03/2023


Horário:​ 10h


Local: Sede da FGV (Praia de Botafogo, 190, 12º andar, Botafogo, Rio de Janeiro-RJ) e YouTube FGV​


Inscrições no Link

Palavras-chave: FGV Direito Rio Debate Cibersegurança Soberania Digital

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/fgv-direito-rio-debate-ciberseguranca-e-soberania-digital-no-proximo-dia-9-de-marco

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid