Animação catarinense sobre famílias de pais separados roda o mundo

Sonhos da Isah, curta produzido em Governador Celso Ramos, já foi legendado e dublado em diversos idiomas A história de uma menina que sofre com a separação dos pais é o enredo de um curta de animação criado pelo catarinense João Ricardo Costa, de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis.

Fonte: João Ricardo Costa e Marcela Ximenes

Comentários: (0)




A história de uma menina que sofre com a separação dos pais é o enredo de um curta de animação criado pelo catarinense João Ricardo Costa, de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis.


A tristeza da garotinha e as dúvidas dos pais sobre a guarda compartilhada não têm barreira linguística. Com três episódios, o filme já foi exibido em vários países das Américas e da Europa. Agora, participará de festivais na China, na Grécia e no País Basco.O piloto do primeiro episódio do curta Sonhos da Isah fala sobre a guarda compartilhada e levou cerca de um ano para ficar pronto. O roteiro, a direção e a produção do filme é do publicitário João Ricardo e para montar a animação com cenário, música e dublagens ele contou com a parceria de amigos.


“Eles doaram o tempo deles nos finais de semana e feriados para fazer o filme. Também contei com a ajuda de outras pessoas que apoiaram um financiamento coletivo”, conta Ricardo.A primeira grande participação do curta ocorreu em 2017 no Festival de Cinema de Goiás onde o episódio piloto foi premiado e o Sonhos de Isah foi incluído num DVD com outros curtas com temática sobre direitos.


O terceiro e último episódio recebeu dois prêmios neste ano: melhor filme de animação no festival de Garanhuns, em Pernambuco, e o Prêmio Júri Popular no festival de Caicó, no Rio Grande do Norte.


Ricardo criou Sonhos de Isah inspirado nas próprias dúvidas que teve ao se divorciar. Ele conta que não sabia nada sobre guarda compartilhada e nunca tinha ouvido falar em alienação parental. Após pesquisar e estudar sobre esses assuntos, ele escreveu o roteiro do curta-metragem de animação em 2D, com episódios de aproximadamente sete minutos.


“Eu não esperava que o curta chamasse tanta atenção. Na América Andina, não sei porquê, é onde faz mais sucesso”, comenta. Inclusive, o filme foi selecionado para participar do XI Festival de Cinema Infância e Adolescência de Bogotá, versão online, em setembro.


Divulgação é o mais importante


O criador do Sonhos da Isah afirma que o maior prêmio para ele é ver a animação sendo exibida em locais públicos, especialmente para crianças. Ricardo conta que ficou emocionado quando, anos atrás, o curta percorreu uma cidade do interior de São Paulo sobre um caminhão. O veículo parava em alguns pontos e o filme era projetado. Uma praça da cidade de Lapa, interior do Paraná, ficou lotada de crianças que acompanharam as aventuras da menina Isah.“Eu não ganho nada nessas premiações, nenhum valor em dinheiro. Minha recompensa é saber que o filme está chegando ao maior número de pessoas e de um jeito que nunca pensei”, afirma Ricardo. O filme já foi legendado em inglês, espanhol, grego e dublado até mesmo no idioma basco.


O curta Sonhos de Isah pode ser visto no YouTube e nas redes sociais do filme.


Fonte Jornal ND 30/08/2020


Sobre os autores: Marcela Ximenes, Jornalista do ND+. Entrevista de João Ricardo Costa, criador e produtor de Sonhos da Isah

Palavras-chave: Animação Catarinense Famílias Pais Separados Curta de Animação Sonhos de Isah

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/animacao-catarinense-sobre-familias-de-pais-separados-roda-o-mundo

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid