Dilma Rousseff e ministra da Argentina falam sobre resistência feminina, em webinar do IAB, no dia 8 de março

Dilma Rousseff e ministra da Argentina falam sobre resistência feminina, em webinar do IAB, no dia 8 de março.

Fonte: Enviado por Fernanda Pedrosa

Comentários: (0)




A ex-presidente da República Dilma Rousseff e a ministra das Mulheres, Gêneros e Diversidade da Argentina, Elizabeth Gómez Alcorta, participarão do webinar sobre Resistência feminina: rompendo os controles sociais, que o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) realizará no Dia Internacional da Mulher, na próxima terça-feira (8/3), às 17h, no canal TVIAB no YouTube. Advogada criminalista com atuação marcante na defesa dos direitos humanos, Elizabeth Gómez Alcorta assumiu a pasta em dezembro de 2019, com o compromisso de lutar contra a violência de gênero e pela legalização do aborto. Um ano depois, no dia 30 de dezembro 2020, foi sancionada na Argentina a Lei de Interrupção Voluntária da Gravidez.


Seis meses após a entrada em vigor da lei, que permite a interrupção até a 14ª semana da gestação, a ministra comemorou o fato de que, naquele período, nenhuma mulher havia morrido no País em decorrência de aborto. Antes da lei, 38 mil argentinas eram hospitalizadas, em média, todos os anos, por recorrerem ao procedimento. Desde 1983, mais de três mil mulheres morreram no país por causa de abortos clandestinos.


O webinar sobre Resistência feminina: rompendo os controles sociais será aberto pela presidente nacional do IAB, Rita Cortez. No evento, será lançado o livro Sexualidade, controle social e práticas punitivas: do signo sacro religioso ao modelo científico médico higienista, de autoria da vice-presidente da Comissão de Criminologia do IAB, Roberta Duboc Pedrinha.


Também participarão do webinar a diretora de Biblioteca e presidente da Comissão de Criminologia, Marcia Dinis; a professora da UFBA e ativista antiprisional Denise Carrascosa e a professora de Criminologia da UFSC e membro da Comissão de Criminologia Vera Regina Pereira de Andrade. Aos estudantes de Direito será concedida uma hora e meia de estágio pela OAB/RJ.


Veja a programação completa:


8/3 (terça-feira) – às 17h – canal TVIAB no YouTube


Webinar Saindo do Prelo / Papo com o IAB


Resistência feminina: rompendo os controles sociais


Abertura


Rita Cortez, presidente nacional do IAB


Participações


Dilma Rousseff, ex-presidenta da República


Elizabeth Gómez Alcorta, ministra das Mulheres, Gêneros e Diversidade da Argentina


Roberta Duboc Pedrinha, Professora da UFF e 1ª vice-presidente da Comissão de Criminologia do IAB


Denise Carrascosa, professora da UFBA e ativista antiprisional


Marcia Dinis, diretora de Biblioteca e presidente da Comissão de Criminologia do IAB


Vera Regina Pereira de Andrade, professora de Criminologia da UFSC e membro da Comissão de Criminologia no IAB

Palavras-chave: Resistência Feminina Webinar 8 de Março Canal TVIAB YouTube

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/dilma-rousseff-e-ministra-da-argentina-falam-sobre-resistencia-feminina-em-webinar-do-iab-no-dia-8-de-marco

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid